Ativista iraniana ganha o Prêmio Nobel da Paz.
Oslo - Nesta sexta-feira, 6 de outubro, o comitê norueguês do Nobel escolheu uma mulher iraniana, defensora dos direitos humanos, como a grande vencedora do Prêmio Nobel da Paz deste ano.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
A ativista iraniana Narges Mohammadi é nomeada vencedora do Prêmio Nobel da Paz 2023, pela sua luta contra a opressão no Irã. Foto: NHK News. |
O prêmio foi para a ativista Narges Mohammadi, pela sua luta contra a opressão das mulheres no Irã e pela sua luta pelos direitos humanos e liberdade para todos.
Durante a divulgação da pessoa premiada, o comitê de seleção afirmou que Mohammadi é uma combatente da liberdade, cuja luta tem acarretado enormes custos pessoais para ativista iraniana.
Segundo um breve histórico de sua vida, Mohammadi foi presa 13 vezes pelas autoridades iranianas. Atualmente, ela cumpre uma pena total de 31 anos de prisão no Irã, além de receber 154 chibatadas.
A comissão do Nobel também reservou um tempo para reconhecer as centenas de milhares de pessoas que protestam contra o regime teocrático do Irã nos últimos anos.
A dedicação e o trabalho de Mohammadi é expressado através de seu seguinte lema: "Mulher, Vida e Liberdade".
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário