sábado, 3 de dezembro de 2022

Polêmica em gol do Japão.

Arbitragem confirma que a bola não saiu de campo, validando o gol do Japão contra Espanha.


Doha - A Copa do Mundo no Catar está mostrando coisas que nenhum torcedor de futebol poderia imaginar: a Alemanha desclassificada na primeira fase do mundial e, no mesmo grupo, o Japão acabou classificado em primeiro lugar para as oitavas de final. Afinal, isso é zebra? Sorte? Garra? Ou maracutaia?

www.nikkeyon.blogspot.com
Arbitragem confirma que a bola não saiu de campo, validando o gol do Japão contra Espanha.
O polêmico lance do Japão: afinal, a bola saiu o não? Através do VAR, o árbitro da partida validou o lance, fazendo o Japão ganhar da Espanha por um gol de diferença. Foto: AP.

A vitória do Japão, por 2 a 1 sobre a Espanha, gerou muitas dúvidas a respeito de um lance polêmico, envolvendo a arbitragem do português Victor Gomes.

A jogada em questão aconteceu no segundo tempo da partida, quando o jogador japonês Kaoru Mitoma conseguiu impedir que a bola saísse de campo. Mitoma se esticou ao máximo para alcançar a bola, já na linha de fundo, para devolvê-la ao campo. O jogador Ao Tanaka conseguiu pegar a bola e a completou para a rede, marcando o segundo gol do Japão.

Entretanto, na hora que Mitoma deu assistência, muita gente percebeu que a bola tinha saído de campo. A equipe espanhola imediatamente protestou que o gol do Japão era inválido. E nas telas da TV, a bola parecia estar fora de campo, antes que Mitoma pudesse tocá-la com seu pé esquerdo.

Com a ajuda do VAR (Árbitro Assistente de Vídeo), os juízes passaram cerca de dois minutos verificando todas as imagens captadas daquele lance duvidoso. Através de uma câmera aérea posicionada no local do lance, sua imagem mostrou que a parte da esfera da bola poderia estar, por questão de milímetros, em cima da linha de campo.

De acordo com as regras do futebol, mesmo que a bola esteja tocando o solo fora de campo, se a projeção de seu diâmetro estiver em cima da linha, o juiz vai considerá-la dentro do jogo. 

Quando o árbitro português sinalizou que o segundo gol do Japão estava válido, a seleção japonesa e seus torcedores explodiram de alegria, comemorando freneticamente a jogada polêmica.

Com a partida do Japão contra Espanha acontecendo no mesmo horário que o jogo entre Alemanha e Costa Rica (os quatro times do mesmo grupo E), os nervos dos jogadores ficaram a flor da pele. A seleção alemã conseguiu vencer os costarriquenhos, por 4 a 2, mas ela acabou sendo eliminada com a vitória do Japão sobre a Espanha. O mais incrível é ver o Japão classificado em primeiro lugar do grupo E, com a Espanha em segundo lugar (também classificada para as oitavas de final), Alemanha em terceiro (eliminada) e Costa Rica em quarto (também eliminada).

Nas oitavas de final, o Japão enfrentará a Croácia na próxima segunda-feira (5 de dezembro). No caso da Espanha, ela enfrentará o Marrocos na próxima terça-feira (6 de dezembro). Lembrando que essas datas é de acordo com o fuso horário adiantado do Japão.

O jogador japonês Ritsu Doan, autor do primeiro gol da partida contra Espanha, disse o seguinte após a vitória japonesa : "Ainda não mudamos a história, mas superamos um grande obstáculo. Lutamos juntos para trazer esse resultado". 


Fontes: The Asahi Shimbun / Uol.


E não perca! Vai ter jogo da seleção brasileira daqui algumas horas (sexta-feira no Brasil, às 16h00 / sábado no Japão, às 4h00 da manhã). Brasil irá enfrentar Camarões, no último jogo do grupo G. A seleção brasileira já está classificada para as oitavas de final. Já o time de Camarões, precisa vencer o jogo contra os brasileiros, para ter alguma chance de se classificar para as oitavas.


Camarões x Brasil: jogo do grupo G da Copa do Mundo no Catar. Foto: Uol.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário