quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Os chineses não podem saber!

TV chinesa oculta imagens de torcedores estrangeiros sem máscaras faciais, durante a transmissão da Copa 2022 na China.


Paris, Tóquio - A agência francesa de notícias AFP informou, esta semana, que a televisão estatal chinesa está escondendo, de seu público, algumas imagens da Copa do Mundo no Catar. 

www.nikkeyon.blogspot.com
TV chinesa oculta imagens de torcedores estrangeiros sem máscaras faciais, durante a transmissão da Copa 2022 na China.
Torcedores do Japão apreciando a partida de futebol no estádio do Catar, sem a necessidade de máscaras faciais. Esse tipo de imagem tem sido ocultada pela televisão chinesa, não mostrando a realidade de outros países para a população da China. Foto: Reuters.

Durante a transmissão das partidas da Copa 2022 no território chinês, a TV chinesa está substituindo as imagens de torcedores, celebrando os jogos sem o uso de máscaras faciais nas arquibancadas, por outros tipos de imagens.

A AFP acredita que a intervenção, da transmissão da Copa, faça parte dos esforços das autoridades chinesas em manter sua política da "COVID-Zero", ocultando a realidade de outros países para a população chinesa. Notando que a situação é totalmente diferente fora do país, muitos chineses têm protestado contra o governo nas ruas da China, insatisfeitos com a política restritiva do coronavírus.

Ichiro Korogi, professor japonês da Universidade de Estudos Internacionais de Kanda, explicou para o canal NHK que está cada vez mais difícil, para o governo chinês, defender e convencer os chineses sobre as regras de restrição da COVID-19. E a situação da China tem piorado ainda mais com a realização de grandes eventos públicos no exterior, como a Copa do Mundo no Catar.

"Os chineses, que assistem às partidas de futebol pela televisão, devem ter notado que os espectadores dos estádios do Catar não estão usando máscaras faciais. E eles também devem ter notado que os torcedores se mantêm muito próximos uns dos outros nas arquibancadas, sem distanciamento social. Os chineses percebem, facilmente, que os bloqueios da COVID-19 não estão sendo impostos fora da China", disse Korogi.

Korogi também afirmou que as autoridades chinesas podem, em breve, apertar os controles de censura nas mídias sociais e em reuniões públicas na China.

No último final de semana, muitos chineses foram às ruas para expressar o descontentamento com o governo, por causa das políticas de COVID-Zero na China. Quando um surto de coronavírus é detectado em alguma região da China, as autoridades chinesas proíbem a circulação de pessoas nas ruas daquele local. A população chinesa pode passar semanas, e até mesmo meses, trancados dentro de casa, obedecendo ao lockdown obrigatório.

Na rede social chinesa Weibo, muitos usuários chineses comentam que as imagens dos esportes estão sendo controladas pelos políticos da China. Muitos já não querem mais assistir aos jogos da Copa do Mundo.

Outros usuários da Weibo criticam as autoridades chinesas, sem mencionar o partido comunista da China ou o governo chinês, perguntando do que eles têm medo. Alguns chineses comentaram na rede social que estão ficando cada vez mais desapontados com a situação da China.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 29 de novembro de 2022

Cadê os funcionários do kombini?

Lawson abre sua primeira loja de conveniência com uma equipe de avatares.


Tóquio - A Lawson Inc. inaugurou nesta segunda-feira, 28 de novembro, sua primeira loja de conveniência inovadora em Tóquio, com avatares atendendo os clientes. Controlados remotamente por funcionários reais, os avatares criam maiores chances de emprego para pessoas com problemas de mobilidade, pois não é necessário estar fisicamente na loja.

www.nikkeyon.blogspot.com
Lawson abre sua primeira loja de conveniência com uma equipe de avatares.
Uma mulher consulta um avatar (através do monitor da loja), querendo saber sobre o uso do sistema de autoatendimento da Green Lawson. Foto: Kyodo News.

O primeiro "Green Lawson" da rede, localizado em Toshima Ward, promove um estilo de vida ecologicamente correto. A nova loja não vende sacolas plásticas (no Japão, nenhum varejista oferece sacolas plásticas de graça para as compras dos clientes) e também não fornece garfos e canudos de plásticos descartáveis (obedecendo uma lei japonesa, que entrou em vigor este ano, para reduzir o uso excessivo de plástico).

Os avatares do Lawson só ajudam os clientes em caso de dúvidas, esclarecendo-os sobre o uso do sistema de autoatendimento. Monitores instalados nos balcões, e nos corredores da loja, auxiliam as pessoas a conversarem com os funcionários "avatar", sendo possível fazer perguntas durante o processo de compra.

Os nomes dos avatares feminino e masculino são, respectivamente, Aoi e Sorato. Os dois "funcionários" foram desenvolvidos em colaboração com a empresa japonesa de desenvolvimento de avatares, a Avita Inc.

Em relação aos produtos à venda, a Green Lawson tem marmitas congeladas em estoque, com uma validade mais longa do que os produtos armazenados em temperatura ambiente ou refrigerada. Isso foi pensado para reduzir o desperdício de comida.

A Green Lawson também está desenvolvendo um serviço de preparação de alimentos sob encomenda do cliente. Além disso, a empresa planeja ir até a casa do cliente e coletar as sacolas de papel já usadas, para reutilizá-las como sacolas de compras.

O presidente da Lawson, Sadanobu Takemasu, informou que a empresa pretende abrir 100 novas lojas, nesse formato ecológico, até o ano 2025.

"Esperamos promover a neutralidade do carbono em toda nossa empresa. Queremos colocar em prática medidas que tiveram sucesso em outras lojas da Lawson no Japão", disse Takemasu. 


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 28 de novembro de 2022

O Samurai Blue não foi bem no jogo.

Costa Rica vence a partida e dificulta as chances do Japão em chegar às oitavas de final.


Doha - Neste domingo, 27 de novembro, a seleção japonesa de futebol acabou perdendo a segunda partida da chave para o time da Costa Rica, por 1 a 0. O jogo foi realizado no estádio Ahmad bin Ali, na cidade de Al Rayyan.

www.nikkeyon.blogspot.com
Costa Rica vence a partida e dificulta as chances do Japão em chegar às oitavas de final.
Neste domingo, a Costa Rica ganhou do Japão, por 1 a 0, complicando a situação da seleção japonesa de futebol. Foto: NHK News. 

Para o segundo jogo, o técnico japonês, Hajime Moriyasu, mudou vários titulares, assim como ele fez na primeira partida contra a Alemanha. Usando a mesma estratégia, Moriyasu queria repetir o sucesso da primeira vitória.

Durante a partida contra Costa Rica, os jogadores do Japão lutou com seu ataque. Moriyasu esperava reverter o rumo do jogo, usando os jogadores substitutos que haviam se saído bem na partida anterior.

No primeiro tempo, não houve um único chute a gol. O segundo tempo foi um pouco melhor, com o Japão pressionando até a Costa Rica abrir o placar.

O atacante Takuma Asano e os outros jogadores da equipe fizeram repetidas tentativas de gol no segundo tempo.

O Japão levou vantagens nos cantos, chutes e posse de bola, mas não conseguiu marcar. O goleiro da Costa Rica, Keylor Navas, fez várias defesas rápidas nos minutos finais da partida.

Aos 34 minutos do segundo tempo, o jogador costarriquenho Keysher Fuller marcou o único gol da partida. Fuller aproveitou um erro na defesa do Japão, recebeu a bola na entrada da área e deu um chute de cobertura em direção ao gol. O goleiro japonês, Shuichi Gonda, conseguiu tocar a bola nas pontas dos dedos, mas ela acabou entrando de canto para dentro do gol.

Em toda a partida, o Japão fez 14 chutes a gol, enquanto a Costa Rica fez apenas 4 chutes a gol.

Apesar da intenção do ataque japonês na partida, o erro na defesa no segundo tempo custou à equipe. O empate com a Costa Rica seria um resultado valioso para o Japão.

A seleção japonesa tem o último jogo do Grupo E com a Espanha, marcado para próxima quinta-feira. A Costa Rica enfrentará a Alemanha, em sua última partida do grupo. 

Independendo dos resultados de seus adversários, o Samurai Blue terá que ganhar da Espanha, para continuar jogando na Copa do Catar.


Fontes: NHK News / The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 27 de novembro de 2022

Tudo muito complicado no Catar.

Torcedores estrangeiros ficam desanimados com as limitações do país anfitrião da Copa 2022.


Doha - Viajar para o Catar nesta Copa do Mundo deveria ser algo fácil, pois o país é pequeno e os oito estádios do mundial de futebol são relativamente próximos da capital Doha. No entanto, a realidade é bem diferente do que parece.

www.nikkeyon.blogspot.com
Torcedores estrangeiros ficam desanimados com as limitações do país anfitrião da Copa 2022.
Torcedores brasileiros comemoram a vitória da seleção do Brasil contra o time da Sérvia, no dia 24 de novembro. Muitos turistas estrangeiros optaram em hospedagens fora do Catar, escolhendo países como Dubai e Abu Dhabi. Os preços aplicados na região de Doha, e a falta de lugares baratos, são os maiores problemas no Catar. Foto: AFP.

Dezenas de milhares de torcedores estrangeiros estão recorrendo aos voos entre Doha e a vizinha Dubai, por uma série de razões na limitada Catar: preços das estadias de hotéis, escassez de acomodações e leis que limitam o consumo de bebidas alcoólicas em público.

Pode parecer exagero, mas os voos diários, entre os dois países, se tornaram uma opção melhor para os estrangeiros. Os torcedores da Copa optaram por ficar em outro lugar, que não seja dentro do Catar.

A cidade de Dubai é o principal destino dos turistas (fora do Catar). Companhias aéreas estatais, como a FlyDubai (companhia aérea de baixo custo de Dubai), estão trabalhando a todo vapor, operando 10 vezes o número de voos normais para a cidade de Doha.

Outros dois países vizinhos do Catar,  Abu Dhabi e Arábia Saudita, também organizaram mais transportes aéreos para os torcedores estrangeiros, visando aproveitar o lucrativo turismo da Copa. A cada poucos minutos, um Boeing ou Airbus chega ao aeroporto de Doha, o Hamad International Airport, lotado de turistas.

A maioria dos torcedores, entrevistados pela reportagem, optaram por ficar em países vizinhos para reduzir as despesas. Muitos estrangeiros não conseguiram encontrar um lugar acessível para hospedar em Doha, ou qualquer outro lugar mais próximo da capital. Como os preços dos hotéis dispararam nos meses que antecederam a Copa, turistas frugais lutaram por vagas nas distantes vilas de torcedores do Catar, repletas de tendas de lona ou contêineres.

"Queríamos ficar cinco dias em Doha. Mas tudo era muito caro. Não queríamos ficar naquelas esquisitas áreas para fãs da Copa. Escolhemos Dubai e encontramos um hotel chique por um preço não muito caro. Os voos para o Catar estão tão lotados de gente que percebi que não fomos os únicos a optar por Dubai", disse a torcedora brasileira Ana Santos, que chegou com o marido na quinta-feira (24 de novembro) ao aeroporto de Doha.

"Queremos ter uma experiência em Dubai. Isso é mais interessante para nós", disse Bernard Boatengh Duah, um médico de Gana. Ele comprou um pacote turístico que inclui um hotel em Dubai, voos para Doha nos dias dos jogos da Copa, refeições e bebidas alcoólicas à vontade (só em Dubai que é não há restrições). "Queríamos mais liberdade", disse o médico.

"São dias longos. É cansativo. O problema é que você tem que chegar ao Catar com muita antecedência e passar um longo período fazendo os trâmites dos aeroportos, tanto para vir como para voltar", disse Steven Carroll, um técnico de laboratório do País de Gales. Após o jogo no Catar, seu voo de volta a Dubai atrasou uma hora, retornando exausto ao hotel (em que estava hospedado em Dubai) às 4 horas da manhã do dia seguinte.

Fernando Moya, um torcedor equatoriano que vive em Nova York (Estados Unidos), disse que se arrependeu de ter vindo para Abu Dhabi. Um problema técnico com os cartões Hayya, documentos que servem como vistos de entrada no Catar, deixou seus amigos presos no aeroporto de Abu Dhabi. Moya passou o dia 24 conversando com o atendimento ao cliente do aeroporto, desembolsando quase US$ 2.000 a mais, para conseguir viajar, junto com seus amigos, em um outro voo.

A cidade de Riad, capital da Arábia Saudita, buscou se beneficiar com o impulso do turismo no Catar. O país ofereceu aos torcedores dos jogos, portadores do cartão Hayya, visto de até 2 meses para visitar o território árabe. O estudante saudita, Nawaf Mohammed, disse que a febre da Copa na capital Riad é palpável, com muitos turistas ocidentais passando pelos aeroportos árabes.

O frequente número de voos, entre Catar e Riad (Arábia Saudita), era impensável pouco anos atrás. Em 2017, quatro países próximos (Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Egito e Arábia Saudita) impuseram um boicote ao Catar. A crise foi gerada devido ao apoio do Catar aos grupos islâmicos e aos laços políticos com o Irã. No entanto, o Catar se recusou a ceder e o embargo dos quatro países encerrou no ano passado.

Mesmo assim, as tensões entre os países ainda persistem. O pequeno país Bahrein, a apenas 45 minutos de voo a partir da cidade de Doha, continua a disputar a política e as fronteiras marítimas com o Catar. Os torcedores da Copa que optaram por hospedagens em Bahrein, não desfrutam de viagens aéreas tão fáceis.

"Esta região de Bahrein nem sempre é conveniente", disse o torcedor da Copa Eyad Mohammed, que optou por ficar em Bahrein e teve dificuldades com seu voo. Para viajar para o Catar, que fica muito perto de Bahrein, ele precisou fazer uma escala no leste da Arábia Saudita, para depois seguir viagem para Doha. Isso tudo por causa dos atritos entre os governos catariano e baremita.


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 26 de novembro de 2022

A meta é chegar às quartas de final.

Moriyasu: Pensar positivo para o próximo jogo, depois do Japão derrotar a Alemanha.


Doha - O técnico da seleção japonesa de futebol, Hajime Moriyasu, liderou seus jogadores em um treino na tarde de quinta-feira, 24 de novembro, concedendo também uma entrevista com os repórteres que estavam no local. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Moriyasu: Pensar positivo para o próximo jogo, depois do Japão derrotar a Alemanha.
O técnico da seleção japonesa, Hajime Moriyasu (de terno), celebrando a vitória do Samurai Blue contra o time da Alemanha. "Tudo o que estamos pensando agora é para o próximo jogo", disse Moriyasu durante uma entrevista na quinta-feira. Foto: Getty Images.

Durante a conversa com a imprensa, Moriyasu foi pego de surpresa quando um aspersor do campo de futebol o encharcou todo. Ele acabou rindo de seu inesperado banho matinal. Mesmo surpreendido com a "chuva", isso não tirou o ânimo do técnico japonês que continua em alta, após a impressionante vitória de seu time sobre a Alemanha.

"Tudo o que estamos pensando agora é para o próximo jogo que temos pela frente. Isso é o que sempre fazemos", disse Moriyasu. Ele foi enfático em sua fala, deixando claro que o jogo contra Alemanha já ficou no passado.

"No dia do jogo, nós ficamos pensativos: se ganharmos, iremos comemorar; se perdermos, ficaremos frustrados. Mesmo com a celebração da vitória para nós, sempre ficamos refletindo nas coisas que poderíamos ter feito melhor. Fazendo isso, começamos a preparar o próximo jogo de forma positiva", analisou Moriyasu.

O técnico japonês também disse que vencer a Alemanha deu tranquilidade ao "Samurai Blue", a seleção japonesa de futebol, para o jogo de domingo contra a Costa Rica.

Derrotada pela Espanha por 7 a 0, a Costa Rica precisa vencer o próximo jogo, para reavivar suas chances de chegar às oitavas de final. O zagueiro japonês, Yuto Nagatomo, comentou que seu time estará esperando os costarriquenhos, para explorar qualquer brecha que o adversário deixar em campo no próximo dia 27.

O jogador Nagatomo acredita que o Japão se tornou um time versátil. "Agora é difícil para nossos adversários entenderem a gente. Taticamente, nos tornamos um time diferente, onde não seria estranho ficarmos em qualquer posição no campo. Acho que nossos adversários terão dificuldades em analisar nossa estratégia de jogo, enfrentando uma seleção japonesa de quase camaleões", explicou ele.

O resultado positivo coloca o Japão no comando, para uma possível vaga nas oitavas de final. Entretanto, isso não é suficiente para satisfazer suas ambições.

"Foi um grande resultado para o futebol japonês, mas ainda não mudamos a história. Nossa meta mínima é chegar às quartas de final. É disso que temos falado com toda a equipe", disse o reserva Ritsu Doan.

No segundo tempo do jogo contra a Alemanha, a entrada dos jogadores reservas (Ritsu Doan, Takuma Asano, Kaoru Mitoma e Takumi Minamino) ajudou o time a virar a maré a favor do Japão. Os dois gols da vitória japonesa foram feitos pelos reservas da seleção (Doan e Asano).

"A injeção de ritmo dos reservas acendeu um fogo sob o time do Japão, fazendo deles um sucesso dentro do campo e nas arquibancadas do Khalifa International Stadium", disse Nagatomo.

"Dava para ver a diferença de humor no lado alemão e no lado japonês. O fato da seleção japonesa estar toda unida, cativou a torcida e abalou o emocional da equipe alemã. O estádio começou a torcer pelo Japão", observou Nagatomo.

No Japão, a vitória do Samurai Blue também foi recebida com muito entusiasmo pelos torcedores, em todo o país. Multidões saíram pelas ruas do Japão. Os bares japoneses ficaram lotados de pessoas que comemoravam com euforia.

Nagatomo advertiu que uma derrota, contra a Costa Rica, jogará água fria no clima de festa dos japoneses. "O mais importante é não desistirmos no início. Temos que deixar o primeiro jogo de lado e passar para o próximo. Foi uma grande vitória, mas se perdermos a próxima, nossa luta será em vão".


Fonte: AFP.

Vitória do Brasil contra a Sérvia ganha destaque na mídia internacional.


www.nikkeyon.blogspot.com
Vitória do Brasil contra a Sérvia ganha destaque na mídia internacional.
Brasil vence a Sérvia por 2 a 0. Richarlison fez, provavelmente será, o gol mais bonito da Copa do Catar, com um belo voleio de dentro da área, impressionando a torcida e a imprensa internacional. Parabéns seleção!


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 25 de novembro de 2022

E agora, os jogadores dão o exemplo.

Jogadores japoneses deixam o vestiário do estádio limpíssimo, após a vitória contra a Alemanha.


Doha - Nesta quarta-feira, 23 de novembro, os jogadores do Japão causaram uma grande impressão em campo, quando surpreenderam o time da Alemanha em seu primeiro jogo da chave da Copa do Mundo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Jogadores japoneses deixam o vestiário do estádio limpíssimo, após a vitória contra a Alemanha.
Vitória japonesa sobre a seleção alemã, uma das maiores surpresas da Copa do Catar. Após o jogo, a equipe do Japão deixou o vestiário limpo, como demonstração de respeito. Foto: Reuters.

E não foi só isso que o "Samurai Blue" (nome do time do Japão) causou surpresa nas pessoas. Eles também demonstraram muita organização, ao deixar o vestiário que usaram impecavelmente limpo.

Fotos compartilhadas nas redes sociais mostraram o chão varrido, a sujeira organizada em pilhas. Eles até deixaram as portas abertas dos armários para ventilação.

Jogadores japoneses deixam o vestiário do estádio limpíssimo, após a vitória contra a Alemanha.
Jogadores e a equipe técnica da seleção do Japão deixam o vestiário do Khalifa International Stadium limpíssimo e a sujeira ensacada. Pela foto, nem parece que o vestiário foi usado!

E tem mais! Com um toque encantador, os jogadores e a equipe técnica da seleção japonesa deixaram um presente no vestiário. Eles fizeram alguns origamis (o tradicional tsuru de papel) e, junto com as dobraduras, escreveram uma mensagem de agradecimento em japonês e árabe.


Jogadores japoneses deixam o vestiário do estádio limpíssimo, após a vitória contra a Alemanha.
Tsurus e uma mensagem de agradecimento deixados no vestiário pela seleção japonesa de futebol. 

Isso demonstra que os jogadores japoneses estavam muito felizes com o resultado de sua primeira partida no Catar. Logo no começo da Copa, eles já conseguiram vencer a forte equipe da Alemanha por 2 a 1, com dois gols no segundo tempo.

Os jogadores, Ritsu Doan e Takuma Asano, marcaram o placar do Japão e deixaram a Alemanha preocupada com uma possível eliminação, logo na primeira fase da Copa do Catar.

Além dos jogadores, a torcida japonesa no Catar também fez a parte dela. Além de comemorar a vitória de seu time, os japoneses recolheram o lixo deixado na arquibancada do Khalifa International Stadium. Armados com sacos de lixo, eles coletaram garrafas plásticas e embalagens de comida descartadas, em uma demonstração de respeito ao lugar.


Jogadores japoneses deixam o vestiário do estádio limpíssimo, após a vitória contra a Alemanha.
Os torcedores japoneses limpam a arquibancada do Khalifa International Stadium, após o jogo do Japão contra Alemanha. Foto: AP.

Nas redes sociais, alguns usuários ironizaram a derrota alemã, dizendo que os japoneses havia realmente "limpado" o time da Alemanha, tanto dentro como fora de campo.

No próximo domingo, dia 27 de novembro, o Japão enfrentará a Costa Rica, em sua segunda partida da Copa. Uma vitória contra os costarriquenhos poderá levar o time japonês para próxima fase. Já o time da Costa Rica está numa situação complicadíssima após perder de goleada, por 7 a 0, contra o time da Espanha.


Fonte: Daily Mail.



*E não se esqueça! Jogo do Brasil na Copa do Catar é hoje, 24 de novembro (no Brasil) e 25 de novembro (no Japão). A seleção brasileira jogará contra o time da Sérvia, às 16h00 (horário de Brasília). Provavelmente, a televisão japonesa transmitirá o jogo às 4h00 da manhã desta sexta-feira no Japão.


Copa do Mundo 2022 no Catar.
Brasil X Sérvia (16h00 - Horário de Brasília). Foto: Uol



Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Os japoneses dão o exemplo.

Após a partida de abertura da Copa, torcedores do Japão impressionam os catarianos ao limpar o estádio.


Doha - Após a partida entre o Catar e o Equador no último domingo, 20 de novembro, muitas pessoas se surpreenderam com um vídeo sobre a atitude de alguns torcedores do Japão que estão lá, prestigiando a Copa do Mundo 2022. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Após a partida de abertura da Copa, torcedores do Japão impressionam os catarianos ao limpar o estádio.
Um vídeo viral do Instagram mostra um grupo de torcedores do Japão limpando a arquibancada do estádio Al Bayt, após a partida de abertura da Copa do Catar. Foto: NDTV.

Presentes durante a cerimônia e o jogo de abertura, um grupo de japoneses decidiram ficar mais um tempinho dentro do estádio Al Bayt, para fazer aquilo que ninguém pensaria em fazer: recolher o lixo acumulado nas arquibancadas.

Alguém que estava na arquibancada decidiu gravar um vídeo sobre a "faxina oriental", compartilhando a cena nas redes sociais. O vídeo se tornou viral rapidamente na internet, com milhares de comentários de usuários que apreciaram a atitude japonesa.

A gravação foi originalmente postado por um criador de conteúdo do Instagram, chamado Omar Al-Farooq. A publicação de Al-Farooq foi compartilhada em várias outras plataformas de redes sociais.

No vídeo, o grupo de japoneses estão armados com grandes sacos de lixo e vão fazendo a faxina nas arquibancadas, depois que outros torcedores deixaram o estádio. É possível ver os japoneses andando pelas fileiras dos assentos, recolhendo garrafas plásticas, papéis e outras coisas largadas no chão. Eles vão deixando o lugar tão arrumado quanto o encontraram no início.

O influenciador digital Al-Farooq é visto no vídeo perguntando aos japoneses: "Por que vocês estão fazendo isso?"

O grupo responde: "Porque somos japoneses. Não deixamos lixo para trás e respeitamos o lugar".

Os japoneses também recolheram as bandeiras que foram lançadas no estádio pela multidão entusiasmada, acrescentando que "elas são objetos de respeito para eles".

O público das redes sociais ficou impressionado com gesto dos japoneses, demonstrando admiração pelas cenas do vídeo. "Eu os amo ainda mais", comentou um usuário.

"Eles têm respeito pelas coisas e instalam o respeito em seus filhos. Dessa forma, como vimos este ano e nos anos anteriores (se referindo a outras Copas), o povo japonês está acima dos outros em suas ações", comentou um outro usuário.

Gesto semelhando de organização foi demonstrado por outros torcedores japoneses na Copa da Rússia em 2018, após a partida do Japão contra a Colômbia. Pessoas de todo o mundo ficaram impressionadas com a prontidão dos japoneses em limpar o estádio após o jogo.


Fonte: NDTV.


** Veja o vídeo viral abaixo, sobre a faxina japonesa no estádio Al Bayt:



*** Se o vídeo não abrir na página do blog, o link é este abaixo:


Em sua primeira partida na Copa do Catar, Japão surpreende e vence a Alemanha de virada.

Em sua primeira partida na Copa do Catar, Japão surpreende e vence a Alemanha de virada.
Nesta quarta-feira, 23 de novembro, a seleção japonesa de futebol venceu do time da Alemanha por 2 a 1, surpreendendo muita gente que acreditava que os alemães ganhariam a partida. Foto: FIFA World Cup.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Copa 2022: Japão versus Alemanha.

Técnico da seleção japonesa diz que o primeiro jogo contra a Alemanha será uma "batalha difícil".


Doha - Em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, 22 de novembro, o técnico da seleção japonesa de futebol, Hajime Moriyasu, disse que quer reunir forças para seus 26 jogadores jogarem bem na primeira fase dos jogos no Catar. Motivo da preocupação: a primeira partida do Japão, na Copa do Mundo 2022, será contra a forte seleção da Alemanha.

www.nikkeyon.blogspot.com
Técnico da seleção japonesa diz que o primeiro jogo contra a Alemanha será uma "batalha difícil".
Técnico da seleção japonesa de futebol, Hajime Moriyasu (esquerda) e o capitão do time, Maya Yoshida (direita), participam de uma coletiva de imprensa na terça-feira, 22 de novembro, no Catar. Foto: NHK News.

O jogo, entre japoneses e alemães, está marcado para esta quarta-feira, 23 de novembro, às 16h00 (horário do Catar).

Na entrevista, Moriyasu comentou sobre alguns membros da seleção japonesa que sofreram lesões recentemente. Um dos principais jogadores lesionados é o meia Hidemasa Morita, convocado para a seleção mesmo contundido há algumas semanas. Morita treinou com a equipe normalmente na segunda-feira. 

Os outros jogadores da seleção, Wataru Endo e Junya Ito, também estão contundidos, mas tentam se recuperar logo para que tenham chances de jogar nas partidas iniciais.

Moriyasu também disse que todos o jogadores do Japão estão treinando juntos e estarão prontos para o primeiro jogo. O técnico está confiante com a equipe, se preparando para fazer o melhor contra a Alemanha. Ele acrescentou que não será uma partida fácil, onde todos os jogadores japoneses precisarão dar tudo de si para vencer.

O capitão da equipe japonesa, o zagueiro Maya Yoshida, disse na entrevista que é importante jogar com confiança e coragem. Ele acrescentou que os jogadores alemães são bem mais habilidosos e experientes. Sabendo disso, o time do Japão deve estar unido para jogar duro durante a partida de quarta-feira.

Das outras seis Copas do Mundo que o Japão já participou, somente três vezes que o país avançou para as oitavas de final. Este ano, o time japonês tem a difícil missão de ir além das rodadas iniciais, mesmo com os principais jogadores lesionados.


Fontes: NHK News / Yahoo!Esportes.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 22 de novembro de 2022

E começa o jogo, mesmo com polêmicas.

Catar abre a Copa do Mundo 2022, transmitindo mensagem de inclusão.


Al Khor - E neste domingo, 20 de novembro, deu início a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio. Esta é a chance do Catar, um pequeno país árabe, se projetar no Golfo Pérsico e se mostrar para todo o mundo. Um espetáculo no meio do deserto e, ao mesmo tempo, há muitas polêmicas dentro do país sobre exploração de trabalhadores migrantes, discriminação com mulheres e preconceitos com a comunidade LGBTQIA+.

www.nikkeyon.blogspot.com
Catar abre a Copa do Mundo 2022, transmitindo mensagem de inclusão.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, faz seu discurso de abertura da Copa do Mundo 2022 no Catar, no dia 20 de novembro de 2022. Foto: AP.

Na cerimônia de abertura, o ator norte-americano Morgan Freeman (85 anos) apareceu ao lado do influenciador digital, e embaixador da Copa do Mundo do Catar, o catari Ghanim Al Muftah (20 anos). O jovem sofre de uma rara doença na coluna, chamada de Síndrome da Regressão Caudal. Eles, Freeman e Ghanim, representaram a inclusão e a diversidade, em um país que tem enfrentado críticas internacionais por seu histórico de direitos humanos.

Os primeiros minutos da abertura, sobre inclusão e diversidade, foram uma pequena parte do show. Os maiores momentos foram reservados para os líderes do Oriente Médio e da África, que assistiram ao espetáculo em suas luxuosas áreas VIPs do estádio Al Bayt. 

O Xeque Tamin bin Hamad Al Thani atraiu aplausos estrondosos em um breve discurso, feito em árabe, de dentro da área VIP: "Trabalhamos muito, com muitas pessoas, para fazer desta Copa do Catar ser uma das melhores do mundo. Exercemos todos nossos esforços e investimos muito para o bem de toda a humanidade", disse o líder do Catar.

"Como é bonito ver as pessoas deixarem de lado o que as dividem, estando aqui unidas para celebrar sua diversidade", continuou dizendo o Xeque Tamin. 

Durante o discurso, o Xeque Tamin estava próximo de seu pai, o Xeque Hamad bin Khalifa Al Thani, e do presidente da FIFA, Gianni Infantino. 

O Xeque Hamad é o grande responsável pela escolha do Catar como sede da Copa do Mundo em 2022,  feito realizado há 12 anos atrás. Foi durante seu governo de 18 anos que o Catar se modernizou, com várias construções e imensos edifícios no meio do deserto. Em um momento após os discursos de abertura, o Xeque Hamad autografou uma camisa oficial da Copa do Mundo, encantando toda multidão árabe no estádio.

"Encurtando distâncias", tema da abertura da Copa, teve como objetivo apresentar o Catar ao mundo, por meio de sua cultura. O diretor criativo do show, Ahmad Al Baker, queria que a cerimônia tivesse o seguinte significado: "Uma reunião para toda a humanidade. Um convite para se unir em uma coisa só. Uma união de todas as diferenças, demonstrando humanidade, respeito e inclusão". O show foi repleto de cores, brilhos, luzes e coreografias de artistas.

Não havia grandes líderes ocidentais presentes na cerimônia de abertura. Os lideres que compareceram, estavam lá: o presidente da ONU (António Guterres), o presidente argelino (Abdelmadjid Tebboune), o presidente senegalês (Macky Sall), o presidente palestino (Mahmoud Abbas), o presidente ruandês (Paul Kagame), o príncipe herdeiro do Kuwait, o diretor-geral da OMS, o presidente do Djibuti e o rei da Jordânia (Abdullah II).

E não poderia faltar a música tema da Copa 2022. Criada pelo produtor musical do Catar, Fahad Al Kubaisi, a canção "Dreamers" (Sonhadores) foi interpretada pelo cantor sul-coreano Jung Kook (um dos membros da famosa banda BTS). Todos presentes no estádio ficaram ouvindo o cantor atentamente.

E no final, o presidente da FIFA abriu oficialmente o mundial de futebol no Catar: "Queridos amigos, sejam bem-vindos. Bem-vindos à Copa do Mundo da FIFA - Catar 2022. Bem-vindos na maior celebração do futebol mundial. O futebol une os povos. E agora vamos dar as boas-vindas às equipes e que comece o show".

Após a abertura, o primeiro jogo da Copa foi com o time da casa, a equipe do Catar, perdendo de 2 a 0 para a equipe do Equador. 

O governo do Catar gastou mais de US$ 200 bilhões na preparação da Copa do Mundo. Sete novos estádios de futebol foram construídos para este mundial. O estádio da abertura da Copa, o Al Bayt Stadium, tem capacidade para 60.000 pessoas.


Fontes: Japan Today / The Mainichi / Terra.com


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

A Copa que está dando o que falar.

Presidente da FIFA rebate os críticos da Copa 2022, chamando-os de hipócritas.


Doha - No sábado, 19 de novembro, o presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, reagiu às críticas do ocidente, sobre o péssimo histórico de direitos humanos do país sede da Copa do Mundo 2022: o Catar. Infantino chamou de "hipocrisia" as críticas negativas vindas do ocidente.

www.nikkeyon.blogspot.com
Presidente da FIFA rebate os críticos da Copa 2022, chamando-os de hipócritas.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que é hipocrisia as críticas negativas vindas do ocidente, sobre a preparação da Copa do Mundo no Catar. Foto: AFP.

Durante uma entrevista com a imprensa internacional, Infantino expressou apoio à comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuados e diversos) e aos trabalhadores estrangeiros, sendo esses os responsáveis pela construção das instalações do mundial de futebol no Catar.

"Essa lição de moral (unilateral) é apenas hipocrisia. Não quero passar nenhuma lição de vida aos críticos, mas o que está acontecendo aqui é profundamente injusto", disse Infantino.

O presidente da FIFA também acrescentou: "Pelo que nós, europeus, temos feitos nos últimos 3.000 anos, devemos nos desculpar pelos próximos 3.000 anos... Isso antes de começar a dar lições de moral às pessoas".

Os preparativos para o mundial de futebol, na península árabe, foram dominadas por preocupações. A forma como o Catar trata os trabalhadores migrantes, as mulheres e a comunidade LGBTQIA+ gerou várias discussões pelo mundo.

Infantino expressou seu apoio a todas comunidades durante a entrevista: "Hoje me sinto catariano. Hoje me sinto árabe. Hoje me sinto africano. Hoje me sinto gay. Hoje me sinto deficiente. Hoje me sinto um trabalhador migrante".

Autoridades do Catar dizem que seu país tem sido alvo de "racismo" e de "injustiça feita de forma parcial". O governo aponta que as reformas nas leis, para as condições de trabalho e segurança, foram saudadas como inovadoras na região do Golfo Pérsico.

A abertura da Copa do Mundo 2022 é neste domingo, às 17:45 (horário do Catar). No Brasil, a transmissão da abertura na tv é às 11:45 (horário de Brasília). No Japão, a transmissão da abertura é a partir das 23:45 de domingo. No primeiro jogo da Copa, a nação anfitriã (Catar), enfrentará a seleção do Equador no estádio Al Bayt, às 13:00 (horário de Brasília). No Japão, o jogo será transmitido às 1:00 da manhã de segunda-feira.


Fonte: AFP.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 20 de novembro de 2022

Cortando os gastos no Japão.

Inflação afeta a vida de várias pessoas no Japão, impactando diretamente o poder de compra das famílias.


Tóquio - Segundo uma pesquisa recente da Sumitomo Life Insurance Company, cerca de 80% das famílias japonesas entrevistadas estão reduzindo seus gastos, por causa do aumento da inflação no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Inflação afeta a vida de várias pessoas no Japão, impactando diretamente o poder de compra das famílias.
Segundo uma pesquisa recente da Sumitomo Life Insurance, cerca de 80% das famílias japonesas entrevistadas estão reduzindo seus gastos por causa da inflação no país. Foto: Getty Images.

A empresa realizou a pesquisa online entre os dias 5 e 7 de outubro de 2022, obtendo respostas de 5.005 pessoas (com idades entre 20 e 60 anos) em todo o Japão. De acordo com os resultados, 87,6% dos entrevistados responderam que o aumento de preços das commodities (gás natural, petróleo, etc) tiveram "impacto" e "pouco impacto" nas finanças da família. 

O item "despesas com alimentação" foi apontado por 58,6% dos entrevistados como parte do orçamento familiar mais afetado, seguido pelo item "despesas com eletricidade" (apontado por 25,9% dos entrevistados) e "despesas com combustíveis" (apontado por 8,1% dos entrevistados).

Foi apontado que 88% dos entrevistados tiveram um aumento em seus custos de vida, onde o aumento de preços, de produtos e serviços no Japão, está pesando muito no orçamento familiar.

A pesquisa também revelou que há um aumento drástico de pessoas que tende a economizar, com 79,2% dos entrevistados respondendo que estavam cortando despesas para sobreviver no país. 

As principais despesas onde as pessoas resolveram gastar menos foram: "alimentação" (42,6% das respostas dos entrevistados) e "viagens e lazer" (36,3% das respostas dos entrevistados).

Em relação às "despesas com hobbies", 22,3% dos homens entrevistados disseram que gastaram menos com seus passatempos favoritos. Já as mulheres entrevistadas, 32,9% delas disseram que estão gastando menos com a aquisição de roupas novas. 

As crianças do Japão também foram muito afetadas com o aumento da inflação do país. A pesquisa aponta que 16% das famílias com crianças (em idade escolar) retiraram seus filhos das aulas particulares para poder economizar dinheiro. Além disso, 22,1% das famílias afirmaram ter reduzido os gastos com aulas particulares. A reportagem afirma que o gasto médio com aulas particulares é de 25.700 ienes por mês (cerca de US$ 180) no Japão. 

A Sumitomo Life Insurance observou em sua pesquisa que "o aumento dos preços no Japão causou uma grande cadeia de repercussões financeiras para as famílias que vivem no país".


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 19 de novembro de 2022

Mais de um emprego para poder sobreviver.

Pesquisa mostra que uma parte dos trabalhadores do Japão tem um segundo emprego, com o intuito de reforçar a renda mensal.


Tóquio - Uma recente pesquisa da empresa de empregos CrowdWorks mostrou que um, em cada três trabalhadores no Japão, tem atualmente um segundo emprego. Mais da metade dos entrevistados disseram que necessitam de um segundo emprego, para complementar a renda do mês e pagar as despesas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pesquisa mostra que uma parte dos trabalhadores do Japão tem um segundo emprego, com o intuito de reforçar a renda mensal.
Uma recente pesquisa da CrowdWorks mostrou que um, em cada três trabalhadores do Japão, tem um segundo emprego, com a intenção de reforçar a renda mensal e pagar as despesas. Foto: NHK News.

Cerca de 1.000 pessoas participaram da pesquisa online da CrowdWorks, realizada em setembro deste ano.

De acordo com a pesquisa, 20% dos pesquisados têm um segundo emprego atualmente. Outros 14% responderam que já tiveram um segundo emprego no passado.

Normalmente, as empresas japonesas proíbem que seus funcionários tenham mais de um emprego. Entretanto, essa visão, de apenas um emprego para viver, vem mudando nos últimos anos no Japão.

Muitos participantes da pesquisa disseram que ocupam cargos de vendedores, ou de consultores, em seu segundo emprego. Outros disseram que vendem produtos online pela internet.

Em relação à renda adicional, apenas 13% dos pesquisados responderam que recebem mais de 100.000 ienes por mês (cerca de US$ 715). Outros 16% das pessoas disseram que elas obtêm menos de 100.000 ienes, mas acima de 50.000 ienes por mês (acima de US$ 357). A maior parte dos participantes da pesquisa, cerca de 65% dos entrevistados, informaram que ganham menos de 50.000 ienes por mês em seu segundo emprego.

Nikkey ON!: Se realmente o mundo entrar em recessão em 2023, como os especialistas em economia estão dizendo por aí, muita gente vai começar a ter dois trabalhos para poder sobreviver no Japão. Infelizmente, o jeito será "gambatiar bem mais" no próximo ano.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Reunião entre Kishida e Xi.

Líderes do Japão e China se reúnem pela primeira vez, após quase 3 anos de complicadas relações diplomáticas.


Bangkok - Nesta quinta-feira, 17 de novembro, o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, conversou pessoalmente com o presidente chinês, Xi Jinping, com a intenção de construir relações bilaterais, construtivas e estáveis, entre Japão e China. Eles se reuniram na cúpula do fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), que está sendo realizada em Bangkok, Tailândia.

www.nikkeyon.blogspot.com
Líderes do Japão e China se reúnem pela primeira vez, após quase 3 anos de complicadas relações diplomáticas.
Em Bangkok (Tailândia), o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida (esquerda), cumprimenta o presidente chinês, Xi Jinping (direita), antes da reunião sobre assuntos políticos entre Japão e China. Foto: Kyodo News.  

Essa é o primeiro encontro entre os líderes das duas maiores potências asiáticas, em cerca de três anos. A imprensa acredita que Kishida tenha transmitido sua mensagem a Xi, sobre a preocupação japonesa com as tentativas chinesas de minar o controle das ilhas Senkaku, no mar da China Oriental. As ilhas são disputadas, há anos, pelo Japão, China e Taiwan. 

Além disso, as negociações entre Kishida e Xi ocorrem em meio a preocupação do aumento da pressão militar chinesa sobre Taiwan. A China sempre viu Taiwan, uma ilha democrática autogovernada, como parte de seu território. O líder chinês já disse uma vez que poderá usar a força se necessário, para alcançar a reunificação de Taiwan com a China.  

No início da conversa, Kishida disse ao líder chinês que o Japão e a China enfrentam, atualmente, muitos desafios e preocupações. No entanto, há uma grande possibilidade de cooperação entre os dois países.

Já o presidente Xi disse que a China e o Japão têm muitos interesses em comuns. Ele também afirmou que os dois países têm bastante potencial para cooperação, expressando esperança de que eles possam construir relações com os requisitos da nova era.

A reunião dos dois líderes durou 36 minutos, ocorrendo paralelamente à cúpula de dois dias do fórum da APEC, na Tailândia.

Segundo a imprensa, Kishida pode ter pedido a Xi que a China tenha mais cooperação bilateral em questões como: os problemas da mudança climática no planeta e a flexibilização da rigorosa política do "Zero-COVID" no continente chinês. O combate contra o coronavírus na China tem atrapalhado a circulação de pessoas, em seu território, e o estímulo da atividade econômica, no país e no mundo.

Outro ponto importante do encontro é em relação à Coréia do Norte. Kishida e Xi podem ter discutido sobre os recentes lançamentos dos mísseis balísticos norte-coreanos. Há temores de que a Coréia do Norte realize, em breve, seu primeiro teste nuclear desde setembro de 2017.

Antes da reunião entre os dois líderes, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, disse, em uma coletiva de imprensa em Pequim, que os dois países (China e Japão) devem tentar administrar e controlar adequadamente suas diferenças políticas.

Em setembro deste ano, o 50ª aniversário da normalização das relações bilaterais, entre japoneses e chineses, foi lembrado pelo Japão e pela China.

Dezembro de 2019 foi a data em que um líder japonês se reuniu, pela última vez, com um líder chinês. Na ocasião, o então primeiro-ministro japonês, o falecido Shinzo Abe, conversou pessoalmente com Xi Jinping em Pequim.


Fontes: Kyodo News / NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Não receberam suas horas extras.

Grupo de estagiárias vietnamitas denuncia empresa japonesa por não pagar suas horas extras.


Matsuyama - Na capital da província de Ehime, em Matsuyama, um grupo de estagiárias técnicas do Vietnã realizou uma coletiva com a imprensa nesta quarta-feira, 16 de novembro, para expor um sério problema trabalhista contra seu ex-empregador.

www.nikkeyon.blogspot.com
Grupo de estagiárias vietnamitas denuncia empresa japonesa por não pagar suas horas extras.
16 de novembro de 2022: Durante uma coletiva de imprensa, a estagiária vietnamita Doan Thi Thu Nga (esquerda) expõe seus problemas trabalhistas contra seu ex-empregador, que deve as horas extras não pagas (para ela e suas colegas de trabalho). Foto: Kyodo News.

Em 7 de novembro deste ano, a empresa Koshimizu Hifukukogyo, sediado na cidade de Seiyo (também na província de Ehime), decretou falência e deixou um grupo de estagiárias sem receber suas horas extras. No total, a empresa deve cerca de 27 milhões de ienes (US$ 194.000) para as vietnamitas (com idade entre 20 e 40 anos). 

Inicialmente, o ex-empregador disse que pagaria gradualmente, a cada uma delas, entre 2,2 milhões e 2,6 milhões de ienes, incluindo compensações por atrasos de pagamento. Entretanto, até agora, as mulheres não receberam nenhum dinheiro da empresa.

De acordo com os registros de trabalho das estagiárias, era muito comum que elas fizessem mais de 100 horas extras por mês, muito além das 45 horas extras por mês previsto na lei japonesa. Em alguns casos especiais (ou emergencial), a lei permite até 100 horas extras, por um único mês no Japão.

Em agosto, as estagiárias procuraram ajuda de uma organização sem fins lucrativos que apoia os vietnamitas em território japonês, expondo suas duras condições de trabalho na Koshimizu. Depois de algum tempo de negociações, as 11 vietnamitas acabaram deixando a empresa em 4 de novembro. Agora, todas elas já estão aguardando um novo trabalho em uma empresa têxtil na província de Gifu, no centro do Japão.

Durante a coletiva de imprensa, a estagiária vietnamita Doan Thi Thu Nga (32 anos) disse o seguinte: "Nós estamos tristes por sermos tratadas injustamente pela empresa. Aconteça o que acontecer, queremos que o nosso ex-empregador nos pague o que deve".

Jiho Yoshimizu, um apoiador da NPO (Organização sem fins lucrativos), está ajudando as vietnamitas no caso e disse, à imprensa, que continuará trabalhando para proteger seus direitos humanos.

Durante o início da pandemia do coronavírus, a Koshimizu Hifukukogyo foi contratada pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem Estar do Japão para a confecção de aventais médicos. Com a falência, o advogado da empresa informou que a companhia tem passivos totais (resultado do que deve para terceiros, mais o patrimônio líquido) de 60 milhões de ienes, aproximadamente.

No final de junho de 2022, havia cerca de 328.000 estagiários técnicos residindo no Japão, de acordo com a Agência de Serviços de Imigração.


Fontes: The Mainichi / Alternativa.


Nikkey ON! Blog de notícias do Japão e do Mundo.