sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Grande descoberta arqueológica no Japão.

Pesquisadores japoneses descobrem objetos do período Kofun, na província de Nara.


Nara - O Centro Municipal de Pesquisa de Propriedades Culturais de Nara e o Instituto Arqueológico da Prefeitura de Nara anunciaram nesta quarta-feira, 25 de janeiro, a descoberta de dois tesouros arqueológicos da era Kofun (período histórico do Japão, entre os anos 300 e 538 d.C.).

www.nikkeyon.blogspot.com
Pesquisadores japoneses descobrem objetos do período Kofun, na província de Nara.
Pesquisadores japoneses examinam a espada de ferro, com mais de 2 metros de comprimento, encontrada no túmulo de Tomio Maruyama, datado do século IV d.C. Foto: Kyodo.

Arqueólogos desenterraram, em um antigo cemitério Kofun, um espelho de bronze e uma enorme espada de ferro. O espelho tem formato de escudo e a espada tem mais de 2 metros de comprimento. Os objetos foram encontrados no kofun redondo de Tomio Maruyama, um antigo túmulo construído no século IV depois de Cristo.

Seigo Wada, diretor do Museu de Arqueologia da Prefeitura de Hyogo, disse o seguinte sobre a descoberta: "Eu fico me perguntando qual era o status da pessoa enterrada com esses objetos. O espelho e a espada são objetos muito incomuns, preciosidades jamais encontradas anteriormente na arqueologia japonesa. Há grandes expectativas para o estudo aprofundado do conteúdo do caixão".

O Centro de Pesquisa de Nara começou a escavar o túmulo de Tomio Maruyama no ano fiscal de 2018. Durante as escavações, pesquisadores encontraram uma instalação funerária que abriga um caixão de madeira de 5 metros de comprimento. Sobre o caixão havia a espada de ferro e o espelho de bronze, encrustados numa camada de argila.

Esta foi a primeira vez que um espelho de bronze, em forma de escudo, foi descoberto em um sítio arqueológico no Japão. Especialistas acreditam que a espada era um instrumento cerimonial para afastar os maus espíritos, e não uma arma, pois seu tamanho é muito grande.

O conselho de educação de Nara planeja estudar o conteúdo do caixão durante o ano fiscal de 2023, ou num futuro breve.

Em relação ao local da escavação onde a espada e o espelho foram encontrados, o conselho de educação pretende abrir o espaço arqueológico para a observação do público, entre os dias 28 e 29 de janeiro. 

O espelho e a espada ainda não serão mostrados ao público. Primeiramente, os objetos estão passando por um processo de restauração, sem uma data certa de quando isso terminará.


Fontes: The Asahi Shimbun / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário