quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Os chineses não podem saber!

TV chinesa oculta imagens de torcedores estrangeiros sem máscaras faciais, durante a transmissão da Copa 2022 na China.


Paris, Tóquio - A agência francesa de notícias AFP informou, esta semana, que a televisão estatal chinesa está escondendo, de seu público, algumas imagens da Copa do Mundo no Catar. 

www.nikkeyon.blogspot.com
TV chinesa oculta imagens de torcedores estrangeiros sem máscaras faciais, durante a transmissão da Copa 2022 na China.
Torcedores do Japão apreciando a partida de futebol no estádio do Catar, sem a necessidade de máscaras faciais. Esse tipo de imagem tem sido ocultada pela televisão chinesa, não mostrando a realidade de outros países para a população da China. Foto: Reuters.

Durante a transmissão das partidas da Copa 2022 no território chinês, a TV chinesa está substituindo as imagens de torcedores, celebrando os jogos sem o uso de máscaras faciais nas arquibancadas, por outros tipos de imagens.

A AFP acredita que a intervenção, da transmissão da Copa, faça parte dos esforços das autoridades chinesas em manter sua política da "COVID-Zero", ocultando a realidade de outros países para a população chinesa. Notando que a situação é totalmente diferente fora do país, muitos chineses têm protestado contra o governo nas ruas da China, insatisfeitos com a política restritiva do coronavírus.

Ichiro Korogi, professor japonês da Universidade de Estudos Internacionais de Kanda, explicou para o canal NHK que está cada vez mais difícil, para o governo chinês, defender e convencer os chineses sobre as regras de restrição da COVID-19. E a situação da China tem piorado ainda mais com a realização de grandes eventos públicos no exterior, como a Copa do Mundo no Catar.

"Os chineses, que assistem às partidas de futebol pela televisão, devem ter notado que os espectadores dos estádios do Catar não estão usando máscaras faciais. E eles também devem ter notado que os torcedores se mantêm muito próximos uns dos outros nas arquibancadas, sem distanciamento social. Os chineses percebem, facilmente, que os bloqueios da COVID-19 não estão sendo impostos fora da China", disse Korogi.

Korogi também afirmou que as autoridades chinesas podem, em breve, apertar os controles de censura nas mídias sociais e em reuniões públicas na China.

No último final de semana, muitos chineses foram às ruas para expressar o descontentamento com o governo, por causa das políticas de COVID-Zero na China. Quando um surto de coronavírus é detectado em alguma região da China, as autoridades chinesas proíbem a circulação de pessoas nas ruas daquele local. A população chinesa pode passar semanas, e até mesmo meses, trancados dentro de casa, obedecendo ao lockdown obrigatório.

Na rede social chinesa Weibo, muitos usuários chineses comentam que as imagens dos esportes estão sendo controladas pelos políticos da China. Muitos já não querem mais assistir aos jogos da Copa do Mundo.

Outros usuários da Weibo criticam as autoridades chinesas, sem mencionar o partido comunista da China ou o governo chinês, perguntando do que eles têm medo. Alguns chineses comentaram na rede social que estão ficando cada vez mais desapontados com a situação da China.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário