As Olimpíadas de Tóquio chegam ao fim, mas a pandemia do coronavírus continua.
Tóquio - Os Jogos de Tóquio 2020+1 chegaram ao fim na noite deste domingo, 8 de agosto, após mais de duas semanas de competições. Muitas restrições foram feitas aos atletas por causa da COVID-19 e as competições foram realizadas as portas fechadas, sem a participação do público nos estádios e ginásios.
Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Foto: AP.
Durante a cerimônia de encerramento, centenas de atletas se reuniram no centro do Estádio Nacional sem o público na arquibancada, despedindo-se do maior evento esportivo mundial. Além disso, foi a primeira Olimpíadas da era coronavírus.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, fez o seu discurso de encerramento dos Jogos de Tóquio, em meio às outras autoridades internacionais presentes no evento.
"Vocês foram os mais rápidos. Subiram mais alto. Foram mais fortes porque todos nós estávamos juntos, em solidariedade. Isso foi mais notável devido aos muitos desafios que todos nós tivemos que enfrentar por causa da pandemia. Nestes tempos difíceis, vocês deram ao mundo o mais precioso presente: a esperança", disse Bach aos atletas olímpicos reunidos no estádio.
Com a retirada da bandeira olímpica do mastro no Estádio Nacional, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, a entregou ao presidente do COI, formalizando o fim dos Jogos Olímpicos. Logo em seguida, Bach repassou a bandeira olímpica para a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, de onde será realizado a próxima edição das Olimpíadas em 2024.
O príncipe herdeiro Fumihito, irmão mais novo do imperador japonês Naruhito, compareceu à cerimônia de encerramento. Também estava presente no evento o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga.
No quadro final de medalhas olímpicas, os Estados Unidos terminaram em primeiro lugar com 113 medalhas, conquistando 39 medalhas de ouro. A China ficou em segundo lugar, com 88 medalhas no total, obtendo 38 medalhas de ouro. O Japão encerrou os jogos em terceiro lugar com 58 medalhas, sendo 27 medalhas de ouro conquistadas.
A cerimônia de encerramento teve um sabor de "evento de vídeo conferência". Enquanto os atletas estavam posicionados na arena, grandes telões instalados nas extremidades do estádio mostravam o que os organizadores dos jogos chamaram de "central de vídeos dos torcedores". Imagens de chamadas de vídeos pelo Zoom mostravam os torcedores das Olimpíadas vibrando pelos atletas bem longe dali, no conforto de suas casas.
Desde o início dos jogos, cerca de 11.000 atletas de mais de 200 países e regiões competiram nas Olimpíadas de Tóquio. Seguindo regras rígidas contra a pandemia, atletas fizeram testes de COVID-19 diariamente e limitaram as suas andanças somente entre os locais das competições e os quartos de hotéis.
As Olimpíadas de Tóquio tiveram 33 modalidades esportivas, compostas por 339 competições. Esta edição dos jogos teve a estréia do caratê, do surfe, do skate e da escalada esportiva.
Seiko Hashimoto, presidente do comitê organizador dos jogos, disse o seguinte: "Realizamos os jogos priorizando a segurança e agora chegamos ao dia do encerramento sem ver grandes problemas. Depois de experimentar o momento em que muitos estão isolados por causa do coronavírus, estou convencida de que os atletas reunidos no palco deste estádio trouxeram esperança para muitas pessoas nestes tempos difíceis".
Hashimoto se comprometeu a melhorar as medidas de segurança para os Jogos Paraolímpicos de Tóquio. As Paraolimpíadas serão realizados entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro.
Fontes: Kyodo News / The Mainichi.
Imagens das Olímpiadas de Tóquio 2020 - Domingo dia 8.
Último dia dos Jogos Olímpicos e, desta vez, foi prata! Bia Ferreira (foto acima) conquistou a medalha de prata no boxe feminino, categoria até 60kg. O time de voleibol feminino (foto abaixo) conquistou a última medalha do Brasil. O voleibol do Brasil perdeu a medalha de ouro para o time dos Estados Unidos por 3 sets a 0. Parabéns mulheres! Fotos: COB/Reuters.
Nenhum comentário:
Postar um comentário