quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Prejuízos por causa da gripe do frango.

Com o avanço da gripe aviária, mais de 10 milhões de aves são abatidas no Japão.


Tóquio - Neste período do outono/inverno no Japão, os casos de gripe aviária já levaram ao abate recorde de 10,08 milhões de aves, em todo o território nacional.

www.nikkeyon.blogspot.com
Com o avanço da gripe aviária, mais de 10 milhões de aves são abatidas no Japão.
Uma equipe da vigilância sanitária vistoria uma granja na província de Ibaraki, por causa do surto de gripe aviária no local. Neste período do inverno, um recorde de infecções, pelo vírus da gripe, tem provocado o abatimento de milhares de aves por todo o território do Japão. Foto: NHK News. 

O vírus da gripe se espalhou nas aves (frangos e aves poedeiras) com uma velocidade sem precedentes no país. Os primeiros casos foram confirmados em Kurashiki, província de Okayama, e em Atsuma, província de Hokkaido, a partir de 28 de outubro do ano passado.

O Ministério da Agricultura do Japão informou que o número de locais afetados, pelo vírus, atingiu o recorde de 57 granjas, localizadas em 23 diferentes províncias japonesas. Nesta terça-feira, 10 de janeiro, mais outra granja (já incluída na lista de granjas com casos do vírus) foi afetada pela gripe aviária. O novo caso ocorreu na cidade de Kawaminami, província de Miyazaki.

Segundo o ministério, é a primeira vez que o abate ultrapassa 10 milhões de aves. O recorde anterior foi entre o outono de 2020 e o inverno de 2021, onde 9,87 milhões de aves foram abatidas no Japão, por causa da gripe aviária.

Especialistas no assunto atribuem a rápida disseminação do vírus da gripe com a chegada das aves selvagens, que começam a migrar para o Japão entre o outono e o inverno. Em 2022, as mesmas vieram mais cedo ao território japonês, chegando aqui no final de setembro. Isso resultou em uma escala sem precedentes da transmissão do vírus, a partir das aves migratórias infectadas para as aves do Japão.

O vírus da gripe aviária pode permanecer no ecossistema, no mesmo ambiente das aves não migratórias do país, até a chegada da primavera no Japão (entre março e abril).

As equipes do Ministério da Agricultura estão pedindo aos criadores do Japão, de aves no geral, que façam uma perfeita higienização de suas instalações de criação de animais. Além disso, é necessário a verificação e reparos das instalações, para que nenhum animal selvagem (transmissor do vírus da gripe) chegue perto dos frangos e aves poedeiras incubadas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias do Japão e do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário