Trabalhadores estrangeiros formam um sindicato trabalhista no Japão.
Tóquio - Estagiários técnicos e outros trabalhadores estrangeiros de meio período fundaram um sindicato trabalhista no Japão. A cerimônia de inauguração do escritório foi realizada em Tóquio neste domingo, 18 de dezembro.
www.nikkeyon.blogspot.com
O sindicato, que é exclusivo para trabalhadores estrangeiros, tem cerca de 20 filiados. Muitos deles são estagiários técnicos do Vietnã e estudantes estrangeiros de meio período.
Com a formação de uma associação, espera-se que os estrangeiros consigam obter um maior poder de negociação com seus empregadores. Vários problemas (como falta de pagamento e demissões sem justa causa) estão sendo relatados, à medida que o número de trabalhadores estrangeiros aumenta no Japão.
Os estrangeiros sindicalizados estão se juntando com a Rengo Tokyo (Japanese Trade Union Confederation), que faz parte da maior organização trabalhista do Japão: a Confederação Sindical Japonesa. Com a união, pretende-se utilizar a rede e o know-how da Rengo para resolver os problemas dos estrangeiros com mais agilidade.
Por outro lado, a Rengo pretende aprofundar questões envolvendo trabalhadores estrangeiros. Segundo ela, um sindicato exclusivamente para trabalhadores estrangeiros é raro. Este é, provavelmente, o primeiro sindicato no Japão cujo os membros são predominantemente vietnamitas.
Um dos membros, um estudante vietnamita que trabalha meio período, diz que há muitos vietnamitas no Japão. Muitos compatriotas não falam japonês ou não conhecem ninguém para se informar de seus direitos. Ele quer ajudar, os que estão aqui, e informar as pessoas do Vietnã sobre a real situação do Japão.
Chiaki Saito, que conduz a Rengo Tokyo, diz que a rede de sua organização pode ajudar trabalhadores estrangeiros, resolvendo seus problemas trabalhistas.
"É importante proteger os estrangeiros que desejam trabalhar ou estudar no Japão, enquanto a população do país continua decrescendo", disse Saito.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário