Governo russo proíbe importações de frutos do mar do Japão no país.
Tóquio - Depois da Rússia anunciar a proibição nas importações de produtos pesqueiros do Japão, no dia 16 de outubro, o governo japonês apresentou um protesto ao governo russo.
www.nikkeyon.blogspot.com
O Chefe do Departamento de Desarmamento, Não Proliferação e Ciência do Ministério das Relações Exteriores do Japão, Katsuro Kitagawa, reuniu-se com o Chefe Interino da Embaixada Rússia imediatamente na segunda-feira.
Kitagawa informou que o Japão respondeu de boa fé aos pedidos da Rússia: explicações e o fornecimento de dados relacionados à liberação no mar da água tratada da usina nuclear de Fukushima.
"É injusto que a Rússia reforce suas restrições sobre as importações de frutos do mar do Japão, onde suas decisões não se baseia em evidências científicas. É extremamente lamentável", disse Kitagawa.
Assim como a Rússia, a China já tinha suspendido as importações de frutos do mar do Japão no final de agosto deste ano. O governo chinês também é contra a liberação da água tratada da usina de Fukushima no oceano.
As autoridades sanitárias e de quarentena da Rússia anunciaram que as restrições entraram em vigor a partir desta segunda-feira (16 de outubro). Se as informações necessárias sobre a segurança dos frutos do mar do Japão forem enviadas pelos reguladores russos, a Rússia poderá suspender a proibição das importações após a análise dos documentos.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário