Imperador Emérito Akihito completa 88 anos.
Tóquio - O ex-imperador Akihito fez 88 anos na quinta-feira, 23 de dezembro. Ele é o "imperador" com vida mais longa já registrado no Japão, de acordo com a Agência da Casa Imperial.
www.nikkeyon.blogspot.com
O imperador emérito Akihito e a imperatriz emérita Michiko posam para uma foto em sua residência em Tóquio. Foto: Agência da Casa Imperial do Japão via AP.
Com boa saúde, Akihito passou grande parte do ano em paz com sua esposa, a imperatriz emérita Michiko, na residência imperial Takanawa. O imperador emérito deixou o trono do crisântemo em 2019, tornando-se o primeiro monarca japonês abdicar o poder imperial em cerca de 200 anos.
Devido à pandemia do coronavírus em curso, o ex-imperador tem evitado de sair de casa. Todavia, para não ficar parado, ele tem conduzido pesquisas sobre peixes goby duas vezes por semana, em um instituto de biologia dentro do palácio. E para cuidar da saúde, ele também faz visitas frequentes no hospital da Casa Imperial.
Diariamente, Akihito faz caminhadas matinais nos jardins de sua residência, junto com Michiko. Ele também tem o costume folhear os jornais e de ler em voz alta a coleção de contos "Kaki no Tane" (Sementes de Caqui), do escritor japonês Torahiko Terada.
Em suas caminhadas noturnas, o ex-imperador troca cumprimentos com os residentes de um prédio próximo da sua residência imperial. Depois do jantar, ele conversa com os seus acompanhantes, enquanto mostra alguns álbuns de fotos de suas viagens ao exterior.
A entronização do ex-imperador Akihito ocorreu no dia 8 de janeiro de 1989. A cerimônia foi um dia após a morte de seu pai, o imperador Hirohito (Imperador Showa), que viveu por 87 anos.
A Agência da Casa Imperial realizou uma pequena festa de aniversário na tarde desta quinta-feira em sua homenagem, com as presenças do atual imperador Naruhito, da imperatriz Masako, do príncipe herdeiro Akishino e de alguns outros convidados. Ano passado, a sua festa de aniversário foi cancelada devido ao grande número de casos de COVID-19 no Japão.
Fontes: Japan Today / NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário