Preço da gasolina sobe pela 9ª semana consecutiva no Japão. O trigo importado para moagem também ficou mais caro.
Tóquio - Um novo aumento nos preços da gasolina foi registrado nesta semana no Japão. É a nona semana consecutiva que o país enfrenta o encarecimento dos combustíveis. Durante as últimas semanas, os preços do petróleo bruto subiram no mercado internacional, devido às preocupações com as restrições de oferta do produto após a invasão russa na Ucrânia.
www.nikkeyon.blogspot.com
O preço da gasolina aumenta pela nona semana consecutiva no Japão. Foto: NHK News. |
O Centro de Informação do Petróleo (OIC) do Japão informou que, na segunda-feira, o preço médio de varejo de um litro de gasolina regular era de 174,6 ienes (US$ 1,50) em todo o país. Isso representa um aumento de 1% em relação à semana anterior. Os preços dos combustíveis estão nos níveis mais altos já registrados nos últimos 13 anos no Japão.
Provavelmente, os preços dos combustíveis serão pouco reajustados na próxima semana, segundo informações da OIC. O governo japonês pretende aumentar o limite do subsídio aos atacadistas do petróleo, tentando conter os aumentos de preço da gasolina no Japão.
Além do encarecimento da gasolina, o trigo também ficou mais caro. Nesta semana, o governo do Japão decidiu aumentar o preço do trigo importado que é vendido para as empresas de moagem do país. O aumento será o segundo mais alto já registrado no Japão.
Os preços do grão de trigo estão aumentando mundialmente. A causa do encarecimento é devida às preocupações com a possível escassez de oferta vinda dos principais exportadores russos e ucranianos.
Para entregas no período de abril a setembro no Japão, o preço médio das cinco variedades de trigo subirá para 72.530 ienes (US$ 630) por tonelada. Isso representa 17,3% a mais nos custos da matéria-prima, se comparado com o custo médio dos seis meses anteriores.
Outro fator importante que fez o preço do trigo aumentar: as más colheitas do insumo nos Estados Unidos e Canadá, devido ao forte calor e o clima seco do ano passado nesses países.
O Japão é altamente depende do trigo importado. Vindo de outros países, esse insumo agrícola é responsável por cerca de 90% do consumo doméstico no Japão.
Fonte: NHK News.
Imagem das Paraolimpíadas de Inverno de Pequim 2022 - Quarta-feira, dia 09.
Quadro de medalhas das Paraolimpíadas de Inverno de Pequim 2022 (Parcial)
Fonte: Paralympic.org (09 de março de 2022). |
Nenhum comentário:
Postar um comentário