domingo, 20 de novembro de 2022

Cortando os gastos no Japão.

Inflação afeta a vida de várias pessoas no Japão, impactando diretamente o poder de compra das famílias.


Tóquio - Segundo uma pesquisa recente da Sumitomo Life Insurance Company, cerca de 80% das famílias japonesas entrevistadas estão reduzindo seus gastos, por causa do aumento da inflação no país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Inflação afeta a vida de várias pessoas no Japão, impactando diretamente o poder de compra das famílias.
Segundo uma pesquisa recente da Sumitomo Life Insurance, cerca de 80% das famílias japonesas entrevistadas estão reduzindo seus gastos por causa da inflação no país. Foto: Getty Images.

A empresa realizou a pesquisa online entre os dias 5 e 7 de outubro de 2022, obtendo respostas de 5.005 pessoas (com idades entre 20 e 60 anos) em todo o Japão. De acordo com os resultados, 87,6% dos entrevistados responderam que o aumento de preços das commodities (gás natural, petróleo, etc) tiveram "impacto" e "pouco impacto" nas finanças da família. 

O item "despesas com alimentação" foi apontado por 58,6% dos entrevistados como parte do orçamento familiar mais afetado, seguido pelo item "despesas com eletricidade" (apontado por 25,9% dos entrevistados) e "despesas com combustíveis" (apontado por 8,1% dos entrevistados).

Foi apontado que 88% dos entrevistados tiveram um aumento em seus custos de vida, onde o aumento de preços, de produtos e serviços no Japão, está pesando muito no orçamento familiar.

A pesquisa também revelou que há um aumento drástico de pessoas que tende a economizar, com 79,2% dos entrevistados respondendo que estavam cortando despesas para sobreviver no país. 

As principais despesas onde as pessoas resolveram gastar menos foram: "alimentação" (42,6% das respostas dos entrevistados) e "viagens e lazer" (36,3% das respostas dos entrevistados).

Em relação às "despesas com hobbies", 22,3% dos homens entrevistados disseram que gastaram menos com seus passatempos favoritos. Já as mulheres entrevistadas, 32,9% delas disseram que estão gastando menos com a aquisição de roupas novas. 

As crianças do Japão também foram muito afetadas com o aumento da inflação do país. A pesquisa aponta que 16% das famílias com crianças (em idade escolar) retiraram seus filhos das aulas particulares para poder economizar dinheiro. Além disso, 22,1% das famílias afirmaram ter reduzido os gastos com aulas particulares. A reportagem afirma que o gasto médio com aulas particulares é de 25.700 ienes por mês (cerca de US$ 180) no Japão. 

A Sumitomo Life Insurance observou em sua pesquisa que "o aumento dos preços no Japão causou uma grande cadeia de repercussões financeiras para as famílias que vivem no país".


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário