Japão suspende lotes da vacina Moderna sob suspeita de contaminação.
Tóquio - A campanha de vacinação contra a COVID-19 pode ser interrompida em todo o Japão depois que materiais estranhos foram encontrados em alguns frascos da vacina Moderna.
Cerca de 1,63 milhão de doses da vacina Moderna foram suspensas nos locais de vacinação pelo Japão sob suspeita de contaminação. Foto: AFP.
Na quinta-feira, 26 de agosto, o Ministério da Saúde do Japão decidiu a interrupção do uso de 1,63 milhão de doses da vacina Moderna. Todas as doses sob suspeita de contaminação foram fabricadas em uma indústria farmacêutica da Espanha.
A farmacêutica japonesa Takeda Pharmaceutical Co., responsável pela venda e distribuição da vacina Moderna no Japão, informou que ainda não houve relatos de danos à saúde de quem a tomou. Das 1,63 milhão de doses suspensas, algumas delas já foram distribuídas e usadas em 863 postos de vacinação do país.
Nos últimos dez dias, pequenos materiais estranhos foram descobertos em 39 frascos de vacinas não utilizados de oito locais de vacinação pelo Japão. Os lotes de vacinas suspeitos de contaminação foram mandados da Espanha para o Japão no final do mês de julho.
O Ministério da Saúde não revelou os nomes dos locais de vacinação afetados. É sabido que os materiais estranhos foram encontrados em doses distribuídos nas províncias de Ibaraki, Saitama, Tóquio, Gifu e Aichi.
A Agência para Assuntos Culturais cancelou abruptamente um programa de vacinação para pessoas engajadas em atividades culturais e artísticas. A vacinação estava programada para hoje, quinta-feira, no Centro de Nacional de Arte de Tóquio. As vacinas que seriam utilizadas no local foram suspensas após a comprovação do número de lotes suspeitos da contaminação.
A Takeda Pharmaceutical informou que pediu para a farmacêutica Moderna dos Estados Unidos para identificar os materiais estranhos dos lotes contaminados e explicar como isso aconteceu. O Ministério da Saúde do Japão disse que irá trabalhar para minimizar o impacto no calendário de vacinação, enviando vacinas de reposição para os locais afetados.
Fontes: Japan Today / NHK News.
Imagens das Paraolimpíadas de Tóquio 2020 - Quinta-feira dia 26.
Nesta quinta-feira, Brasil foi duplamente prata! Rodolpho Riskalla (esquerda) faturou a medalha de prata no adestramento classe 4. Jovane Guissone (direita) também conquistou a medalha de prata, só que na esgrima em cadeira de rodas - categoria B. Parabéns medalhistas! Fotos: CPB.
Abaixo, o quadro parcial de medalhas dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 (Até o 30º colocado). Última atualização: 26/08/2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário