Prefeito morde a medalha olímpica de atleta e recebe uma enxurrada de críticas.
Aichi - O prefeito da cidade de Nagoya, Takashi Kawamura, tomou uma atitude inapropriada quando uma medalhista olímpica o visitou na prefeitura: ele mordeu a medalha de ouro da atleta.
Prefeito de Nagoya, Takashi Kawamura, morde a medalha de ouro da atleta olímpica Miu Goto. Foto: Mainichi.
A atleta Miu Goto, ganhadora da medalha de ouro da equipe olímpica de softball feminino, é nascida na cidade de Nagoya e atua no time da Toyota Red Terriers. Na quarta-feira, 4 de agosto, ela decidiu visitar formalmente o governo municipal e mostrar a sua medalha de ouro para o prefeito Kawamura.
Durante à visita, a atleta Goto colocou a sua medalha de ouro em volta do pescoço do prefeito. Repentinamente, numa demonstração do "seu espírito olímpico", o prefeito Kawamura tirou a sua máscara facial e mordeu a medalha de ouro de Goto, diante da imprensa que estava na prefeitura registrando a visita da atleta.
A imagem do prefeito de Nagoya mordendo a medalha de Goto viralizou negativamente nas redes sociais do Japão. O governo municipal disse ter recebido cerca de 4.000 reclamações, entre telefonemas e mensagens de e-mails, de pessoas inconformadas com a atitude do prefeito. Muitas pessoas disseram que Kawamura tomou uma atitude rude diante da atleta e que ele não se importou com as medidas de proteção no combate ao coronavírus.
A prefeitura de Nagoya disse que também recebeu uma carta do presidente da Toyota Motors Corp., Akio Toyoda, manifestando negativamente a ação do prefeito. A Toyota é dona do clube pela qual a atleta Goto joga profissionalmente no país.
Segundo o comunicado da Toyota: "Foi um ato indigno e desrespeitoso pelos esforços de longa data da atleta que ajudaram a seleção olímpica de softball a conquistar a vitória. Esperamos sinceramente que o prefeito se comporte apropriadamente como um líder". A carta levou o vice-prefeito de Nagoya a visitar a sede da Toyota Motors e formalizar um pedido de desculpas pessoalmente.
O prefeito disse aos repórteres que sempre sonhou em ganhar uma medalha de ouro e a mordida foi a sua maior expressão de amor aos Jogos Olímpicos.
Kawamura disse lamentar que sua ação sujasse a medalha, um símbolo olímpico que resultou o esforço persistente de uma atleta ao longo de muitos anos. Ele também afirmou que deveria ter refletido seriamente sobre a sua atitude. E adicionou que a sua ação foi completamente inadequada para um prefeito da cidade de Nagoya.
Além disso, o prefeito de Nagoya procurou conversar com Yasuhiro Yamashita, presidente do Comitê Olímpico do Japão, pedindo desculpas por telefone na quinta-feira. Kawamura também enviou uma carta formalizando as suas desculpas à Toyota Motors.
Fontes: NHK News / The Mainichi.
Imagem das Olímpiadas de Tóquio 2020 - Quinta-feira dia 5.
Brasil é prata! O skatista Pedro Barros ganha a medalha olímpica de prata na modalidade skate park, nesta quinta-feira. A medalha de ouro ficou para o australiano Keegan Palmer e a medalha de bronze ficou para o norte-americano Cory Juneau. Parabéns! Foto: Reuters.
Abaixo, o quadro parcial de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Até o 29º colocado). Última atualização: 05/08/2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário