terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Salgadinho mais caro ou menos barato?

Fabricante japonês de petiscos pede desculpas por aumentar o preço de seu famoso produto.


Tóquio - Em épocas de crise, a inflação acaba encarecendo vários produtos do nosso cotidiano: começando pelos produtos de necessidade básica e indo até os supérfluos (coisas que muita gente ama quando se trata de junk food). 

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Fabricante japonês de petiscos pede desculpas por aumentar o preço de seu famoso produto.
Salgadinhos de milho Umaibo: depois de 42 anos de mercado, o petisco sofre o seu primeiro aumento de preço no Japão. Foto: Reuters.

No Japão, um caso chamou bastante atenção da mídia na semana passada. Os internautas japoneses ficaram estarrecidos com a fabricante de salgadinhos Yaokin. A empresa decidiu aumentar os preços de sua linha mais popular de petiscos no país: de 10 ienes (US$ 0,087), o preço foi para 12 ienes (US$ 0,10)!

O petisco Umaibo (similar aos salgadinhos Cheetos) é um produto muito famoso entre jovens e idosos do Japão. A partir da próxima primavera do país (que começa um pouco antes de abril), a empresa Yaokin (fabricante do Umaibo) confirmou os rumores na internet, aumentando o preço de seu famoso salgadinho de milho. 

A fabricante fez o anúncio oficial do aumento de preço através da sua conta no Twitter. A declaração diz o seguinte:

"Obrigado a todos pelo apoio contínuo aos salgadinhos Umaibo. Conforme relatado em vários meios de comunicação, a empresa Yaokin irá subir o preço da sua linha de produtos Umaibo a partir de 1 de abril de 2022. Devido ao aumento dos custos dos ingredientes e do frete do produto, o preço final de cada salgadinho de milho Umaibo passará de 10 ienes para 12 ienes.

A empresa Yaokin conseguiu manter o preço do petisco de milho em 10 ienes nos últimos 42 anos de sua existência, graças ao apoio de nossos consumidores e à cooperação de todos os envolvidos na produção e distribuição do salgadinho Umaibo. Agradecemos profundamente o carinho de todos os apreciadores do nosso famoso produto.

Além disso, nós, a empresa, pedimos as nossas sinceras desculpas aos nossos clientes pela confusão e comoção nos meios de comunicação antes do nosso anúncio oficial.

Continuaremos a fazer o nosso melhor para deixar você feliz com a nossa linha de produtos da Yaokin.

Os nossos mais sinceros agradecimentos pela sua preferência. Yaokin Corporation".

Espantado com os preços do salgadinho? Sim, os valores estão corretos. O salgadinho de milho Umaibo vai subir apenas dois ienes no seu preço. Sendo comercializado por muito tempo a 10 ienes, cada salgadinho é ridiculamente barato desde que foi colocado no mercado em 1979.

O tom solene do anúncio da empresa Yaokin pode parecer ridículo, mas não é inédito no mundo dos lanches japoneses. Comparando com um outro caso, várias pessoas do Japão lembraram da época em que a empresa Akagi Nyugyo (fabricante dos picolés Garigari-kun) pediu desculpas formais aos seus clientes por um aumento de 10 ienes (US$ 0,087) em seus sorvetes. Por vários anos, a Akagi Nyugyo mantinha os preços de seus produtos incrivelmente baixos.

Embora 2 ienes não seja um grande aumento em termos absolutos, ainda é um salto repentino de 20% a mais. Isso ocorre em um momento em que o Japão está vendo os preços subirem para uma ampla variedade de bens de consumo, sem ganhos semelhantes nos salários da população do país. 

Outro fato curioso é que o valor baixo do salgadinho Umaibo torna-se especialmente atraente para as crianças. Dois ienes extras são uma porção maior de gastos no dinheiro da garotada. Bem maior do que no bolso dos fãs mais velhos do Umaibo.


Fonte: SoraNews24.


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