Magnata japonês viaja para o espaço, rumo à estação espacial internacional.
Cazaquistão - O bilionário japonês Yusaku Maezawa e mais duas pessoas partiram para o espaço nesta quarta-feira, 8 de dezembro, todos a bordo na espaçonave russa Soyuz MS-20.
www.nikkeyon.blogspot.com
Foto antes da aventura espacial: Yusaku Maezawa (esquerda), Yozo Hirano (direita) e Alexander Misurkin (centro). Eles embarcaram em uma viagem até a estação espacial ISS nesta quarta-feira. Foto: Agência Espacial Roscosmos via AP.
O lançamento da espaçonave para o espaço foi realizado no cosmódromo russo da cidade de Baikonur, no Cazaquistão. A decolagem foi realizada com sucesso às 12h38 (horário local).
Além de Maezawa, um outro japonês que trabalha para o bilionário, Yozo Hirano, e o cosmonauta russo Alexander Misurkin seguiram para uma missão de 12 dias na estação espacial internacional (ISS). Os dois japoneses são os primeiros turistas espaciais a visitar a estação espacial desde 2009. Maezawa é o décimo civil a visitar a ISS e o primeiro japonês em um voo espacial comercial em 31 anos. Em 1990, o repórter japonês Toyohiro Akiyama também realizou o sonho de estar no espaço.
Para viajar como turistas do espaço, Maezawa e Hirano receberam um treinamento de aproximadamente 100 dias, sendo aprovados no exame final. Eles também precisaram fazer um contrato com uma empresa de viagens espaciais dos Estados Unidos, a Space Adventures Inc. O valor gasto pelo empresário não foi divulgado. Entretanto, Maezawa disse uma vez que os custos da aventura, com todas as viagens espaciais que pretende fazer, totalizariam cerca de 10 bilhões de ienes (US$ 88 milhões).
"Quero olhar para o planeta Terra do espaço. Também quero experimentar a oportunidade de sentir a ausência da gravidade. E, com toda essa aventura inédita em minha vida, tenho uma expectativa pessoal: estou curioso em saber como essa experiência no espaço vai me transformar como pessoa. Como vou mudar depois desse voo espacial", disse Maezawa durante uma entrevista na terça-feira, um dia antes da viagem espacial.
Maezawa pretende fazer vídeos no espaço e postá-los no YouTube. O tema escolhido para seus vídeos é sobre as 100 coisas que ele fará no espaço, sendo uma lista montada pela empresa de turismo espacial e com ideias vindas do público. Uma das atividades, que Maezawa quer fazer no espaço, é jogar badminton sem gravidade com o astronauta.
O empresário japonês disse que quer usar essa viagem como um trampolim para sua próxima aventura espacial: uma viagem pela órbita da Lua em 2023, pela empresa americana SpaceX. Esta será a primeira viagem organizada por uma empresa privada.
"Vejo esta viagem para ISS como uma oportunidade de preparar-me para ser o melhor anfitrião possível na próxima aventura. E a próxima aventura será quando eu e mais oito talentosos companheiros embarcaremos juntos na primeira missão civil ao redor da Lua em 2023", afirmou Maezawa.
Yusaku Maezawa tornou-se bilionário trabalhando como empresário no varejo de moda online. Ele criou o Zozotown, o maior site de venda de artigos de moda do Japão. A revista Forbes estimou o seu patrimônio líquido em US$ 2 bilhões.
Fontes: Japan Today / Kyodo News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário