sábado, 28 de outubro de 2023

Índice de Preços ao Consumidor no Japão.

Inflação na cidade de Tóquio aumenta para 2,7% em outubro.


Tóquio - Os últimos números da inflação em Tóquio foram divulgados nesta sexta-feira, 27 de outubro. Os dados divulgados mostram sinais de maior pressão sobre os preços dos produtos. A alta da taxa de inflação, em outubro, acelerou pela primeira vez após quatro meses de queda.

www.nikkeyon.blogspot.com
Inflação na cidade de Tóquio aumenta para 2,7% em outubro.
O índice de preços ao consumidor em Tóquio apresentou aumento de 2,7%, em termos anuais, no m~es de outubro. Foi a primeira aceleração da inflação após quatro meses de queda. Foto: NHK News.

O Ministério da Administração Interna afirmou que o índice de preços ao consumidor, para os 23 bairros centrais de Tóquio, aumentou 2,7%  em termos anuais. Houve um aumento de 0,2 ponto em relação ao mês anterior (setembro 2023).

O índice exclui os preços voláteis dos alimentos frescos, que variam com base do clima.

Os consumidores, da região de Tóquio, continuam a enfrentar preços mais elevados nos supermercados. O custo dos alimentos disparou para 7,3% em outubro.

Por outro lado, a conta da eletricidade caiu 18,6% este mês. A conta de gás também teve queda, retraindo para 14,2% o valor do metro cúbico. Entretanto, a margem de declínio dessas fontes de energia foi menor, em comparação com os números de setembro. A causa dessa menor queda foi provocada pelos novos subsídios do governo japonês, para as contas de serviços públicos, que foram reduzidos pela metade.

Os números da capital japonesa são vistos como um indicador-chave da inflação do país. A próxima atualização do índice da inflação de Tóquio será divulgada no dia 24 de novembro.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário