Descendentes de japoneses de 4ª geração poderão ter visto de longa permanência no Japão.
Tóquio - Na semana passada, a mídia informou que o governo japonês está estudando mudanças no visto para os descendentes de japoneses de quarta geração.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Governo do Japão estuda mudanças no status do visto para descendentes de japoneses de 4ª geração. |
O novo status do visto permitiria, aos requerentes yonsei, a oportunidade de trabalhar no Japão por um longo período. Além disso, poderá haver chances do futuro trabalhador levar a própria família ao país.
Segundo informações, o governo japonês irá solicitar a opinião do público, sobre a questão, entre outubro e novembro. O objetivo é efetuar a mudança do visto até o final deste ano.
Em 2018, o Japão tinha criado um sistema que permite, aos descendentes de japoneses de 4ª geração, o trabalho junto com o estudo da língua e da cultura japonesa no país. O status do visto para esses yonsei é chamado de "atividades designadas".
Entretanto, o visto de "atividades designadas" tem suas limitações. O detentor do visto é obrigado a retornar ao seu país de origem, após uma estadia máxima de 5 anos no Japão (em princípio). E ainda há outro ponto negativo: o dekassegui não está autorizado a trazer consigo seus familiares ao país.
No início, o governo japonês esperava que até 4.000 trabalhadores de quarta geração chegassem ao Japão anualmente. Mas, até o final de 2022, apenas 128 trabalhadores de quarta geração permaneciam no Japão, de acordo com a Agência de Serviços de Imigração. Cerca de 84 trabalhadores eram de origem brasileira.
Cinco grupos de brasileiros, de ascendência japonesa, apelaram ao governo japonês. O intuito da ação foi reverter o sistema, num pedido feito por escrito em setembro deste ano.
Os grupos de brasileiros afirmaram que forçar os imigrantes japoneses, de quarta geração, a permanecerem efetivamente separados de suas famílias, durante 5 anos, era uma questão de direitos humanos.
Por causa disso, os brasileiros pediram ao governo a permissão para que eles pudessem mudar o status do visto, de "atividades designadas" para "residência de longa duração". Isso poderia ser feito dentro de dois a três anos após a chegada ao Japão.
De acordo com o plano de mudanças do governo, os imigrantes de quarta geração de japoneses seriam autorizados a mudar o status de residência, após um período de cinco anos. No entanto, o requerente deverá satisfazer certas condições, como passar no nível 2 do teste de proficiência em língua japonesa.
Além disso, o governo está considerando em aumentar o limite de idade para os descendentes de quarta geração, elevando o limite máximo para cerca de 35 anos. Atualmente, os candidatos devem ter entre 18 e 30 anos, quando vierem ao Japão.
O nipo-brasileiro Angelo Ishi, professor de sociologia da Universidade de Musashi (Tóquio), disse que muitos descendentes de japoneses de quarta geração se sentiram desanimados, com a perspectiva negativa de trabalhar no Japão sem estarem acompanhados de seus familiares.
"Uma revisão drástica dessa restrição (das limitações imigratórias para os yonsei) é necessária, se o governo japonês pretende seriamente abrir as portas da imigração de forma mais ampla", disse Ishi.
Fonte: The Asahi Shimbun.
Nenhum comentário:
Postar um comentário