domingo, 26 de dezembro de 2021

Boicote diplomático?

Japão anuncia que não enviará representantes políticos aos Jogos de Inverno de Pequim.


Tóquio - O Japão decidiu, no final da semana passada, que não enviará uma delegação governamental às Olimpíadas e Paraolimpíadas de Inverno em Pequim. A decisão foi tomada por meio dos argumentos de outros países que não estão de acordo com o histórico de violação dos direitos humanos na China.

www.nikkeyon.blogspot.com
Japão anuncia que não enviará representantes políticos aos Jogos de Inverno de Pequim.
Seiko Hashimoto (Presidente da Tokyo 2020+1, esquerda), Yasuhiro Yamashita (Presidente do Comitê Olímpico do Japão, centro) e Kazuyuki Mori (Presidente do Comitê Paraolímpico do Japão, direita) confirmaram presença nos Jogos de Pequim 2022. Foto: NHK.

Entretanto, apesar da pressão internacional, o Japão ainda estará enviando os oficiais olímpicos do país para Pequim. A presidente dos Jogos de Tokyo 2020+1, os presidentes dos Comitês Olímpico e Paraolímpico do Japão disseram que estarão presentes nos jogos, com início no dia 4 de fevereiro de 2022.

Na sexta-feira, 24 de dezembro, o primeiro-ministro Fumio Kishida informou que seu governo não rotulará a medida tomada pelo país como um "boicote". Kishida afirma que o Japão tomou a decisão por conta própria.

Segundo as palavras de Kishida: "Acreditamos que a liberdade, o respeito pelos direitos humanos e o Estado de Direito são valores universais básicos que devem ser garantidos na China também. Fornecemos nossa perspectiva diretamente ao lado chinês em vários níveis".

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi o primeiro a anunciar que não enviará diplomatas americanos a Pequim. A decisão americana foi devido aos supostos abusos da China contra uma minoria étnica na região autônoma de Xinjiang Uygur.

Logo em seguida, líderes da Austrália, Grã-Bretanha e Canadá anunciaram que tomariam a mesma atitude feita pelos Estados Unidos. China simplesmente não gostou do que viu, prometendo tomar medidas contra o boicote político.


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário