domingo, 6 de fevereiro de 2022

Mais mão de obra vindo de fora.

Estudo aponta grave escassez de trabalhadores estrangeiros no Japão.


Tóquio - Até 2030, o Japão poderá enfrentar um déficit de 630.000 trabalhadores estrangeiros que seriam necessários para cobrir a escassez crônica de mão de obra no país. A informação é de acordo com uma recente pesquisa realizada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

www.nikkeyon.blogspot.com
Estudo aponta grave escassez de trabalhadores estrangeiros no Japão.
Segundo um estudo, o Japão poderá enfrentar uma escassez de até 630.000 trabalhadores estrangeiros até 2030. Foto: NHK News. 

O Instituto de Pesquisa para Paz e Desenvolvimento "Sadako Ogata", que atua dentro da JICA, fez um estudo com foco em 13 países de onde muitas pessoas vêm ao Japão para trabalhar em setores com escassez de mão de obra.

O estudo levanta a hipótese de que o investimento de capital pelas empresas japonesas reduziria a necessidade de mão de obra humana no futuro. Mesmo com a tecnologia aplicada no mercado de trabalho, o Japão terá aproximadamente 3,56 milhões de trabalhadores estrangeiros atuando país para daqui 8 anos, segundo o estudo. Entretanto, no melhor cenário, o Japão precisaria de até 4,19 milhões de trabalhadores estrangeiros para o mesmo período. 

Também é citado no estudo o estreitamento salarial entre o Japão e os países de onde vêm os trabalhadores, bem como o declínio das taxas de natalidade desses países.

A quantidade necessária de trabalhadores estrangeiros em 2040 representará mais de 10% de todas as pessoas com idades entre 15 e 64 anos que vivem em Tóquio e em outras 8 províncias. Só na capital do país, o número é estimado em mais de 18,9%, de acordo com a pesquisa.

O vice-presidente da JICA, Kenichi Shishido, disse que outros países também estão tentando adquirir mais trabalhadores estrangeiros, provocando um certo desinteresse das pessoas em trabalhar no Japão. 

Mesmo que haja o relaxamento nos requisitos de visto de trabalho, os números de trabalhadores estrangeiros ainda não serão suficientes para o país. Para o presente e o futuro, o Japão precisa criar uma sociedade em que os estrangeiros possam se estabelecer no país como cidadãos em um novo lar, explicou Shishido.


Fonte: NHK News.


Imagem das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - Sábado, dia 5.


Imagem das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - Sábado dia 5.
A norueguesa Therese Johaug comemora a primeira colocação na competição feminina de esqui cross-country de 7,5km + 7,5km, em Zhangjiakou, nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim. Ela conquistou a primeira medalha de ouro desta edição olímpica. Foto: AP.


Quadro parcial de medalhas das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - 5 de fevereiro de 2022. Fonte: Olympics.com


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário