Japão avalia a aprovação antecipada da nova pílula da empresa Shionogi contra a COVID-19.
Tóquio - O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, informou nesta segunda-feira, 7 de fevereiro, que o governo está considerando a aprovação antecipada de um novo medicamento oral para o tratamento de pacientes com coronavírus.
www.nikkeyon.blogspot.com
A empresa japonesa Shionogi & Company desenvolveu uma nova pílula (em fase de testes) no combate ao coronavírus. Foto: Nikkei Asia.
A nova pílula está sendo desenvolvida pela farmacêutica japonesa Shionogi & Company. A empresa se prepara para iniciar um teste global, em estágio avançado, de seu medicamento.
O presidente-executivo da Shionogi, Isao Teshirogi, disse aos repórteres que a empresa pode entrar com o pedido de aprovação antecipada do medicamento no Japão na próxima semana. Se a aprovação for aceita, a farmacêutica poderá fornecer doses suficientes do novo medicamento para 1 milhão de pessoas até o final de março deste ano.
As pílulas antivirais da Pfizer e da Merck & Company já estão sendo usadas em vários países. Elas têm demonstrado eficácia em testes de adultos com COVID-19 (no caso, pessoas que correm o risco de agravação da doença).
A empresa Shionogi informou que novos resultados, de um ensaio clínico da nova pílula, estão em andamento. O medicamento, conhecido como S-217622, mostrou uma diferença significativa no efeito antiviral, em comparação do grupo de pacientes com testes de placebo. Também foi visto melhora nos pacientes com sintomas do vírus.
Pacientes com sintomas leves ou ausentes de COVID-19 foram tratados com o medicamento experimental, mostrando uma redução da carga viral de aproximadamente 63-80%. Os resultados foram obtidos 4 dias depois do uso, em comparação com o grupo que recebeu placebo. Os testes de laboratório são de acordo com o estudo da Shionogi na Fase II/III em pequena escala.
Kishida disse, em uma reunião do comitê parlamentar, que o governo tem a intenção de aprovar o novo medicamento imediatamente, desde que a segurança e eficácia do remédio sejam confirmadas por ensaios clínicos.
Teshirogi disse que a empresa Shionogi lançará a nova pílula primeiramente no Japão. A farmacêutica planeja aumentar a produção do medicamento para atender 10 milhões de pessoas por ano, a partir do novo ano fiscal do Japão que começa em abril de 2022.
No mercado acionário do Japão desta segunda-feira, as ações da farnacêutica Shionogi subiram 3% nas negociações das bolsas de valores de Tóquio (contra uma queda de 0,7% no mercado mais amplo).
Fonte: Reuters.
Imagem das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - Segunda-feira, dia 7.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário