"Que 2023 seja um ano de esperança, em meio a pandemia e a guerra".
Tóquio - Em seu discurso de Ano Novo divulgado pela imprensa neste domingo, 1 de janeiro, o imperador Naruhito desejou um ano novo cheio de esperança para o povo japonês. Segundo suas palavras, o ano de 2022 ficou marcado pelo início de uma guerra (Rússia e Ucrânia) e manteve a luta mundial pelo controle da pandemia da COVID-19.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
O imperador Naruhito, a imperatriz Masako e a princesa Aiko posam para uma foto no Palácio Imperial, em 23 de dezembro de 2022. Foto: Agência da Casa Imperial/Kyodo News. |
O monarca japonês observou as muitas dificuldades pelas quais as pessoas passaram durante o ano 2022, como os impactos contínuos do coronavírus na sociedade japonesa e a inflação alta (aumento de preços das commodities e energia).
"Desejo que o ano novo seja aquele em que as pessoas no Japão, e no mundo, possam caminhar com esperança", disse Naruhito em um comunicado.
Ele também comentou sobre a guerra: "Sinto uma profunda tristeza pelas muitas vidas perdidas nas guerras e conflitos pelo mundo. Sinto fortemente a importância de manter o diálogo para superar diferenças de posições dos líderes mundiais. Além disso, é preciso trabalhar em conjunto com outros países na comunidade internacional, para se chegar à paz".
Naruhito tem demonstrado muita seriedade para que todos reflitam sobre a importância da paz no mundo. Em sua visita a Okinawa, junto com a imperatriz Masako, ele orou muito por aqueles que morreram na batalha de Okinawa, durante a Segunda Guerra Mundial. O casal imperial visitou a ilha no ano passado, por ocasião do 50ª aniversário de sua reversão de domínio político dos Estados Unidos para o Japão.
"Entendo que há muitas dificuldades no Japão e no mundo. No entanto, eu rezo para que as pessoas possam continuar se apoiando, uns aos outros, para superar situações adversas do presente e do futuro", disse o imperador.
A família imperial japonesa deve realizar um evento público de saudação de Ano Novo no Palácio Imperial, marcado para esta segunda-feira (2 de janeiro). Esta é a primeira aparição da família imperial, diante de seus súditos, após 3 anos de eventos cancelados por causa da pandemia do coronavírus. A princesa Aiko, filha única do casal imperial, fará sua primeira aparição na cerimônia.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário