segunda-feira, 30 de agosto de 2021

Eles conseguiram sair de Cabul.

Atletas do Afeganistão conseguem chegar ao Japão para os Jogos Paraolímpicos.


Tóquio - Neste domingo, 29 de agosto, o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) informou que os dois atletas evacuados do Afeganistão chegaram à Tóquio, a tempo de competirem nas Paraolimpíadas.

Atletas do Afeganistão conseguem chegar ao Japão para os Jogos Paraolímpicos.
Chegada de Zakia Khudadadi (esquerda) e Hossain Rasouli (direita) no Japão, 28 de agosto. Foto: Infobae. 

Os dois atletas, Zakia Khudadadi (lutadora de taekwondo) e Hossain Rasouli (velocista), deixaram o Afeganistão há uma semana atrás e chegaram ao Japão na noite de sábado, 28 de agosto, em um vôo de Paris. A chegada da dupla afegã aos Jogos Paraolímpicos foi muito emocionante, de acordo com autoridades paraolímpicas.

Os atletas afegãos já estão alojados na vila paraolímpica e estão se preparando para as competições, disse o IPC em um comunicado no sábado à noite.

"Zakia e Hossain estão agora em Tóquio para realizar seus sonhos. A presença deles nos jogos é uma forte mensagem de esperança para muitas outras pessoas ao redor do mundo", disse o presidente do IPC, Andrew Parsons, em um comunicado após se encontrar com os atletas afegãos na vila paraolímpica.

"A reunião foi extremamente emocionante. Houve muitas lágrimas de todos na sala. Foi realmente uma reunião notável", disse o porta-voz do IPC, Craig Spence, em uma coletiva de imprensa neste domingo.

Anteriormente, o Comitê Paraolímpico Internacional tinha comunicado que não havia uma maneira segura de trazer os dois atletas afegãos ao Japão para as Paraolimpíadas. Com a retomada do Talibã ao poder do Afeganistão, o país virou um caos, com vários cidadãos afegãos tentando fugir do país. 

Mas vários governos e organizações internacionais realizaram o que o IPC chama de "grande operação global", para ajudar os atletas que desejavam participar dos Jogos de Tóquio.

"A dupla de atletas expressou muita gratidão pela evacuação segura de Cabul e pela oportunidade de realizar o sonho de participar dos Jogos Paraolímpicos", disse Spence.

Spence informou que o IPC trabalhará com os atletas afegãos e com o chefe da equipe afegã, Arian Sadiqi. Todos eles têm a garantia de que receberão todo o cuidado e apoio necessário durante e após os jogos.

"Acredito fortemente que, por meio do movimento paraolímpico e dos Jogos Paraolímpicos, podemos transmitir uma mensagem positiva de que a coexistência pacífica é melhor para a humanidade. Devemos manter e valorizar a paz porque brigas e sentimentos negativos apenas destroem o planeta", disse Sadiqi que também está em Tóquio.

Depois de chegar a Paris no dia 23 de agosto, Khudadadi e Rasouli expressaram uma forte aspiração para as Paraolimpíadas, segundo Spence. 

Em relação ao coronavírus, os atletas afegãos foram testados duas vezes para a COVID-19 antes de chegar ao Japão e foram examinados mais uma vez no aeroporto de Haneda. Todos os resultados dos exames deram negativo.

Como parte das medidas de proteção da saúde mental e do bem-estar dos atletas afegãos, o porta-voz do IPC avisou que nenhum meio de comunicação poderá entrevistá-los durante os jogos.

"A vida humana é a coisa mais importante aqui. Acho que as atuações deles vão falar durante as competições. O que os dois atletas não querem neste momento é que pergunta alguma seja feita agora sobre eles, o Afeganistão e o futuro", informou Spence. 


Fonte: Kyodo News.




Imagens das Paraolimpíadas de Tóquio 2020 - Domingo dia 29.


Neste domingo, quatro atletas brasileiros brilharam nos Jogos Paraolímpicos! Mariana D'Andrea (superior, esquerda) foi ouro no halterofilismo - até 73kg. Alana Maldonado (superior, direita) conquistou a medalha de ouro no judô - até 70kg. Gabriel Araújo ou Gabrielzinho (inferior, esquerda) venceu na natação - 200m livre classe S2 - e conquistou o primeiro lugar. E Carol Santiago (inferior, direita) foi ouro na natação também, mas nos 50m livre - classe S13. Parabéns vencedores! Fotos: Getty Images, rededoesporte.gov.br, CPB.



Abaixo, o quadro parcial de medalhas dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 (Até o 30º colocado). Última atualização: 29/08/2021.





www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário