Em Yamagata, dois corpos são encontrados no local de um deslizamento de terra.
Tsuruoka - Nesta segunda-feira, 2 de janeiro, equipes de resgate encontraram dois corpos soterrados por um deslizamento de terra, desastre ocorrido na região montanhosa de Tsuruoka, província de Yamagata.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Em Tsuruoka, a equipe de resgate usa uma lona azul para cobrir o local onde dois corpos foram encontrados, na manhã desta segunda-feira (2 de janeiro de 2023). Foto: Kyodo News. |
A polícia de Yamagata informou que as vítimas fatais são: um homem de 80 anos e sua esposa de 70 anos. O casal estava desaparecido desde o deslizamento de terra destruir a casa em que morava, fato ocorrido no último sábado (31 de dezembro).
Os corpos foram encontrados entre 7 e 8 horas da manhã desta segunda-feira. O óbito das vítimas foi confirmado em um hospital da região.
O deslizamento de terra (com cerca de 30 metros de altura, por 100 metros de largura de massa de solo desprendida da montanha) destruiu/danificou cerca de 10 moradias, na região rural de Tsuruoka. Vinte e duas pessoas, de 8 famílias, foram evacuadas de suas residências, devido ao risco de desastres secundários próximo do local. Os desalojados passaram o feriado de Ano Novo em um abrigo do município.
Isao Akojima, ex-professor de geomorfologia da Universidade de Yamagata, disse, à reportagem da Kyodo, que o deslizamento de terra pode ter sido causado por muita neve derretida e muita chuva, um conjunto de intempéries ocorrido no mês de dezembro. Uma grande quantidade de água penetrou no subsolo da montanha, que é um solo composto por lamito desgastado, provocando um avalanche de toneladas de terra, árvores e rochas que impactaram sobre as casas das vítimas.
De acordo com o ex-professor, esse tipo de deslizamentos de terra é mais comum na primavera do Japão, quando a neve começa a derreter nas montanhas. Entretanto, o deslizamento de Tsuruoka foi uma exceção, ocorrendo em pleno inverno japonês. Por causa das mudanças repentinas do clima, é muito difícil prever quando um desastre natural como esse poderá acontecer novamente.
Segundo o Escritório Meteorológico de Yamagata, a cidade de Tsuruoka registrou uma quantidade recorde de precipitações, como chuva e neve, durante o mês passado.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário