Cerimônia de abertura olímpica mostra como a China está ansiosa em mostrar seu rosto amigável.
Pequim - Com um show de luzes e efeitos visuais, a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim apresentou o seu espetáculo ao mundo na noite desta sexta-feira, 4 de fevereiro. A partir de agora, a China tem a oportunidade de mostrar todo o seu prestígio como uma grande potência econômica e a sua capacidade de manter o controle de um evento esportivo internacional, diante das incertezas da pandemia do coronavírus.
www.nikkeyon.blogspot.com
Início da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno de Pequim: apresentação do emblema oficial dos jogos olímpicos. Foto: Kyodo News.
A abertura dos Jogos de Inverno ocorreu no Estádio Nacional de Pequim, local conhecido mundialmente como "Ninho do Pássaro". Em 2008, o mesmo estádio foi palco das cerimônias de abertura dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Pequim.
A China expressou o seu desejo de realizar um evento olímpico seguro, simples e maravilhoso. O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, e o presidente chinês, Xi Jinping, participaram da cerimônia fazendo os seus discursos solenes na abertura dos jogos.
Atletas, mídia e trabalhadores associados aos jogos serão isolados do público chinês durante todo o período olímpico. Já a população chinesa ficou frustrada com as restrições abrangentes sob a rígida política do "COVID-19 Zero" imposta pelo governo. Durante a apresentação das delegações dentro do estádio, observou-se o seguinte: os atletas simplesmente entraram, acenaram com as mãos para o público e saíram do palco logo em seguida. Pelo que foi visto, isso demonstra o rigoroso esquema de isolamento anti-coronavírus para os atletas na China.
Com os casos da variante ômicron em alta no território chinês, os ingressos para os Jogos Olímpicos de Pequim não puderam ser vendidos para o público em geral. Durante a transmissão da cerimônia de abertura pelas emissoras de televisão, percebeu-se que o Estádio Nacional estava parcialmente ocupado por um seleto grupo de chineses. O comitê olímpico da China decidiu que os locais das competições de inverno deverão ser preenchidos com um público de, pelo menos, 30% da capacidade total do lugar. No caso dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020+1, os jogos de verão no Japão foram realizados sem a presença dos espectadores em quase todos os locais das competições.
O renomado diretor de cinema Zhang Yimou, que orquestrou a cerimônia de abertura nos jogos olímpicos de 2008, também é o responsável pela abertura dos jogos de inverno de 2022. Só que desta vez, o palco da abertura do jogos de Pequim foi menos extravagante e mais tecnológico, contando com muitos efeitos visuais e menos artistas performáticos em cena do que há 14 anos atrás. Provavelmente, mudanças para evitar problemas com surtos de COVID-19.
O presidente russo, Vladimir Putin, esteve presente na cerimônia de abertura dos jogos de Pequim. Horas antes do evento solene, ele participou de uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping. O que a Rússia está planejando para os próximos dias? Vai iniciar uma guerra com a Ucrânia durante os jogos olímpicos de inverno? Ver para crer...
Como prometido, os Estados Unidos e mais algumas nações democráticas não enviaram a Pequim os seus funcionários de governo. O boicote diplomático é em protesto contra os supostos abusos de direitos humanos na China. E o presidente Xi Jinping não gostou nada disso e prometeu revidar. E o que ele vai fazer então?
E mais uma vez, a Coréia do Norte não está participando dos jogos olímpicos devido à pandemia da COVID-19 pelo mundo. No ano passado, os norte-coreanos também não participaram dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio pelo mesmo motivo. Entretanto, os testes dos mísseis balísticos da Coréia do Norte no Mar do Japão continuam sendo mais importantes que os jogos...
Fique ligado! Até o dia 20 de fevereiro, as Olimpíadas de Inverno de Pequim estarão mostrando ao mundo um total de 109 eventos esportivos, em 15 modalidades de sete esportes: biatlo, bobsled, curling, hóquei no gelo, luge, patinação e esqui.
Nikkey ON!: Diante de tantas coisas como pandemia, boicotes diplomáticos e até uma guerra entre Rússia e Ucrânia, os jogos olímpicos da China prometem ter muita ação com esportes, política internacional e coronavírus.
Fontes: Kyodo News / CNN Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário