domingo, 29 de janeiro de 2023

Os crimes de "Luffy".

Justiça japonesa pede, para as autoridades filipinas, à extradição dos suspeitos de uma série de roubos no Japão.


Tóquio -  Neste sábado, 28 de janeiro, a polícia japonesa solicitou que as autoridades filipinas entregassem quatro cidadãos japoneses, presos na cidade de Manila. Todos estão detidos em uma instalação do departamento de imigração, na capital das Filipinas.

www.nikkeyon.blogspot.com
Justiça japonesa pede, que as autoridades filipinas entreguem, os suspeitos de uma série de roubos no Japão.
Neste sábado, a polícia japonesa pediu, à justiça das Filipinas, que fosse realizado a extradição de quatro japoneses suspeitos por roubos no Japão. Foto: NHK News.

Os quatro japoneses detidos são suspeitos de uma série de roubos ocorridos no Japão. A polícia japonesa acredita que um dos suspeitos detidos é o líder da quadrilha, conhecido pelo apelido de "Luffy". As autoridades japonesas ainda não têm certeza se o apelido "Luffy" é uma pessoa ou um grupo de criminosos.

Entre os suspeitos, detidos nas Filipinas, estão Yuki Watanabe e Kiyoto Imamura. A polícia de Tóquio obteve mandados de prisão para Watanabe, Imamura e os outros dois japoneses presos em Manila, devido ao envolvimento deles em um golpe, ocorrido no Japão, em 2019.

Recentemente, a mesma quadrilha foi responsável, junto com mais comparsas, por um roubo de residência em Tóquio, que resultou na morte de uma senhora de 90 anos. Todos criminosos envolvidos nesse latrocínio, que estavam escondidos no Japão, já foram presos.

O Secretário de Justiça das Filipinas, Jesus Crispin Remulla, disse à reportagem da NHK que a polícia japonesa acredita que Watanabe pode ter usado o pseudônimo "Luffy", para realizar os crimes. Remulla também informou que Watanabe está detido no centro de imigração desde 2021.

Segunda a polícia japonesa, um criminoso, que adotava o apelido "Luffy", recrutou várias pessoas para cometer uma série de roubos pelo Japão. As instruções dos crimes eram realizados nas Filipinas, através das redes sociais. Calcula-se que os criminosos estavam envolvidos em vários roubos de residências, ocorridos em 14 províncias japonesas. O alvo preferido da quadrilha era pessoas idosas que guardavam muito dinheiro em casa.

Acredita-se que o grupo de quatro japoneses, detidos pela justiça filipina, tenha enviado as instruções de roubo em residências japonesas, e de recrutamento de criminosos, de dentro do departamento de imigração de Manila. A forma de comunicação dos criminosos, entre os países Japão e Filipinas, era feita por meio de um aplicativo de mensagens criptografadas.

De acordo com a polícia filipina, agora o uso de qualquer telefone/smartphone está proibido nas instalações da imigração, evitando a comunicação dos detidos com as pessoas do lado de fora.

A Agência Nacional de Polícia do Japão informou que pelo menos 20 casos de furtos, e roubos também,  ocorreram no território japonês durante o ano passado. Desses crimes, mais de 30 suspeitos já foram presos no Japão. Todos esses criminosos estavam em conexão com o líder "Luffy".


Fontes: NHK News / The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário