terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Usina atômica em estado de atenção.

Funcionamento do reator nuclear de Takahama é interrompido após um alerta disparar.


Fukui - Na segunda-feira, 30 de janeiro, um reator da usina nuclear de Takahama, província de Fukui, teve seu funcionamento interrompido automaticamente, após o sinal de emergência emitir um alerta.

www.nikkeyon.blogspot.com
Funcionamento do reator nuclear de Takahama é interrompido após um alerta disparar.
O funcionamento de um reator nuclear da usina de Takahama, em Fukui, foi interrompido de repente, após um sinal de emergência soar um alerta, nesta segunda-feira. Nenhum problema foi detectado após verificações de segurança. Foto: NHK News.

A Autoridade Reguladora Nuclear do Japão (NRA) informou que o reator nª 4 foi parado por volta das 15h20, depois que um alarme da usina disparou de repente. Segundo os relatos, o sistema de segurança sinalizou que o nível de nêutrons, dentro do reator nuclear, havia caído rapidamente.

O "Nuclear Watchdog" (espécie de monitorador da indústria nuclear no mundo) divulgou que nenhum problema foi relatado com os sistemas de resfriamento do combustível nuclear. Não houve alteração dos níveis de radiação do reator, que são verificados nos postos de monitoramento do entorno da usina.

Tanto a NRA, quanto a operadora da usina (Kansai Electric Power Company), estão investigando as causas do alerta no reator nuclear.

Em novembro de 2022, o reator em questão foi reativado, voltando a operar comercialmente no mês seguinte.

De acordo com a NRA, esta foi a primeira vez, desde 1988, que o sinal disparou dentro da usina de Takahama, resultando na parada automática do reator nuclear. Da última vez que isso aconteceu, o reator nª 3, da mesma usina, também teve seu funcionamento interrompido de repente.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

"Família", o filme.

Filme japonês retrata a situação dos jovens nipo-brasileiros no Japão.


Tóquio - Das barreiras linguísticas à discriminação, o filme "Família" mostra as difíceis circunstâncias em que os nipo-brasileiros se encontram vivendo no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Filme japonês retrata a situação dos jovens nipo-brasileiros no Japão.
Os atores amadores que fazem parte do elenco do filme "Família" (da esquerda para direita): Alan Shimada Lima, Malyka Ali, Fazile Wakedo, Lucas Sagae e Gustavo Sumida. Foto: Ari Hirayama.

"Família" tem um enredo que conta a diferença de cultura, entre etnias, e a relação entre brasileiros e japoneses. O filme é centrado na relação de três pessoas: um artesão de cerâmica (Seiji), seu filho (Manabu) e um jovem brasileiro (Marcos).

Parte do elenco do filme é formado por atores amadores nipo-brasileiros. Todos eles não têm experiências anteriores em atuação. Entretanto, suas experiências reais de vida, passadas para a tela, informam e elevam a narrativa da história.

O personagem principal do filme, Seiji Kamiya, é interpretado pelo ator japonês Koji Yakusho (de "Shaw we dance?" e "Memórias de uma Gueixa"). O veterano ator japonês é o olho e a voz do filme, atuando junto com os jovens atores brasileiros e descobrindo como é a vida de um estrangeiro no Japão.

O personagem brasileiro Marcos é interpretado pelo ator iniciante Lucas Sagae (18 anos). Na história, Marcos conta que se mudou com sua família para o Japão, mas uma tragédia acabou mudando sua vida drasticamente: seu pai cometeu suicídio em terras nipônicas.

Com o desenvolvimento da trama, as duras condições enfrentadas pelos brasileiros começam a aparecer na tela. Numa parte do filme, o personagem Marcos grita: "Quem somos nós exatamente? Quando não podemos ser japoneses e nem brasileiros?"

O ator Lucas, morador da província de Gifu, disse que se identifica muito com o que seu personagem Marcos sente. Lucas nasceu no Japão, mas ele tem nacionalidade brasileira.

Mesmo não conhecendo o Brasil ainda, Lucas já sofreu bullying na escola japonesa por ser diferente. No ensino fundamental, ele era ignorado por seus colegas de classe. Ele sempre chorava muito, perguntando aos seus pais o porquê de tanto sofrimento e descriminação na escola. 

Outros membros brasileiros do elenco também compartilharam experiências semelhantes.

A atriz Fazile Wakedo, de 24 anos (interpretando Erika, namorada do personagem Marcos no filme), disse que saiu do Brasil e veio morar em Tóquio quando tinha apenas 9 anos. Quando estudante, ela já foi provocada por seus colegas de classe, dizendo que ela tinha "as sobrancelhas muito grossas".

O ator Alan Shimada Lima (24 anos), intérprete do amigo de infância do personagem Marcos, disse que, na vida real, ele sempre foi discriminado no Japão, sendo tachado de "gaijin" (estrangeiro). Alan é morador da província de Shizuoka.

O produtor do filme, Tomoo Ito, disse que a intenção do diretor, Izuru Narushima, era escalar atores amadores nipo-brasileiros mesmo, para aproximar o filme da realidade.

A equipe de produção do filme realizou audições de atores em nove locais do Japão. A produção procurou por atores amadores em cidades onde vivem muitos nipo-brasileiros, principalmente em Hamamatsu (província de Shizuoka), Toyohashi (província de Aichi) e Oizumi (província de Gunma).

As filmagens foram feitas no conjunto habitacional Homi-Danchi, na cidade de Toyota, província de Aichi. Nesse local reside muitos brasileiros, sendo que eles foram entrevistados pelos membros da produção. 

Os moradores brasileiros do Homi-Danchi contaram, para a produção do filme, sobre suas experiências na comunidade brasileira do lugar. Muitos desses entrevistados aparecem como figurantes no filme "Família".

"Como essa comunidade conhece as condições reais dos brasileiros que vivem no Japão, considero que suas atuações passam os sentimentos verdadeiros para a trama do filme", disse o diretor Narushima.

Embora "Família" mostre os personagens brasileiros lutando contra a pobreza, a discriminação e a delinquência, os membros do elenco disseram que estão felizes por participar da produção. Os jovens atores esperam que o filme mostre, para as outras pessoas, como suas vidas são realmente no Japão.

"Senti que entrei na produção em nome dos brasileiros no Japão", disse o ator Lucas.

"O filme mostra como realmente vivemos e sofremos aqui", disse a atriz Fazile. 

Atualmente, "Família" está sendo exibido nacionalmente no Japão. Há planos de exibir o filme no Brasil também, segundo a equipe de produção.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 29 de janeiro de 2023

Os crimes de "Luffy".

Justiça japonesa pede, para as autoridades filipinas, à extradição dos suspeitos de uma série de roubos no Japão.


Tóquio -  Neste sábado, 28 de janeiro, a polícia japonesa solicitou que as autoridades filipinas entregassem quatro cidadãos japoneses, presos na cidade de Manila. Todos estão detidos em uma instalação do departamento de imigração, na capital das Filipinas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Justiça japonesa pede, que as autoridades filipinas entreguem, os suspeitos de uma série de roubos no Japão.
Neste sábado, a polícia japonesa pediu, à justiça das Filipinas, que fosse realizado a extradição de quatro japoneses suspeitos por roubos no Japão. Foto: NHK News.

Os quatro japoneses detidos são suspeitos de uma série de roubos ocorridos no Japão. A polícia japonesa acredita que um dos suspeitos detidos é o líder da quadrilha, conhecido pelo apelido de "Luffy". As autoridades japonesas ainda não têm certeza se o apelido "Luffy" é uma pessoa ou um grupo de criminosos.

Entre os suspeitos, detidos nas Filipinas, estão Yuki Watanabe e Kiyoto Imamura. A polícia de Tóquio obteve mandados de prisão para Watanabe, Imamura e os outros dois japoneses presos em Manila, devido ao envolvimento deles em um golpe, ocorrido no Japão, em 2019.

Recentemente, a mesma quadrilha foi responsável, junto com mais comparsas, por um roubo de residência em Tóquio, que resultou na morte de uma senhora de 90 anos. Todos criminosos envolvidos nesse latrocínio, que estavam escondidos no Japão, já foram presos.

O Secretário de Justiça das Filipinas, Jesus Crispin Remulla, disse à reportagem da NHK que a polícia japonesa acredita que Watanabe pode ter usado o pseudônimo "Luffy", para realizar os crimes. Remulla também informou que Watanabe está detido no centro de imigração desde 2021.

Segunda a polícia japonesa, um criminoso, que adotava o apelido "Luffy", recrutou várias pessoas para cometer uma série de roubos pelo Japão. As instruções dos crimes eram realizados nas Filipinas, através das redes sociais. Calcula-se que os criminosos estavam envolvidos em vários roubos de residências, ocorridos em 14 províncias japonesas. O alvo preferido da quadrilha era pessoas idosas que guardavam muito dinheiro em casa.

Acredita-se que o grupo de quatro japoneses, detidos pela justiça filipina, tenha enviado as instruções de roubo em residências japonesas, e de recrutamento de criminosos, de dentro do departamento de imigração de Manila. A forma de comunicação dos criminosos, entre os países Japão e Filipinas, era feita por meio de um aplicativo de mensagens criptografadas.

De acordo com a polícia filipina, agora o uso de qualquer telefone/smartphone está proibido nas instalações da imigração, evitando a comunicação dos detidos com as pessoas do lado de fora.

A Agência Nacional de Polícia do Japão informou que pelo menos 20 casos de furtos, e roubos também,  ocorreram no território japonês durante o ano passado. Desses crimes, mais de 30 suspeitos já foram presos no Japão. Todos esses criminosos estavam em conexão com o líder "Luffy".


Fontes: NHK News / The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 28 de janeiro de 2023

Cresce a população estrangeira no Japão.

Aumenta o número de estrangeiros, trabalhando no Japão, em 2022.


Tóquio - De acordo com dados do governo japonês, cerca de 1,82 milhão de estrangeiros estava trabalhando no Japão até o final de outubro de 2022. Isso representou um aumento de 5,5% de mão de obra estrangeira, em relação aos dados do ano de 2021. Um recorde que foi impulsionado, principalmente, pela escassez de japoneses no mercado de trabalho do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Aumenta o número de estrangeiros, trabalhando no Japão, em 2022.
Estrangeiros fazendo um exame prático, na província de Shizuoka, para se qualificar a um trabalho na indústria da construção no Japão. Foto: Kyodo News.

Desde 2013, o número de estrangeiros no Japão vem aumento ano após ano, em uma série de novos recordes consecutivos. Só em 2019, o aumento da população estrangeira ativa no país foi de 13,6%. Nos anos seguintes, incluindo os dados de 2022, o aumento de estrangeiros foi bem menor do esperado, devido aos efeitos da COVID-19 no mundo.

Um funcionário, do Ministério do Trabalho do Japão, informou que o crescimento de estrangeiros diminuiu muito com as restrições de entrada no país, por causa do início da pandemia em 2020.

No ano de 2022, um total de 1.822.725 estrangeiros estava trabalhando no Japão. Por nacionalidades, os cidadãos do Vietnã estão em primeiro lugar no número de trabalhadores estrangeiros no Japão, representando 25,4% do total (com 462.384 vietnamitas no mercado de trabalho). Em segundo lugar está os trabalhadores da China, com 21,2% do total (correspondendo a 385.848 chineses trabalhando no país). Em terceiro lugar, aparece o povo das Filipinas, com 11,3% do total (contando com 206.050 filipinos trabalhando no território japonês).

Em meio à escassez de mão de obra, houve um aumento de 4,8%, comparando com o ano anterior,  no número de empresas japonesas que emprega trabalhadores estrangeiros. Atualmente, cerca de 298.790 locais de trabalho no Japão tem algum estrangeiro em seu quadro de funcionários.

As pequenas empresas japonesas, com menos de 30 funcionários, foram as mais propensas a contratar trabalhadores estrangeiros no ano passado, representando a fatia de 61,4% dos empregadores no Japão com mão de obra de fora.

Por status de residência no país, os titulares com vistos de especialistas (e engenheiros) aumentaram  21,7% em 2022, chegando a 479.949 trabalhadores. Portadores de visto de trabalho, como residentes permanentes e cônjuges de cidadãos japoneses, aumentaram 2,6% no ano passado, chegando ao total de 595.207 trabalhadores.

Entretanto, o ano passado foi registrado a redução no número de estagiários técnicos estrangeiros no Japão. A queda foi de 2,4%, que corresponde a um total de 343.254 estagiários no país. Esse foi o segundo ano consecutivo de queda no número de estagiários estrangeiros. Devido aos rígidos controles fronteiriços impostas pelas autoridades japonesas, no combate ao coronavírus, muitos desses trabalhadores ficaram impedidos de entrar no Japão.

Geograficamente, a região metropolitana de Tóquio abriga o maior número de trabalhadores estrangeiros no Japão, com um total de 500.089 indivíduos. Em seguida vem a província de Aichi, com 188.691 trabalhadores estrangeiros. Em terceira posição, aparece a província de Osaka, com 124.570 estrangeiros no mercado de trabalho do país.


Fonte: Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Grande descoberta arqueológica no Japão.

Pesquisadores japoneses descobrem objetos do período Kofun, na província de Nara.


Nara - O Centro Municipal de Pesquisa de Propriedades Culturais de Nara e o Instituto Arqueológico da Prefeitura de Nara anunciaram nesta quarta-feira, 25 de janeiro, a descoberta de dois tesouros arqueológicos da era Kofun (período histórico do Japão, entre os anos 300 e 538 d.C.).

www.nikkeyon.blogspot.com
Pesquisadores japoneses descobrem objetos do período Kofun, na província de Nara.
Pesquisadores japoneses examinam a espada de ferro, com mais de 2 metros de comprimento, encontrada no túmulo de Tomio Maruyama, datado do século IV d.C. Foto: Kyodo.

Arqueólogos desenterraram, em um antigo cemitério Kofun, um espelho de bronze e uma enorme espada de ferro. O espelho tem formato de escudo e a espada tem mais de 2 metros de comprimento. Os objetos foram encontrados no kofun redondo de Tomio Maruyama, um antigo túmulo construído no século IV depois de Cristo.

Seigo Wada, diretor do Museu de Arqueologia da Prefeitura de Hyogo, disse o seguinte sobre a descoberta: "Eu fico me perguntando qual era o status da pessoa enterrada com esses objetos. O espelho e a espada são objetos muito incomuns, preciosidades jamais encontradas anteriormente na arqueologia japonesa. Há grandes expectativas para o estudo aprofundado do conteúdo do caixão".

O Centro de Pesquisa de Nara começou a escavar o túmulo de Tomio Maruyama no ano fiscal de 2018. Durante as escavações, pesquisadores encontraram uma instalação funerária que abriga um caixão de madeira de 5 metros de comprimento. Sobre o caixão havia a espada de ferro e o espelho de bronze, encrustados numa camada de argila.

Esta foi a primeira vez que um espelho de bronze, em forma de escudo, foi descoberto em um sítio arqueológico no Japão. Especialistas acreditam que a espada era um instrumento cerimonial para afastar os maus espíritos, e não uma arma, pois seu tamanho é muito grande.

O conselho de educação de Nara planeja estudar o conteúdo do caixão durante o ano fiscal de 2023, ou num futuro breve.

Em relação ao local da escavação onde a espada e o espelho foram encontrados, o conselho de educação pretende abrir o espaço arqueológico para a observação do público, entre os dias 28 e 29 de janeiro. 

O espelho e a espada ainda não serão mostrados ao público. Primeiramente, os objetos estão passando por um processo de restauração, sem uma data certa de quando isso terminará.


Fontes: The Asahi Shimbun / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Alunos brasileiros prejudicados no Japão.

Com problemas financeiros, escola brasileira de Gunma fecha suas portas.


Maebashi -  No início deste mês, uma escola para estudantes brasileiros no Japão, localizada na província de Gunma, foi forçada a encerrar suas atividades. Funcionando a mais de 25 anos, a instituição era o símbolo da comunidade brasileira na região, desde os primórdios do movimento decasségui.

www.nikkeyon.blogspot.com
Com problemas financeiros, escola brasileira de Gunma fecha suas portas.
Entrada principal da escola brasileira Nippaku Gakuen, na cidade de Oizumi, em Gunma. A instituição foi obrigada a encerrar suas atividades no início de janeiro de 2023, devido à falta de recursos financeiros. Foto: Mainichi.

O Instituto Educacional Centro Nippo Brasileiro, conhecido como Nippaku Gakuen, foi fundada em setembro de 1991 em Oizumi, como uma escola de língua japonesa para descendentes de japoneses.

Em 1996, surgiu uma instalação educacional dedicada às crianças da comunidade brasileira, com aulas ministradas em português e japonês. Funcionava em dois campi na província de Gunma: uma na cidade de Oizumi e outra na cidade de Ora.

A última diretora da instituição, Shoko Takano, explicou para a imprensa que a escola tinha todo o cuidado para evitar que seus alunos fossem "semi-lingues", tanto no português como no japonês.

Nos últimos tempos, a escola começou a lutar para cobrir seus custos operacionais no Japão. Mesmo sendo credenciada pelo ministério brasileiro da educação, a instituição não era homologada no território japonês. Em outras palavras, o governo japonês não reconhecia a Nippaku Gakuen como uma escola, sendo ela incapaz de receber qualquer verba financeira pública dos órgãos governamentais do Japão.

A principal forma de obter recursos, para a escola se manter funcionando, era através das mensalidades pagas pelos pais dos alunos. Mas, devido às difíceis circunstâncias financeiras das famílias brasileiras no Japão, muitas mensalidades não eram pagas devidamente.

Após determinar que a falta de recursos financeiros impedia a instituição de continuar funcionando, foi decidido fechar as portas. Em 24 de dezembro de 2022, a escola realizou sua última formatura, junto com a cerimônia de encerramento do semestre escolar. Cerca de 100 alunos, a maioria do ensino fundamental ao médio, puderam ser transferidos para uma outra escola brasileira na cidade de Ota, também na província de Gunma. Agora, a Nippaku Gakuen está revisando o que fará com seus outros alunos mais jovens, que ainda não arranjaram uma nova escola para estudar.

"Quanto mais tempo nós ficávamos no negócio, mais dívidas nós assumíamos", afirmou a diretora Takano. Ela acrescentou que pretende reabrir a escola, depois de encontrar uma nova estrutura que resolva os problemas financeiros da Nippaku Gakuen.

"Não posso dar uma estimativa de quando isso acontecerá, mas gostaria de reabrir a escola de alguma forma", disse Takano.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Mais notícias sobre as nevascas.

Previsão de muita neve em várias regiões do Japão.


Tóquio - Nesta terça-feira, 24 de janeiro, nevou pesado em regiões do norte e oeste do Japão, próximas do Mar do Japão. Com a chegada de uma grande massa de ar frio no país, muitas pessoas ficaram preocupadas com os perigos que isso poderá provocar nas ruas e estradas japonesas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Previsão de muita neve em várias regiões do Japão.
Nesta terça-feira, um homem é visto removendo a neve de uma calçada, na cidade de Aomori, norte do Japão. Foto: Kyodo News.

Grandes áreas do Japão, incluindo a região do Pacífico, podem sofrer fortes nevascas entre a noite desta terça-feira e a manhã de quarta-feira. De Hokkaido até o sul do país, os sistemas de baixa pressão atmosférica trarão o ar mais frio deste período do inverno. As condições climáticas ficarão extremamente instáveis, informou a Agência Meteorológica do Japão.

É esperado que o clima instável se mantenha no país até quinta-feira, 26 de janeiro. Algumas partes do país podem registrar, nesta semana, as temperaturas mais baixas dos últimos 10 anos. Há possibilidade de neve em Tóquio e Osaka, segundo a agência.

Além disso, temperaturas abaixo de 0 graus Celsius podem ser registradas em várias cidades do Japão, na manhã de quarta-feira. Nas áreas metropolitanas, há o temor de estradas amanhecerem congeladas e as residências ficarem sem água encanada por causa do congelamento do sistema d'água.

No sul do Japão, Fukuoka e Kagoshima já registraram queda de neve e baixas temperaturas nesta terça-feira.

No mesmo dia, as companhias aéreas Japan Airlines (JAL) e All Nippon Airways (ANA) cancelaram mais de 120 voos. Muitos dos voos fazem viagens para os aeroportos da região do Mar do Japão.

Até as 6 pm de quarta-feira, a região de Hokuriku (centro do Japão) pode registrar até 90 cm de neve. Em Kanto-Koshin (leste-centro do Japão), Kinki e Chugoku (oeste do Japão), a previsão é um acúmulo de até 70 cm de neve nessas áreas. Para Tohoku (nordeste do Japão) e centro de Tokai, a agência meteorológica prevê um acúmulo de até 60 cm de neve nessas regiões. 


Fonte: Kyodo News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e Mundo.

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Mau tempo para terça-feira.

Autoridades pedem às pessoas que se preparem para a forte nevasca, e o frio intenso, no Japão.


Tóquio - Nesta segunda-feira, 23 de janeiro, a Agência Meteorológica do Japão alertou a população, de todo país, para o mau tempo que está chegando nesta terça-feira. A previsão é que fortes nevascas, e temperaturas baixíssimas, atinjam grande parte do Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Autoridades pedem às pessoas que se preparem para a forte nevasca, e o frio intenso, no Japão.
A Agência Meteorológica do Japão prevê para esta terça-feira, 24 de janeiro, fortes nevascas e baixas temperaturas para as regiões próxima do Mar do Japão (de norte a sul do país). Foto: NHK News.

Segundo a agência, a neve já começou a cair em partes do norte do país, ao longo do Mar do Japão e nas áreas montanhosas de Shikoku.

Uma grande massa de ar fria poderá seguir para o norte e oeste do Japão, entre terça-feira e quinta-feira. Durante esses dias, tempestades de neve (em grande intensidade) irão castigar muitas regiões próximas do Mar do Japão. Poderá ocorrer grande acúmulo de neve em áreas onde as tempestades serão mais fortes.

Regiões baixas de Kyushu e Shikoku, próximas do Oceano Pacífico, também poderão ter tempestades de neve nesta terça-feira.

Entre os dias 24 e 25 de janeiro, é esperado muita neve nos seguintes lugares: província de Niigata (70 a 100 cm), região de Hokuriku (70 a 90 cm), região de Tohoku (60 a 80 cm), região de Kanto-Koshin (60 a 80 cm), região de Kinki (50 a 70 cm) e região de Chugoku (50 a 70 cm).

Em outras regiões do Japão, o acúmulo de neve ficará entre 10 cm e 60 cm: região de Tokai (40 a 60 cm), Hokkaido (30 a 50 cm), norte de Kyushu (30 a 50 cm), região de Shikoku (20 a 40 cm) e sul de Kyushu (10 e 20 cm).

Além da neve, ventos vão se intensificar em todo o país nesta terça-feira. Fortes ondas do mar são esperadas no litoral de Tohoku, Okinawa e Amami.

Na quarta-feira, as temperaturas devem abaixar para -12 graus Celsius em Sapporo, -9 graus Celsius em Nagano, -6 graus Celsius em Sendai e -3 graus Celsius em Tóquio.

A Agência Meteorológica também adverte que as tempestades de neve poderão atrapalhar o transporte de veículos e causar falta de energia elétrica. Além disso, os encanamentos d'água das residências poderão congelar por causa da temperatura negativa. 

As autoridades locais pedem para que, os residentes de áreas onde a neve pesada é esperada, evitem de sair de suas casas durante o mau tempo.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Doações para evitar o desperdício.

Loja de conveniência japonesa doa alimentos "vencidos" para um refeitório infantil.


Tóquio - Uma das principais redes de lojas de conveniência do Japão, a Lawson Inc., decidiu por em prática um programa para ajudar famílias carentes do país. No dia 17 de janeiro, a rede começou a doar seus frangos fritos, e outros alimentos "fora do prazo de validade", para uma entidade que cuida de crianças.

www.nikkeyon.blogspot.com
Loja de conveniência japonesa doa alimentos "vencidos" para um refeitório infantil.
Um dos produtos do cardápio da rede Lawson do Japão: o frango frito "Karaage-kun". Esse e outro alimentos não vendidos, pelos kombinis da empresa, são doados para um refeitório infantil. O programa da Lawson visa combater o desperdício de alimentos e aliviar a pobreza infantil no Japão. Foto: The Mainichi.

A intenção da Lawson é tentar combater a pobreza infantil e o desperdício de alimentos, através do refeitório infantil. Essa instalação fornece refeições gratuitas, para crianças que têm famílias com dificuldades financeiras na aquisição de alimentos.

O programa, criado pela Lawson, ainda está sendo testado na prática, com a data de término para 28 de fevereiro. As doações são compostas por frangos fritos (10 tipos de karaage), croquetes de carne, croquetes de batata e rissoles de carne moída. 

Todos os salgados fritos, vindos de várias lojas e com os prazos de "validade vencida", são enviados para a loja da Lawson Gate City Osaki Atrium (no mesmo prédio da sede da Lawson em Shinagawa Ward, Tóquio). Assim que os salgados chegam à sede, eles são rapidamente congelados, para manter o frescor e evitar que estraguem. Após o congelamento dos alimentos, eles são doados para o refeitório infantil Kodomo Yume Shokudo Danran, por meio da secretaria da Shinagawa Kodomo Shokudo. Com os salgados doados, crianças carentes conseguem ter seus almoços e jantares garantidos no refeitório.

De acordo com a Lawson, o tempo de validade para um de seus frangos fritos, chamado de "Karaage-kun", é de seis horas após ter sido frito no kombini. Entretanto, esse e outros salgados fritos têm um prazo de consumo útil mais longo do que o estipulado pelo fabricante do alimento. A matriz da Lawson garante que mesmo com o prazo de validade já vencido do salgado frito, ele pode ser consumido com segurança após o congelamento e descongelamento do produto.

Desde agosto de 2019, a Lawson doa seus lanches que não foram entregues ou vendidos, mas dentro do prazo de validade, para famílias carentes. A empresa também tem um sistema de descontos em alimentos, de acordo com o prazo de validade, e um sistema de inteligência artificial que melhora a rotatividade de seu estoque de produtos. Tudo isso é usado como forma de combater o desperdício de alimentos e tentar aliviar os problemas da pobreza no Japão.

Com base dos resultados na fase final de testes, a Lawson pretende expandir seu programa para outras lojas de sua rede.


Fonte: The Mainichi.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 22 de janeiro de 2023

Queremos a paz na Ucrânia.

Vivendo no Japão, grupo de russos vai até Shibuya e protesta contra o governo Putin.


Tóquio - Neste sábado, 21 de janeiro, cerca de 20 cidadãos russos se reuniram no distrito de Shibuya, na região central de Tóquio, para protestar contra o governo russo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Vivendo no Japão, grupo de russos vai até Shibuya e protesta contra o governo Putin.
Neste sábado, 21 de janeiro, um grupo de 20 cidadãos russos foi até Shibuya, região central de Tóquio, para protestar contra a invasão russa na Ucrânia. Foto: NHK News.

Os participantes, todos residentes no Japão, organizaram a manifestação através das redes sociais. Muitos deles seguravam cartazes com os dizeres "Pare a Guerra", "Queime no inferno Putin" e outras mensagens. 

Bandeiras, nas cores "branca-azul-branca", eram agitadas pelos manifestantes durante o protesto. Essa bandeira tornou-se símbolo da oposição, usadas por aqueles que são contra a invasão russa na Ucrânia.

Em Shibuya, os manifestantes russos gritavam "Paz na Ucrânia" e "Parem o presidente Putin". Falando para que todos ouvissem seus apelos, o grupo pedia a retirada imediata do exército russo na Ucrânia, para por um fim a essa guerra que já dura quase um ano.

Uma participante russa, que mora no Japão há 5 anos, disse: "Para mim, a morte de civis ucranianos é a pior coisa que pode acontecer durante a guerra. Como cidadã russa, me sinto responsável por essa atrocidade. Quero continuar expressando minha oposição contra o governo russo e, também, o meu apoio ao povo ucraniano".

Um outro participante russo, que trabalha no Japão há 6 anos, disse que a repressão, das autoridades do Kremlin, está dificultando a realização de protestos contra a guerra dentro da Rússia. Convicto de seus ideais, o homem quer representar seus compatriotas no Japão. Proibidos de expressar suas opiniões sobre a guerra em solo russo, ele deseja que o mundo também saiba que muitos cidadãos russos são contra o presidente Vladimir Putin. 


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 21 de janeiro de 2023

Muita neve e baixas temperaturas.

Previsão de forte nevasca para o norte do Japão.


Tóquio - No dia 20 de janeiro, as autoridades meteorológicas do Japão informaram que fortes tempestades de neve irão atingir a região norte do país, a partir da noite desta sexta-feira. O mau tempo poderá provocar interrupções no tráfego rodoviário de algumas áreas, incluindo o transporte público.

www.nikkeyon.blogspot.com
Previsão de forte nevasca para o norte do Japão.
A partir da noite desta sexta-feira, 20 de janeiro, a região norte do Japão poderá registrar nevascas e fortes rajadas de vento. Na próxima semana, as temperaturas irão diminuir, devido a uma grande massa de ar frio que cobrirá todo o país. Foto: NHK News.

De acordo com a agência meteorológica, um sistema de baixa pressão, em desenvolvimento, deve passar pelo norte do Japão no fim de semana. Isso provocará um forte padrão climático de inverno para a região.

A previsão do tempo diz que as condições climáticas poderão trazer fortes rajadas de vento e neve. Até amanhã, dia 21 de janeiro, fortes nevascas estão previstas para Hokkaido, Tohoku e regiões ao longo da costa do Mar do Japão.

Nos mesmos dias, ventos de até 126 km/h poderão atingir algumas partes de Hokkaido e Tohoku. O mar ficará agitado, com previsão de ondas de até 7 metros de altura na costa de Tohoku. Em Hokkaido e Niigata, as ondas do mar poderão atingir até 6 metros de altura.

Autoridades japonesas aconselham os residentes, dos locais citados, a ficarem em alerta para a possibilidade de tempestade de neve. Se as condições climáticas forem severas, elas poderão atrapalhar o transporte público e criar condições perigosas de direção aos motoristas. Também pode ocorrer a falta de energia elétrica nas cidades, em casos extremos.

Para a próxima semana, a onda de frio atingirá muitas províncias do Japão. Está previsto a formação de uma grande massa de ar frio, que ficará estacionada sobre várias partes do país. Na próxima quarta-feira, 25 de janeiro, o país irá registrar a maior onda de frio da semana. A temperatura em Kochi (em Shikoku) poderá atingir -5 graus Celsius. Em Sendai, província de Miyagi, a previsão é mínima de -6 graus Celsius. Em Tóquio, a previsão é mínima de -4 graus Celsius. Além de muita neve, os termômetros da cidade de Sapporo, em Hokkaido, poderão registrar mínima de -11 graus Celsius e máxima de -7 graus Celsius.

Na segunda-feira, 23 de janeiro, é previsto a vinda de neve pesada em áreas ao longo da costa do Mar do Japão. Na terça-feira, 24 de janeiro, a queda de neve está prevista para outras partes do país, incluindo algumas regiões da costa do Pacífico.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Ovos a preço de ouro.

Sobe o preço de ovos no Japão, em meio ao surto recorde de gripe aviária.


Tóquio - Nas últimas semanas, o preço de ovos, no varejo, mais que dobrou de valor em alguns lugares do Japão. Atualmente, o país vem sofrendo com a disseminação, sem precedentes, da gripe aviária em frangos de corte e poedeiras. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Sobe o preço de ovos no Japão, em meio ao surto recorde de gripe aviária.
Em um supermercado de Gunma, uma bandeja com 10 ovos está custando 298 ienes. O valor da dezena de ovos está quase 2,5 vezes mais caro agora, do que há um ano. Foto: NHK News.

Até terça-feira da semana passada, 10 de janeiro, mais de 10 milhões de aves já tinham sido abatidas por causa do vírus. Um recorde para uma única temporada (outono-inverno) no Japão.

Além do problema da gripe aviária, o aumento do custo da ração importada, desencadeado pela invasão russa na Ucrânia, também fez o preço dos ovos aumentarem de valor assustadoramente no país.

Uma rede de supermercados, na província de Gunma, compra ovos de granjas locais. De acordo com o gerente da rede, a escassez de ovos no mercado interno fez com que os preços do produto subisse entre 30% e 40%. Isso é uma comparação feita com o preço dos ovos vendidos nos anos anteriores.

Agora, uma bandeja, com dez ovos médios, está custando 298 ienes (US$ 2,3) num supermercado de Gunma. O preço da dezena está quase 2,5 vezes mais caro agora do que há um ano. Por muito tempo, os preços dos ovos eram muito mais estáveis do que o preço de outras commodities.

Uma cliente do supermercado de Gunma disse que consome ovos todos os dias. Mas do jeito que as coisas vão, o encarecimento dos ovos acaba prejudicando muito seu orçamento familiar.

Daiki Nakajima, a responsável do supermercado pela compra de ovos das granjas, disse o seguinte: "Nunca vi os preços dos ovos subirem tanto, e em tão pouco tempo".


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Culpa dos Velozes e Furiosos?

Aumenta o roubo, e provavelmente a venda ilegal no exterior, de carros esportivos do Japão.


Yokohama - De acordo com a reportagem do jornal Mainichi, o Japão tem se deparado com o aumento de roubo de carros esportivos usados, sendo muitos deles produzidos na década de 90. Acredita-se que haja uma gangue especializada nesse tipo crime, roubando os veículos em grandes cidades japonesas e vendendo-os ilegalmente no exterior.

www.nikkeyon.blogspot.com
Aumenta o roubo, e provavelmente a venda ilegal no exterior, de carros esportivos do Japão.
Carros japoneses da franquia "Velozes e Furiosos": Nissan Skyline (esquerda) e Toyota Supra (direita). Segundo a polícia de Kanagawa, houve um aumento de roubos desses carros esportivos usados nas grandes cidades japonesas. A polícia acredita que parte dos veículos roubados no Japão estão sendo vendidos, ilegalmente, no exterior. 

A polícia da província de Kanagawa informou que, aproximadamente, 35 casos de roubo e tentativas de roubo ocorreram entre junho e setembro de 2022. Os roubos de carros ocorreram, principalmente, na cidade de Yokohama. 

Os modelos mais visados pelos ladrões são os clássicos esportivos: Nissan Skyline, Toyota Supra e Honda NSX. Os criminosos têm preferência por modelos fabricados entre 1989 e 2003. Segundo a polícia, o prejuízo total das vítimas ultrapassou o valor de 100 milhões de ienes (US$ 765.000).

Em setembro de 2022, a polícia de Kanagawa prendeu dois homens, um de 57 anos e o outro de 58 anos, tentando roubar um carro esportivo dentro de uma oficina mecânica, em Yokohama. A dupla também é suspeita por mais de 10 casos de roubo de carros na região, segundo as autoridades.

Um dos homens confessou que a motivação dos roubos era ganhar muito dinheiro, com a venda de veículos esportivos clássicos no mercado negro. Cada ano que passa, o valor de mercado dos esportivos japoneses usados vem crescendo muito.

Mesmo com a prisão dos dois homens envolvidos em roubo de esportivos clássicos, a onda de crimes semelhantes continuou na região de Kanagawa. A polícia está investigando se há o envolvimento de uma gangue, ou várias gangues, especializada nesse tipo de roubo.

Toshiyuki Yokoyama, executivo de uma filial em Kanagawa da Associação de Revendedores de Carros Usados do Japão, disse o seguinte: "Atualmente, há uma grande demanda, no exterior, por carros japoneses antigos. O motivo desse interesse está associado a aparição de esportivos japoneses em filmes de Hollywood e em mangás. A franquia de filmes como 'Velozes e Furiosos' e o mangá 'Initial D' (que também há uma série de anime e de jogos para vídeo game) fizeram a popularidade dos carros aumentar no mundo todo, principalmente nos Estados Unidos.

Na opinião de Yokoyama, alguns dos carros roubados no Japão estão sendo vendidos no exterior. Os esportivos podem estar sendo totalmente desmontados ilegalmente aqui, embarcados em containers para o exterior como peças automotivas, e remontados em outros países para a venda.  

À medida que o valor de mercado de usados para carros esportivos japoneses aumenta aqui, e no exterior, os roubos desse tipo de veículos devem continuar alto no Japão. 

A polícia disse que a maioria dos carros roubados não estava equipada com dispositivos antifurtos, como alarme e travas de rodas. Um oficial de polícia de Kanagawa recomendou, aos donos de carros esportivos no Japão, o uso de várias travas contra roubo, como uma trava para o volante e outra trava para a roda. Outra dica é remover a bateria do carro, no caso de deixá-lo estacionado durante a noite ou parado, por um longo período sem dirigir.

"É crucial tornar o roubo de carros uma tarefa difícil para os ladrões. Se o criminoso demorar muito tempo para levar o veículo, as chances de alguém por perto, ou do próprio proprietário, perceber o crime em andamento aumenta bastante. E assim evita o prejuízo dos donos de esportivos", disse o policial.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Crime bárbaro dentro da família.

Menina mata a própria mãe em Makinohara.


Shizuoka - Um crime chocou a província de Shizuoka, na manhã desta terça-feira. Por volta das 23h50 do dia 16 de janeiro, a polícia recebeu uma ligação de emergência informando que "um membro da família havia sido esfaqueado", em uma casa na cidade de Makinohara.

www.nikkeyon.blogspot.com
Menina mata a própria mãe em Makinohara.
Nesta segunda-feira, 16 de janeiro, um crime chocou a província de Shizuoka. Uma menina de 13 anos esfaqueou a própria mãe até a morte. O crime aconteceu na cidade de Makinohara. Foto: NHK News.

Uma menina de 13 anos esfaqueou várias vezes sua própria mãe, dentro da própria casa em que vive a família. A mãe, uma mulher de 40 anos, foi levada às pressas a um hospital , mas sua morte foi confirmada cerca de uma hora e meia depois. A vítima levou vários golpes de faca no pescoço e em outras partes do corpo.

A polícia da província de Shizuoka levou a adolescente sob custódia. Na delegacia, a menina admitiu ter cometido o crime. O centro de consulta infantil da prefeitura de Makinohara foi notificado pelas autoridades. 

A divisão juvenil da polícia não divulgou o nome e nem o ano escolar da menina, evitando a identificação da adolescente. Segundo informações da mídia local, a menina é a filha mais velha da vítima.

Logo após o incidente acontecer, um membro da família telefonou para a polícia. Quando os oficiais chegaram ao local do crime, a mãe da menina se encontrava desacordada. Os policiais disseram que só uma autópsia vai determinar corretamente as causas da morte da mulher.

No Japão, crianças menores de 14 anos não podem ser responsabilizadas criminalmente por suas ações, de acordo com a Lei do Menor do país.

Em geral, a polícia japonesa notifica o incidente a um centro de consulta infantil. Depois, o chefe da instituição decide se encaminha o caso para um tribunal da família.

As investigações estão sendo realizadas para descobrir as circunstâncias que levaram a menina a cometer o assassinato.


Fontes: The Asahi Shimbun / NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Aumento do Índice de Preços ao Produtor.

Bens e serviços ficaram mais caros no Japão em 2022.


Tóquio - Não foi fácil o ano de 2022 para os empresários no Japão. No ano passado, muitas empresas japonesas pagaram bem mais caro por bens e serviços, registrando um recorde se comparado com os anos anteriores. Os custos mais altos, das matérias-primas, foram um dos principais fatores que impulsionaram os preços.

www.nikkeyon.blogspot.com
Bens e serviços ficaram mais caros no Japão em 2022.
Em 2022, o Índice de Preços ao Produtor aumentou 9,7% no Japão, comparando os dados com o ano de 2021. Fonte: NHK News.

O Banco do Japão (BOJ) informou que o Índice de Preços ao Produtor (PPI) de 2022 subiu 9,7% (comparando os dados com o ano de 2021), marcando o maior aumento já registrado, desde o início da disponibilização dos dados em 1981.

O aumento do PPI ocorreu depois que o índice subiu 10,2% em dezembro de 2022, comparando com o mesmo período de 2021. Os principais itens que impulsionaram o aumento do índice foram: eletricidade, gás, aço, petróleo, produtos de carvão, alimentos e bebidas.

Preços de 88% dos 515 itens pesquisados ficaram mais caros. Dados indicam que as empresas tinham repassado os custos mais elevados em seus produtos e serviços.

Também em dezembro, as mercadorias que entraram o Japão ficaram mais caras para os importadores. O Índice de Preços de Importação subiu 22,8%, comparando o ano passado com o anterior, em termos de moeda japonesa. 

No entanto, o ritmo de aumento de preço das mercadorias importadas desacelerou, entre setembro e dezembro de 2022, devido ao fortalecimento do iene, frente ao dólar. Foi nesse período que o Banco do Japão fez um pequeno aumento na taxa de juros do país. Com isso, a interferência do BOJ reduziu a desvalorização exagerada da moeda japonesa, que chegou a valer mais de 150 ienes / 1 dólar, no ano passado.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Dirigia um carro, fugiu e foi morto.

No meio do trânsito, polícia japonesa mata, a tiros, um homem em um veículo roubado.


Osaka - No sábado, 14 de janeiro, a polícia de Kansai anunciou ao público que, na sexta-feira, dois policiais perseguiram e mataram um homem em um carro roubado, no município de Yao (província de Osaka).

www.nikkeyon.blogspot.com
No meio do trânsito, polícia japonesa mata, a tiros, um homem em um veículo roubado.
Após uma perseguição policial terminar com a morte do suspeito, investigadores da polícia examinam o veículo roubado, um Toyota Aqua, na cidade de Yao, província de Osaka. Foto: Takuya Tanabe.

O motorista morto foi identificado como Kenta Ishibashi, 41 anos.

Segundo a polícia, dois agentes da Delegacia de Yao patrulhavam as ruas da região de Hirano Ward, na cidade de Osaka, quando avistaram um veículo suspeito, por volta da 13h00, no dia 13 de janeiro.

Ao verificar a placa do carro, um Toyota Aqua branco, os polícias descobriram que o veículo foi roubado em outra cidade. 

A viatura policial, num momento, perdeu o carro de vista. No entanto, os policiais conseguiram alcançar Ishibashi, a cerca de 1,6 quilômetros de distância, e o perseguiram em disparada.

Durante a perseguição, Ishibashi acabou ficando preso no trânsito, atrás de um caminhão, quando o semáforo fechou o sinal. Ele deu marcha à ré no carro para escapar, mas acabou colidindo o Toyota na viatura da polícia, que estava no seu encalço.

Totalmente cercado e sem condições de fugir, os policiais desceram da viatura e avisaram para que Ishibashi saísse do veículo. Se ele não obedecesse os oficiais, eles usariam suas armas de fogo para atirar nele.

Ishibashi não obedeceu as ordens dos dois policiais. Cada agente disparou dois tiros no suspeito, que estava dentro do carro, deixando-o com ferimentos graves. Duas balas atingiram Ishibashi, sendo uma na barriga e a outra no ombro.

Preso pela polícia, Ishibashi foi levado às pressas para um hospital da região, com parada cardíaca. Cerca de duas horas depois, os médicos confirmaram sua morte.

O veículo roubado ficou bastante danificado após a perseguição. A polícia de Osaka continua investigando mais detalhes sobre o caso.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 15 de janeiro de 2023

Encontro entre Kishida e Biden.

O primeiro-ministro japonês e o presidente norte-americano confirmam cooperação política mais forte.


Washington - Na sexta-feira, 13 de janeiro, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, numa reunião na Casa Branca, em Washington. 

www.nikkeyon.blogspot.com
O primeiro-ministro japonês e o presidente norte-americano confirmam cooperação política mais forte.
Encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente norte-americano, Joe Biden, numa reunião na Casa Branca, em Washington. Eles concordaram em fortalecer  suas alianças políticas e militares, diante do atual cenário político internacional. Foto: NHK News.

Durante 2 horas, os dois líderes concordaram em fortalecer a aliança entre seus dois países, tendo em mente a crescente assertividade da China.

Kishida disse a Biden que seu governo fez grandes mudanças na política de segurança do Japão. Entre as mudanças, anunciadas no mês passado, incluem grandes aumentos nos gastos com o orçamento de defesa do país e a capacidade de contra-atacar um invasor suspeito.

O primeiro-ministro também explicou que o ambiente de segurança do território japonês está mais severo e complexo do que nunca. O governo japonês formulou uma nova estratégia de segurança, contribuindo para a paz e a prosperidade regional. Agora, o Japão fortalece suas forças militares de sua aliança com os Estados Unidos. Após a cúpula na Casa Branca, os dois líderes emitiram uma declaração conjunta. 

Na declaração, Biden elogia o Japão por reforçar fundamentalmente as capacidades de defesa de seu território. Ele também afirmou que a aliança EUA-Japão continua sendo a pedra angular da paz, segurança e prosperidade do Indo-Pacífico. 

Diante do atual cenário político mundial, os dois países aliados se preocupam com as atividades da China e da Coréia do Norte na região do Indo-Pacífico, bem como a invasão da Ucrânia pela Rússia. Também foi discutido a importância de se manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, encorajando uma resolução pacífica para os problemas na região China-Taiwan.

Finalizando a reunião, Kishida e Biden concordaram que seus países trabalharão juntos nas áreas de segurança econômica, exploração espacial e segurança energética. Os assuntos serão tratados por meio de diálogos, entre seus ministros das Relações Exteriores e da Economia.

Na coletiva de imprensa, Kishida disse aos repórteres que conseguiu aprofundar ainda mais a relação de confiança com Biden. No Twitter, o presidente norte-americano escreveu: "Kishida tem sido um aliado e um amigo inabalável dos Estados Unidos".

"Os Estados Unidos e o Japão estão intensificando suas alianças para promover a paz, a segurança e a prosperidade para ambos, o Indo-Pacífico e o mundo", disse Biden.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.