Prisão de nipo-americanos, na época da Segunda Guerra Mundial, é lembrada em eventos nos Estados Unidos.
Washington - Durante a Segunda Guerra Mundial, o dia 7 de dezembro de 1941 ficou marcado pelo ataque militar japonês contra os Estados Unidos na base naval de Pearl Harbor, em Honolulu, Havaí. O ataque surpresa, feito pelo serviço aéreo imperial da marinha japonesa, levou os Estados Unidos a entrar formalmente na guerra no dia seguinte.
www.nikkeyon.blogspot.com
Cerca de dois meses após o ataque, o governo norte-americano decidiu privar todos os descendentes de japoneses, residentes nos Estados Unidos, de seus direitos civis dentro do território americano.
Em 19 de fevereiro de 1942, o então presidente norte-americano, Franklin Roosevelt, assinou uma ordem executiva que levou ao encarceramento de vários nipo-americanos, desde imigrantes japoneses até os seus filhos nascidos na América.
Cerca de 120.000 americanos de ascendência japonesa e outros japoneses foram enviados como estrangeiros hostis para os campos de concentração construídos nos Estados Unidos. Os campos, situados em 7 estados norte-americanos, ficaram ocupados por prisioneiros entre os anos de 1942 e 1948.
Para lembrar os 80 anos da ordem de encarceramento dos nipo-americanos, eventos foram realizados nos Estados Unidos no último sábado, 19 de fevereiro, com a intenção de aumentar a conscientização sobre a discriminação racial no país.
Um painel de discussão foi realizado no estado americano de Idaho, lugar onde abrigou um dos campos de concentração para asiáticos.
Um palestrante nipo-americano, Jon Osaki, cujos pais foram enviados para um campo de concentração, disse que as pessoas dos Estados Unidos deram as costas ao encarceramento dos descendentes de japoneses durante a guerra. Ele ainda afirmou que problemas semelhantes existem até hoje no país.
Outro membro do painel de discussão, Ronald Bush (um ex-juiz americano), disse que está havendo um rápido e grave aumento dos crimes de ódio no país, com alguns dados sugerindo que um, em cada cinco asiáticos, foi vítima de racismo. Ele complementou dizendo que isso mostra que a discriminação racial continua sendo um sério problema na sociedade atual.
Na última sexta-feira, o atual presidente norte-americano, Joe Biden, divulgou uma declaração sobre uma ordem executiva na imprensa americana. Ele disse que os Estados Unidos nunca mais se envolverão em um ato tão anti-americano que foi a prisão dos nipo-americanos na década de 40.
Fontes: NHK News / Wikipédia.
Imagem das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022
Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 - mensagem no topo do Estádio Nacional de Pequim: "Um Mundo": Estamos todos em um único mundo! Foto: Getty Images. |
Tabela de Medalhas de Pequim 2022
Quadro final de medalhas das Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - 20 de fevereiro de 2022. Fonte: Olympics.com |
Nenhum comentário:
Postar um comentário