quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Crise entre americanos e chineses.

Estados Unidos anuncia boicote diplomático às Olimpíadas de Inverno da China.


Washington - Em uma demonstração de protesto, a Casa Branca anunciou um boicote diplomático aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Inverno de Pequim nesta segunda-feira, 6 de dezembro. 

www.nikkeyon.blogspot.com
Estados Unidos anuncia boicote diplomático às Olimpíadas de Inverno da China.
Painel digital das olimpíadas instalado em Pequim, avisando o número de dias que faltam para o início das Paraolimpíadas de Inverno na China. Foto: Kyodo.

Representantes politicos dos Estados Unidos não irão comparecer aos jogos de inverno da China, que iniciará em 4 de fevereiro de 2022. Entretanto, os atletas americanos poderão competir durante os jogos, pois o boicote tem mais caráter simbólico do que prático.

Já faz algum tempo que o governo do presidente americano Joe Biden tem criticado as autoridades chinesas sobre os abusos dos direitos humanos na China. Os americanos dizem que, o tratamento dado pelos chineses aos mulçumanos e outras minorias da região autônoma de Xinjiang Uygur, é equivalente ao genocídio.

Os legisladores americanos vinham apelando ao presidente Joe Biden para tomar uma posição rápida a respeito do assunto. Os Estados Unidos só chegaram a um consenso entre seus políticos no mês passado, depois que a estrela do tênis, a chinesa Peng Shuai, acusou um ex-líder do Partido Comunista Chinês de agressão sexual. Após a sua acusação cair na mídia chinesa, a tenista desapareceu da vista do público por várias semanas, causando preocupação internacional sobre o seu paradeiro e sua integridade moral e física.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, informou que a decisão dos Estados Unidos cria uma mancha no espírito dos Jogos Olímpicos. 

"Os Estados Unidos devem parar de politizar os esportes, pois estão tentando obstruir as Olimpíadas de Inverno de Pequim. O boicote pode causar danos ao diálogo bilateral e à cooperação internacional em áreas importantes", disse o porta-voz chinês.

Zhao alertou que os chineses tomarão medidas contra o boicote americano, mas sem revelar o que o governo da China fará em breve.


Fonte: NHK News.


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário