domingo, 15 de janeiro de 2023

Encontro entre Kishida e Biden.

O primeiro-ministro japonês e o presidente norte-americano confirmam cooperação política mais forte.


Washington - Na sexta-feira, 13 de janeiro, o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, se encontrou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, numa reunião na Casa Branca, em Washington. 

www.nikkeyon.blogspot.com
O primeiro-ministro japonês e o presidente norte-americano confirmam cooperação política mais forte.
Encontro entre o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente norte-americano, Joe Biden, numa reunião na Casa Branca, em Washington. Eles concordaram em fortalecer  suas alianças políticas e militares, diante do atual cenário político internacional. Foto: NHK News.

Durante 2 horas, os dois líderes concordaram em fortalecer a aliança entre seus dois países, tendo em mente a crescente assertividade da China.

Kishida disse a Biden que seu governo fez grandes mudanças na política de segurança do Japão. Entre as mudanças, anunciadas no mês passado, incluem grandes aumentos nos gastos com o orçamento de defesa do país e a capacidade de contra-atacar um invasor suspeito.

O primeiro-ministro também explicou que o ambiente de segurança do território japonês está mais severo e complexo do que nunca. O governo japonês formulou uma nova estratégia de segurança, contribuindo para a paz e a prosperidade regional. Agora, o Japão fortalece suas forças militares de sua aliança com os Estados Unidos. Após a cúpula na Casa Branca, os dois líderes emitiram uma declaração conjunta. 

Na declaração, Biden elogia o Japão por reforçar fundamentalmente as capacidades de defesa de seu território. Ele também afirmou que a aliança EUA-Japão continua sendo a pedra angular da paz, segurança e prosperidade do Indo-Pacífico. 

Diante do atual cenário político mundial, os dois países aliados se preocupam com as atividades da China e da Coréia do Norte na região do Indo-Pacífico, bem como a invasão da Ucrânia pela Rússia. Também foi discutido a importância de se manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, encorajando uma resolução pacífica para os problemas na região China-Taiwan.

Finalizando a reunião, Kishida e Biden concordaram que seus países trabalharão juntos nas áreas de segurança econômica, exploração espacial e segurança energética. Os assuntos serão tratados por meio de diálogos, entre seus ministros das Relações Exteriores e da Economia.

Na coletiva de imprensa, Kishida disse aos repórteres que conseguiu aprofundar ainda mais a relação de confiança com Biden. No Twitter, o presidente norte-americano escreveu: "Kishida tem sido um aliado e um amigo inabalável dos Estados Unidos".

"Os Estados Unidos e o Japão estão intensificando suas alianças para promover a paz, a segurança e a prosperidade para ambos, o Indo-Pacífico e o mundo", disse Biden.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário