terça-feira, 29 de novembro de 2022

Cadê os funcionários do kombini?

Lawson abre sua primeira loja de conveniência com uma equipe de avatares.


Tóquio - A Lawson Inc. inaugurou nesta segunda-feira, 28 de novembro, sua primeira loja de conveniência inovadora em Tóquio, com avatares atendendo os clientes. Controlados remotamente por funcionários reais, os avatares criam maiores chances de emprego para pessoas com problemas de mobilidade, pois não é necessário estar fisicamente na loja.

www.nikkeyon.blogspot.com
Lawson abre sua primeira loja de conveniência com uma equipe de avatares.
Uma mulher consulta um avatar (através do monitor da loja), querendo saber sobre o uso do sistema de autoatendimento da Green Lawson. Foto: Kyodo News.

O primeiro "Green Lawson" da rede, localizado em Toshima Ward, promove um estilo de vida ecologicamente correto. A nova loja não vende sacolas plásticas (no Japão, nenhum varejista oferece sacolas plásticas de graça para as compras dos clientes) e também não fornece garfos e canudos de plásticos descartáveis (obedecendo uma lei japonesa, que entrou em vigor este ano, para reduzir o uso excessivo de plástico).

Os avatares do Lawson só ajudam os clientes em caso de dúvidas, esclarecendo-os sobre o uso do sistema de autoatendimento. Monitores instalados nos balcões, e nos corredores da loja, auxiliam as pessoas a conversarem com os funcionários "avatar", sendo possível fazer perguntas durante o processo de compra.

Os nomes dos avatares feminino e masculino são, respectivamente, Aoi e Sorato. Os dois "funcionários" foram desenvolvidos em colaboração com a empresa japonesa de desenvolvimento de avatares, a Avita Inc.

Em relação aos produtos à venda, a Green Lawson tem marmitas congeladas em estoque, com uma validade mais longa do que os produtos armazenados em temperatura ambiente ou refrigerada. Isso foi pensado para reduzir o desperdício de comida.

A Green Lawson também está desenvolvendo um serviço de preparação de alimentos sob encomenda do cliente. Além disso, a empresa planeja ir até a casa do cliente e coletar as sacolas de papel já usadas, para reutilizá-las como sacolas de compras.

O presidente da Lawson, Sadanobu Takemasu, informou que a empresa pretende abrir 100 novas lojas, nesse formato ecológico, até o ano 2025.

"Esperamos promover a neutralidade do carbono em toda nossa empresa. Queremos colocar em prática medidas que tiveram sucesso em outras lojas da Lawson no Japão", disse Takemasu. 


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário