Número de visitantes na Copa do Catar fica aquém do esperado, segundo um documento do SC.
Doha - De acordo com um relatório dos organizadores da Copa do Mundo 2022, o Catar recebeu pouco mais de 765.000 visitantes durante as duas primeiras semanas do mundial no país.
A quantidade de torcedores na Copa ficou muito aquém das expectativas dos organizadores, conforme o documento obtido pela reportagem da Reuters.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Dia 6 de dezembro de 2022: Visão geral de torcedores sentados (entre assentos vazios) dentro do Lusail Stadium, durante a partida Portugal x Suíça. Foto: Reuters. |
Cerca de 1,2 milhão de estrangeiros eram esperadas para a Copa no Catar. A vinda de um grande número de visitantes em 9 de dezembro, início das quartas de final, é algo bem improvável de acontecer. Agora, apenas oito times permanecem na cidade de Doha, faltando apenas 8 jogos para acabar o torneio (a reportagem foi escrita antes das partidas "Croácia x Brasil" e "Holanda x Argentina").
Os organizadores do Catar haviam previsto que o período de pico, de visitantes internacionais, seria entre os dias 24 e 28 de novembro. Durante esses quatro dias, trinta e dois times estavam jogando na fase dos grupos, sendo o período mais movimentado da Copa.
O relatório, do dia 7 de dezembro, foi elaborado pelo Comitê Supremo de Entrega e Legado (SC), responsável pela organização da Copa do Mundo. A entidade informou que nos primeiros 17 dias do mundial de futebol, apenas 765.859 visitantes internacionais compareceram aos jogos nos estádios.
Segundo o mesmo relatório, o SC registrou 1,33 milhão de portadores de ingressos e 3,09 milhões de ingressos vendidos, para os oito estádios do Catar. Os números correspondem aos jogos entre os dias 20 de novembro (início da Copa) e 18 de dezembro (último dia da Copa). Será que uma parte do público que comprou o ingresso (e ainda não foi) irá aparecer nos estádios? Ou as autoridades do Catar compraram grandes lotes de ingressos? Vai saber...
Uma autoridade do Catar, que não quis ser identificada, confirmou os números do relatório. A reportagem da Reuters entrou em contato com o SC para uma entrevista, mas a entidade não quis comentar sobre o assunto.
A Copa do Catar, realizada pela primeira vez no Oriente Médio, é considerado um dos mais caros para os turistas estrangeiros, tanto em preço de ingressos, hospedagem em hotéis e em venda de bebidas alcoólicas (que é restrito no país).
Os dirigentes do Catar e da FIFA desmentem que o número de torcedores nos estádios está abaixo do previsto. A FIFA até informou que o público nos estádios do Catar superou um período correspondente ao do público da Copa da Rússia em 2018.
As autoridades catarianas esperam que mais visitantes cheguem ao Catar, para as partidas decisivas da Copa. Para isso, o país suspendeu as restrições de entrada para cidadãos e residentes originários de outros estados do Golfo Pérsico.
Na última terça-feira, 6 de dezembro, o Catar abandonou a exigência do cartão de identificação Hayya (o visto de entrada para o Catar), para os cidadãos dos países do Conselho de Cooperação do Golfo que queiram assistir aos jogos decisivos da Copa.
Fonte: Reuters.
Nenhum comentário:
Postar um comentário