Funcionamento do reator nuclear de Takahama é interrompido após um alerta disparar.
Fukui - Na segunda-feira, 30 de janeiro, um reator da usina nuclear de Takahama, província de Fukui, teve seu funcionamento interrompido automaticamente, após o sinal de emergência emitir um alerta.
www.nikkeyon.blogspot.com
A Autoridade Reguladora Nuclear do Japão (NRA) informou que o reator nª 4 foi parado por volta das 15h20, depois que um alarme da usina disparou de repente. Segundo os relatos, o sistema de segurança sinalizou que o nível de nêutrons, dentro do reator nuclear, havia caído rapidamente.
O "Nuclear Watchdog" (espécie de monitorador da indústria nuclear no mundo) divulgou que nenhum problema foi relatado com os sistemas de resfriamento do combustível nuclear. Não houve alteração dos níveis de radiação do reator, que são verificados nos postos de monitoramento do entorno da usina.
Tanto a NRA, quanto a operadora da usina (Kansai Electric Power Company), estão investigando as causas do alerta no reator nuclear.
Em novembro de 2022, o reator em questão foi reativado, voltando a operar comercialmente no mês seguinte.
De acordo com a NRA, esta foi a primeira vez, desde 1988, que o sinal disparou dentro da usina de Takahama, resultando na parada automática do reator nuclear. Da última vez que isso aconteceu, o reator nª 3, da mesma usina, também teve seu funcionamento interrompido de repente.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário