terça-feira, 10 de agosto de 2021

Hora de dizer adeus.

Atletas japoneses e estrangeiros agradecem a todos que ajudaram na realização das Olimpíadas.


Tóquio - A edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio parecia que não iria acontecer devido à pandemia mundial do coronavírus. Os jogos já foram adiados de 2020 para 2021, no primeiro momento em que a COVID-19 estava se alastrando de forma alarmante em todos os países e sem uma cura eficaz para neutralizar o poderoso vírus.

Atletas japoneses e estrangeiros agradecem a todos que ajudaram na realização das Olimpíadas.
Equipe olímpica do Uzbequistão no aeroporto de Haneda nesta segunda-feira. Foto: Kyodo.

Com o fim das Olimpíadas, muitas pessoas perceberam que as competições nas condições pandêmicas só foram possíveis com o trabalho duro de muitos profissionais e voluntários que ajudaram a evitar a disseminação do coronavírus durante os jogos.

Portanto, alguns atletas olímpicos do Japão e do exterior expressaram nas redes sociais, ou entrevistas, os seus agradecimentos as pessoas que ajudaram a tornar o evento Olímpico possível. Vejamos alguns:

"Não vou esquecer que estive nas Olimpíadas pela qual eu ansiava. Isso foi graças a muito apoio e cooperação. Estou muito, muito grata", twittou a atleta japonesa Namiki Tsukimi que conquistou a medalha de bronze no boxe feminino peso pena.

A atleta Risa Shimizu, da seleção japonesa de futebol feminino, agradeceu aos profissionais da área médica que lutaram contra a pandemia da COVID-19 durante os jogos. Ela também agradeceu aos voluntários e às equipes da vila olímpica e dos hotéis.

Outro atleta disse: "Eu sei que o povo do Japão perseverou e se sacrificou muito para que os Jogos Olímpicos acontecessem, mesmo depois de um ano de adiamento. É um sinal da força do povo japonês que nos deram um impulso para atuar. Como atletas, temos que ser muito gratos por isso", afirmou o velocista chinês Su Bingtian que estabeleceu o recorde asiático de 9,83 segundos nas semifinais masculinas de 100 metros rasos.

A ciclista britânica Laura Kenny, que ganhou ouro e prata no ciclismo de pista no Velódromo de Izu, também elogiou o país anfitrião: "Apenas um grande obrigado. Houve muitas perguntas sobre se isso poderia ou deveria acontecer. Estou muito feliz e muito grata por todos que fizeram essa edição dos jogos acontecer. Como atletas, nós treinamos por muito tempo para as competições e, em uma escala mais ampla, eu sei que a saúde das pessoas é o mais importante. Ser capaz de organizar tudo isso e ainda colocar um pouco de felicidade na vida das pessoas é o que importa".

O atleta japonês de hóquei Kaito Tanaka refletiu sobre a forma como as competições foram realizadas sem a presença do público. Ele esperava que o Japão pudesse receber os atletas olímpicos do exterior de uma forma mais receptiva. "Espero que os atletas olímpicos que vieram ao Japão, voltem ao país quando a pandemia do coronavírus diminuir", disse ele.

E finalmente, agora é hora de botar o pé na estrada, ou melhor dizendo, voar de volta para casa. Cerca de 10.000 pessoas (entre atletas olímpicos, equipes de apoio e  oficiais das Olimpíadas) devem partir dos aeroportos de Haneda e Narita a partir desta segunda-feira, 9 de agosto.

Muitos atletas foram vistos tomando os ônibus, um após o outro, saindo da vila olímpica em direção aos aeroportos, por volta das 9h30 de hoje.

O saguão de embarque internacional do aeroporto de Haneda estava lotado de pessoas durante a manhã e o início da tarde desta segunda-feira.

Boa viagem atletas e arigato a todos!


 
Fontes: Kyodo News / Japan Today. 



Abaixo, o quadro final de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Até o 29º colocado).



www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário