Loja de conveniência japonesa doa alimentos "vencidos" para um refeitório infantil.
Tóquio - Uma das principais redes de lojas de conveniência do Japão, a Lawson Inc., decidiu por em prática um programa para ajudar famílias carentes do país. No dia 17 de janeiro, a rede começou a doar seus frangos fritos, e outros alimentos "fora do prazo de validade", para uma entidade que cuida de crianças.
www.nikkeyon.blogspot.com
A intenção da Lawson é tentar combater a pobreza infantil e o desperdício de alimentos, através do refeitório infantil. Essa instalação fornece refeições gratuitas, para crianças que têm famílias com dificuldades financeiras na aquisição de alimentos.
O programa, criado pela Lawson, ainda está sendo testado na prática, com a data de término para 28 de fevereiro. As doações são compostas por frangos fritos (10 tipos de karaage), croquetes de carne, croquetes de batata e rissoles de carne moída.
Todos os salgados fritos, vindos de várias lojas e com os prazos de "validade vencida", são enviados para a loja da Lawson Gate City Osaki Atrium (no mesmo prédio da sede da Lawson em Shinagawa Ward, Tóquio). Assim que os salgados chegam à sede, eles são rapidamente congelados, para manter o frescor e evitar que estraguem. Após o congelamento dos alimentos, eles são doados para o refeitório infantil Kodomo Yume Shokudo Danran, por meio da secretaria da Shinagawa Kodomo Shokudo. Com os salgados doados, crianças carentes conseguem ter seus almoços e jantares garantidos no refeitório.
De acordo com a Lawson, o tempo de validade para um de seus frangos fritos, chamado de "Karaage-kun", é de seis horas após ter sido frito no kombini. Entretanto, esse e outros salgados fritos têm um prazo de consumo útil mais longo do que o estipulado pelo fabricante do alimento. A matriz da Lawson garante que mesmo com o prazo de validade já vencido do salgado frito, ele pode ser consumido com segurança após o congelamento e descongelamento do produto.
Desde agosto de 2019, a Lawson doa seus lanches que não foram entregues ou vendidos, mas dentro do prazo de validade, para famílias carentes. A empresa também tem um sistema de descontos em alimentos, de acordo com o prazo de validade, e um sistema de inteligência artificial que melhora a rotatividade de seu estoque de produtos. Tudo isso é usado como forma de combater o desperdício de alimentos e tentar aliviar os problemas da pobreza no Japão.
Com base dos resultados na fase final de testes, a Lawson pretende expandir seu programa para outras lojas de sua rede.
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário