terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Da estação espacial para casa.

Turistas espaciais retornam com segurança para Terra.


Zhezkazgan - O bilionário Yusaku Maezawa, seu produtor Yozo Hirano e o cosmonauta russo Alexander Misurkin voltaram à Terra com segurança nesta segunda-feira, 20 de dezembro. Eles passaram 12 dias no espaço, dentro da Estação Espacial Internacional (ISS).

www.nikkeyon.blogspot.com
Turistas espaciais retornam com segurança para Terra.
O bilionário japonês Yusaku Maezawa é ajudado a sair da cápsula espacial Soyuz, pela equipe de resgate russa, após um pouso pelas estepes do Cazaquistão. Foto: Agência Espacial Russa via AP. 

A cápsula russa Soyuz, em que os três viajantes espaciais estavam, fez uma aterrissagem suave nas estepes do Cazaquistão às 9h13 (horário local). A região do pouso fica aproximadamente 148 km a sudeste da cidade de Zhezkazgan.

As equipes de resgate chegaram ao local da aterrissagem em veículos off road e conduziram a tripulação para os exames médicos. Os membros do resgate relataram que o trio estava se sentindo bem.

Os japoneses Maezawa e Hirano foram os primeiros turistas espaciais que pagaram por conta própria a visita na estação ISS.

Falando à Associated Press na semana passada, numa entrevista ao vivo direto da ISS, Maezawa comentou: "Uma vez que você está no espaço, você percebe o quanto vale a pena passar por esta experiência incrível".

Questionado pelo valor pago de US$ 80 milhões pela missão de 12 dias no espaço,  Maezawa disse que não poderia divulgar o montante do contrato. Mas, ele admitiu que pagou praticamente esse valor.

Durante a entrevista no espaço, Maezawa desviou as críticas daqueles que questionaram sua decisão de gastar uma fortuna em viagens espaciais, ao invés de ajudar pessoas necessitadas pelo mundo. Ele disse o seguinte: "As pessoas que criticam talvez sejam aquelas que nunca estiveram no espaço".

Maezawa relatou que sentiu um pouco de enjôo e que foi um pouco difícil de dormir no espaço. Ele acrescentou que os futuros turistas espaciais devem estar preparados para passar até 5 dias se adaptando à gravidade zero.

O magnata japonês disse que está feliz com a duração de sua viagem. Ele afirmou que "12 dias foram o tempo certo para ele", pois foi o prazo suficiente para se adaptar ao enjôo e aproveitar a experiência no espaço.

Agora só falta o Maezawa tentar a sua segunda viagem pelo espaço, precisamente ao redor da Lua. A nova aventura será pela SpaceX, junto com o magnata Elon Musk e outros oito turistas espaciais que serão escolhidos em um concurso. A missão para Lua será em 2023.


Fonte: Japan Today.


 
www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário