Sobe o preço de ovos no Japão, em meio ao surto recorde de gripe aviária.
Tóquio - Nas últimas semanas, o preço de ovos, no varejo, mais que dobrou de valor em alguns lugares do Japão. Atualmente, o país vem sofrendo com a disseminação, sem precedentes, da gripe aviária em frangos de corte e poedeiras.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Em um supermercado de Gunma, uma bandeja com 10 ovos está custando 298 ienes. O valor da dezena de ovos está quase 2,5 vezes mais caro agora, do que há um ano. Foto: NHK News. |
Até terça-feira da semana passada, 10 de janeiro, mais de 10 milhões de aves já tinham sido abatidas por causa do vírus. Um recorde para uma única temporada (outono-inverno) no Japão.
Além do problema da gripe aviária, o aumento do custo da ração importada, desencadeado pela invasão russa na Ucrânia, também fez o preço dos ovos aumentarem de valor assustadoramente no país.
Uma rede de supermercados, na província de Gunma, compra ovos de granjas locais. De acordo com o gerente da rede, a escassez de ovos no mercado interno fez com que os preços do produto subisse entre 30% e 40%. Isso é uma comparação feita com o preço dos ovos vendidos nos anos anteriores.
Agora, uma bandeja, com dez ovos médios, está custando 298 ienes (US$ 2,3) num supermercado de Gunma. O preço da dezena está quase 2,5 vezes mais caro agora do que há um ano. Por muito tempo, os preços dos ovos eram muito mais estáveis do que o preço de outras commodities.
Uma cliente do supermercado de Gunma disse que consome ovos todos os dias. Mas do jeito que as coisas vão, o encarecimento dos ovos acaba prejudicando muito seu orçamento familiar.
Daiki Nakajima, a responsável do supermercado pela compra de ovos das granjas, disse o seguinte: "Nunca vi os preços dos ovos subirem tanto, e em tão pouco tempo".
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário