Em meio à queda da natalidade no Japão, governo de Tóquio criará um benefício para famílias que vivem na metrópole.
Tóquio - O governo metropolitano de Tóquio está planejando a criação de um subsídio mensal de 5.000 ienes (US$ 38) para famílias com filhos de até 18 anos de idade. Segundo o projeto, o novo auxílio não dependerá do nível da renda familiar.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Governadora de Tóquio, Yuriko Koike, conversa com os repórteres no escritório do governo metropolitano, em 4 de janeiro de 2023. Foto: Kyodo News. |
A ideia é parte dos esforços do governo metropolitano, em lidar com a rápida queda da taxa de natalidade no Japão. De acordo com os dados oficiais, a quantidade anual de nascimentos no país caiu para menos de 800.000 bebês em 2021, número muito abaixo das expectativas do governo federal.
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, informou que sua administração precisa tomar suas próprias medidas, para reverter uma parte do problema da natalidade. Ela também disse que o governo do atual primeiro-ministro, Fumio Kishida, careceu de contramedidas para um efeito imediato na sociedade.
"É uma situação chocante que abala os próprios alicerces da sociedade. Não podemos mais atrasar. Tóquio assumirá a liderança na criação de medidas específicas para o aumento da taxa de natalidade", disse a governadora Koike, em seu discurso de Ano Novo na quarta-feira.
O governo metropolitano está pensando como garantir os fundos monetários para o novo subsídio, planejado em seu orçamento para o ano fiscal de 2023 (que começa em abril). Em janeiro de 2022, cerca de 1,93 milhão de jovens, com até 18 anos, viviam em Tóquio.
"Apoiar o crescimento das crianças é um investimento para o futuro", disse Koike aos repórteres. Ela também disse que rejeitava as críticas de que o novo subsídio visa, simplesmente, em ganhar apoio para seu governo.
Koike enfatizou a necessidade de Tóquio tomar a iniciativa de enfrentar o problema. Ela citou dados sobre as despesas familiares, com educação dos filhos na capital, são maiores que a média nacional.
Por muitos anos, o governo japonês tem lutado para encarar o rápido envelhecimento da população e evitar o declínio da taxa de natalidade do país.
Na quarta-feira, o primeiro-ministro Kishida disse, em uma coletiva de imprensa, que seu governo introduzirá medidas, sem precedentes, para combater o declínio da natalidade. Ele também disse que expandirá a ajuda para a criação de filhos no Japão, incluindo um apoio financeiro mais forte.
Atualmente, uma ajuda mensal do governo federal, entre 10.000 ienes e 15.000 ienes, é concedida às famílias com filhos, em idade escolar, e com renda muito baixa. Esse auxílio é assegurado, para as famílias, até o momento que suas crianças concluam o ensino ginasial.
Segundo a reportagem da Kyodo, já houve apelos para que "o benefício dos 10.000 ienes" abrangesse alunos do ensino médio, e que o valor do auxílio fosse maior para famílias com vários filhos.
Fonte: Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário