quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Calor insistente.

Japão sofreu com o mês de setembro mais quente já registrado no país.


Tóquio - Depois do calor recorde em julho e agosto deste ano, o Japão também experimentou o setembro mais quente já registrado pela agência meteorológica do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão sofreu com o mês de setembro mais quente já registrado no país.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou que o país sofreu o mês de setembro mais quente já registrado nos últimos 125 anos, com temperatura média de 24,91 graus Celsius. Foto: Masaru Komiyaji. 

Segundo os dados oficiais, a temperatura média em setembro foi de 24,91 graus Celsius. Essa foi a média mais alta que o Japão já registrou nos últimos 125 anos. O recorde anterior foi em 2012, quando a temperatura média foi de 23,76 graus Celsius. Em 1999, a temperatura chegou a 23,68 graus Celsius.

"A onda de calor foi causada por sistemas de alta pressão do Oceano Pacífico e pelo o aquecimento global",  informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O calor do verão continuou até meados de setembro, quando as temperaturas caíram brevemente  e voltaram a subir no final do mês. A agência meteorológica também prevê temperaturas elevadas em outubro, infelizmente.

A temperatura média foi baseada em registros de 15 locais menos urbanizados do Japão, que inclui a cidade de Choshi (província de Chiba) e a cidade de Hikone (província de Shiga). A JMA calcula a temperatura média do país com base nos dados desses pontos de observação.  

As grandes cidades japonesas experimentaram temperaturas ainda mais elevadas em setembro, com a temperatura média de 27,23 graus Celsius em localidades como: Tóquio, Nagoya, Osaka e Fukuoka. Essa média superou o recorde anterior, que foi de 26,36 graus Celsius em 2007.


Fonte: The Asahi Shimbun.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário