Ministro da Educação apoiará a entrada de estudantes estrangeiros a partir do próximo mês.
Tóquio - Foi anunciado na quinta-feira, 17 de fevereiro, que o governo do Japão planeja diminuir as restrições de entrada de estrangeiros não residentes no mês de março. O Ministro da Educação disse que pretende abrir caminho para os estudantes estrangeiros, após um longo período de espera.
www.nikkeyon.blogspot.com
 |
Governo pretende reduzir as restrições de entrada de estudantes estrangeiros, não residentes no Japão, em março. Foto: NHK News. |
O primeiro-ministro, Fumio Kishida, informou que o Japão facilitará os controles de fronteira para a chegada de novos estrangeiros. Ele adicionou no anúncio que o limite diário de entrada de estrangeiros será aumentado dos atuais 3.500 pessoas para 5.000 pessoas. Esse número também inclui cidadãos japoneses.
O governo japonês introduziu as restrições de entrada de estrangeiros em abril de 2020, com o intuito de bloquear a entrada de infectados pela COVID-19. Em maio do ano passado, os estrangeiros, beneficiados pelas bolsas de estudos no Japão, foram autorizados a entrar no país. Quando chegou o mês de novembro, as regras de entrada foram flexibilizadas para beneficiar outros estudantes estrangeiros que esperavam seus vistos para a viagem.
No entanto, a nova medida flexível só durou três semanas. Com o surgimento da variante ômicron em vários países, o governo fechou efetivamente suas fronteiras para novos estrangeiros.
Antes do fechamento das fronteiras por causa do ômicron, o Ministério da Educação tinha decidido, em novembro, usar as datas dos certificados de elegibilidade dos estudantes estrangeiros para determinar a ordem de processamento, pois já havia muito atraso nos vistos.
O certificado de elegibilidade é um dos documentos oficiais necessários para a obtenção do visto japonês, tanto para estudar como trabalhar no Japão. Depois de um longo período de espera dos estudantes estrangeiros, o Ministério da Educação informou que agora as datas dos certificados de elegibilidade não serão usadas no processamento dos vistos.
Desde o início do bloqueio das fronteiras do Japão, os estudantes estrangeiros, que aguardam o dia da viagem de estudos, têm feito vários comentários nas mídias sociais.
Aguardando uma chance de obter um visto para o Japão, uma estudante estrangeira disse que recebeu o seu certificado de elegibilidade em maio de 2020. Após os sinais de flexibilização das fronteiras japonesas, ela disse que é impensável que sua inscrição não tenha prioridade desta vez. "Poucas pessoas podem esperar tanto tempo como eu esperei", disse ela.
O Ministro da Educação do Japão, Shinsuke Suematsu, conversou com os repórteres nesta sexta-feira, 18 de fevereiro. Ele acredita que a flexibilização das regras será o primeiro passo para permitir a entrada de estudantes estrangeiros no país. Os estudantes estão aguardando anciosamente, mas é provável que terá mais um longo tempo para que todos os estrangeiros possam entrar no Japão, informou Suematsu.
Segundo o ministro, ainda existe muitos desafios pela frente. Suematsu disse que o seu ministério irá deixar as instituições educacionais do Japão bem informadas sobre as novas regras. Ele também acrescentou que o ministério vai cooperar com outros escritórios do governo, mantendo todo o processo dos estudantes estrangeiros seguindo em ritmo avançado.
Fonte: NHK News.
Imagem das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - Sexta-feira, dia 18.
 |
Equipe de bobsled do Brasil fica no top 20 em treinos nesta sexta-feira, dia 18. No sábado, é a primeira |
prova dos brasileiros Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Viana e Rafael Souza no bobsled 4-man em Pequim 2022. Boa sorte atletas! Foto: Getty Images.
 |
Quadro parcial de medalhas das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - 18 de fevereiro de 2022. Fonte: Olympics.com |