Presidente da FIFA rebate os críticos da Copa 2022, chamando-os de hipócritas.
Doha - No sábado, 19 de novembro, o presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Gianni Infantino, reagiu às críticas do ocidente, sobre o péssimo histórico de direitos humanos do país sede da Copa do Mundo 2022: o Catar. Infantino chamou de "hipocrisia" as críticas negativas vindas do ocidente.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse que é hipocrisia as críticas negativas vindas do ocidente, sobre a preparação da Copa do Mundo no Catar. Foto: AFP. |
Durante uma entrevista com a imprensa internacional, Infantino expressou apoio à comunidade LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuados e diversos) e aos trabalhadores estrangeiros, sendo esses os responsáveis pela construção das instalações do mundial de futebol no Catar.
"Essa lição de moral (unilateral) é apenas hipocrisia. Não quero passar nenhuma lição de vida aos críticos, mas o que está acontecendo aqui é profundamente injusto", disse Infantino.
O presidente da FIFA também acrescentou: "Pelo que nós, europeus, temos feitos nos últimos 3.000 anos, devemos nos desculpar pelos próximos 3.000 anos... Isso antes de começar a dar lições de moral às pessoas".
Os preparativos para o mundial de futebol, na península árabe, foram dominadas por preocupações. A forma como o Catar trata os trabalhadores migrantes, as mulheres e a comunidade LGBTQIA+ gerou várias discussões pelo mundo.
Infantino expressou seu apoio a todas comunidades durante a entrevista: "Hoje me sinto catariano. Hoje me sinto árabe. Hoje me sinto africano. Hoje me sinto gay. Hoje me sinto deficiente. Hoje me sinto um trabalhador migrante".
Autoridades do Catar dizem que seu país tem sido alvo de "racismo" e de "injustiça feita de forma parcial". O governo aponta que as reformas nas leis, para as condições de trabalho e segurança, foram saudadas como inovadoras na região do Golfo Pérsico.
A abertura da Copa do Mundo 2022 é neste domingo, às 17:45 (horário do Catar). No Brasil, a transmissão da abertura na tv é às 11:45 (horário de Brasília). No Japão, a transmissão da abertura é a partir das 23:45 de domingo. No primeiro jogo da Copa, a nação anfitriã (Catar), enfrentará a seleção do Equador no estádio Al Bayt, às 13:00 (horário de Brasília). No Japão, o jogo será transmitido às 1:00 da manhã de segunda-feira.
Fonte: AFP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário