quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Terra à vista!

Nova ilha é descoberta no Japão após a erupção de um vulcão submarino.


Tóquio - A guarda costeira do Japão descobriu a formação de uma nova ilha perto da ilha Iwoto, localizada no oceano Pacífico e cerca de 1.200km de distância ao sul de Tóquio. 

Nova ilha é descoberta no Japão após a erupção de um vulcão submarino.
Ilha recém formada por uma atividade vulcânica é descoberta pela guarda costeira do Japão em 15 de agosto. Foto: Kyodo.

Um vulcão submarino começou a entrar em erupção no final da semana passada, 13 de agosto. A nova ilha tem o formato da letra C, com diâmetro de aproximadamente um quilômetro. O vulcão está localizado a cerca de 50km de distância ao sul da ilha Iwoto (conhecida como Iwo Jima), fazendo parte das ilhas Ogasawara.

A Agência Meteorológica do Japão emitiu alertas sobre fumaça e grandes depósitos de cinza em águas próximas, provocados pela erupção continua do vulcão.

De acordo com a agência meteorológica, a guarda costeira encontrou a ilha recém-formada ao observar a erupção pelo horizonte do oceano, no último domingo. Uma grande quantidade de pedra-pomes, criada pela atividade vulcânica, foi vista flutuando no oceano pela guarda costeira, em uma área de 60km de distância na direção noroeste da nova ilha.

Na região do arquipélago de Ogasawara, novas ilhas vulcânicas se formaram na área nos anos de 1904, 1914 e 1986. Todas elas submergiram com o passar do tempo, devido à erosão provocada pelas ondas e correntes oceânicas. A ilha formada em 1986 submergiu após somente 2 meses da erupção submarina. 


Fonte: Japan Today.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário