Após seu primo fugir da guerra, estudante japonês arrecada dinheiro para ajudar a Ucrânia.
Kumamoto - Preocupado com a situação na Ucrânia, um estudante japonês, 2ª ano do ensino médio, tomou uma iniciativa para ajudar as pessoas que estão na guerra. Morador da cidade de Kumamoto, província de mesmo nome, o adolescente teve a ideia de arrecadar fundos de apoio à Ucrânia após o seu primo se refugiar no Japão, fugindo da invasão militar russa em território ucraniano.
www.nikkeyon.blogspot.com
Durante 3 semanas, o estudante Yamato Matsumoto (17 anos) conseguiu arrecadar aproximadamente 100.000 ienes (US$ 820). Cerca de 200 pessoas ajudaram na campanha do adolescente.
"Gostaria de usar o dinheiro das doações para ajudar no custo de vida dos necessitados na Ucrânia", disse Matsumoto.
A campanha surgiu depois que um parente ucraniano do estudante se refugiou em Kyushu. O primo de Matsumoto, o jovem Yusei Tsuji (12 anos), estava vivendo na Ucrânia até o início deste ano, junto com a sua mãe ucraniana. Em fevereiro, uma semana antes da invasão russa, Yusei viajou rapidamente para o Japão. Na cidade de Kumamoto, ele foi morar junto com o seu pai japonês, Hidetaka Tsuji (52 anos) e seu irmão mais velho, Yusuke Tsuji.
Matsumoto está feliz em ver Yusei novamente, depois de três anos vivendo longe um do outro. Agora, o estudante do ensino médio passa o seu tempo ajudando o seu primo ucraniano a estudar os ideogramas japoneses (kanji), antes que Yusei entre na escola ginasial do Japão, em abril. Além disso, os dois passam o tempo livre juntos jogando beisebol.
A mãe ucraniana de Yusei permaneceu morando na cidade de Dnipro (leste da Ucrânia) até o início deste mês (março de 2022), para cuidar de seu pai. Entretanto, com a aproximação do exército russo na região, ela decidiu se refugiar na Polônia, fazendo uma jornada de 1.400 km até chegar à fronteira. Já o avô ucraniano de Yusei, ele decidiu permanecer na Ucrânia para "proteger" a sua casa da invasão russa. A mesma decisão teve a tia ucraniana de Yusei, moradora da cidade de Carcóvia (também no leste da Ucrânia), que permaneceu em sua casa para defender o seu país.
Sabendo da situação dramática da família de seu primo e do povo da Ucrânia, Matsumoto pensou: "Existe alguma coisa que eu possa fazer para ajudar?"
No início de março, Matsumoto idealizou uma campanha de angariação de fundos para a Ucrânia. Muitas pessoas cooperaram com a iniciativa do estudante, principalmente: seus colegas do clube de beisebol da escola, a Kyushu Gakuin High School; os membros do time de voleibol de sua mãe; e um jogador de beisebol profissional do time Saitama Seibu Lions, Ryota Kawano (um ex-aluno da Kyushu Gakuin High School).
Agora, Matsumoto pretende entregar as doações para uma organização pública no Japão que trabalha em prol da Ucrânia.
"Fico preocupado quando vejo a situação na Ucrânia piorando, dia após dia, através dos noticiários da televisão. Espero que a guerra termine logo. Quero que o meu primo Yusei consiga retornar à Ucrânia com segurança e reencontrar a sua família", disse Matsumoto.
Sobre doações para a Ucrânia no Japão, qualquer pessoa pode entrar em contato com a Golden Age, uma empresa situada na cidade de Kumamoto e administrada por Hidetaka Tsuji (pai de Yusei). Telefone de contato: 096-295-8331 (Falar em japonês).
Fonte: The Mainichi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário