Resíduos de borracha são encontrados dentro da vacina da Moderna, em Okinawa.
Okinawa - O Ministério da Saúde anunciou em 29 de agosto que materiais estranhos encontrados dentro das vacinas da Moderna na região de Okinawa, nada mais são que resíduos de borracha do próprio vedante dos frascos.
Manipulação errada da seringa provocou a suspeita de contaminação da vacina da Moderna em Okinawa. Foto: Reuters.
A investigação foi conduzida pela Takeda Pharmaceutical Co., responsável pela distribuição da vacina da Moderna no Japão. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar comunicou que não havia nenhum problema com a qualidade da vacina em si. Sem saber do que se tratava, o governo de Okinawa tinha suspendido temporariamente a campanha de vacinação na região depois de encontrar materiais estranhos dentro das seringas com as vacinas.
Os materiais estranhos foram encontrados dentro de cinco seringas cheias do imunizante da Moderna, fato acontecido somente em Okinawa nos dias 27 e 28 de agosto. Todo o lote suspeito de contaminação foi suspenso a partir da noite do dia 28 de agosto. Nenhum risco à saúde foi confirmado até agora.
Segundo a investigação, a agulha da seringa deve perfurar perpendicularmente à rolha de borracha do frasco da vacina, sendo o modo correto de uso. Observou-se através dos frascos suspeitos de contaminação que a forma de perfurar à rolha de borracha estava incorreta. A pessoa, que manipulou as seringas, perfurou à borracha do frasco com a agulha no sentido transversal. Isso provocou a ruptura da rolha, fazendo com que detritos de borracha entrasse na seringa junto com o líquido da vacina.
Após a recente descoberta de materiais estranhos dentro dos frascos da vacina da Moderna, que pareciam com partículas metálicas, o ministério da saúde do Japão suspendeu três lotes da vacina em todo o país. Oito locais de inoculação em cinco províncias japonesas foram afetadas com a suspeita de contaminação, na semana passada. Ainda não se sabe o motivo que levou a contaminação dos três lotes suspensos da vacina da Moderna no Japão.
Fonte: The Mainichi.
Imagens das Paraolimpíadas de Tóquio 2020 - Segunda-feira dia 30.
Segunda-feira no Japão e mais dois medalhistas de ouro do Brasil! Claudiney Batista (esquerda) conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco - classe F56. Beth Gomes (direita) levou a medalha de ouro também no lançamento de disco - classe F52. Beth Gomes tem 56 anos e bateu o recorde mundial na prova do disco das Paraolimpíadas. Parabéns atletas! Foto: Getty Images/EPA.
Abaixo, o quadro parcial de medalhas dos Jogos Paraolímpicos de Tóquio 2020 (Até o 30º colocado). Última atualização: 30/08/2021.
Nenhum comentário:
Postar um comentário