terça-feira, 29 de março de 2022

"Dirija meu carro" e o incidente do Oscar.

Filme japonês "Drive my car" ganha o Oscar de melhor longa-metragem internacional. Ator Will Smith deixa o público da premiação perplexo.


Los Angeles - Neste domingo, 27 de março, o filme japonês "Drive my car", do diretor Ryusuke Hamaguchi, levou para casa a estatueta dourada do Oscar 2022. A obra de Hamaguchi foi premiada como melhor longa-metragem internacional (antiga categoria melhor filme em língua estrangeira).

www.nikkeyon.blogspot.com
Filme japonês "Drive my car" ganha o Oscar de melhor longa-metragem internacional. Ator Will Smith deixa o público da premiação perplexo.
A atriz Reika Kirishima (esquerda), o diretor Ryusuke Hamaguchi (com o Oscar em mãos), o ator Hidetoshi Nishijima (ao lado do diretor) e o ator Masaki Okada (direita) posam para uma foto após a premiação do Oscar, em Los Angeles, Estados Unidos. O filme do diretor Hamaguchi, "Drive my car" levou o Oscar de melhor filme internacional. Foto: Misuzu Sato.

"Drive my car" é baseado em um conto do famoso escritor japonês Haruki Murakami. O filme é sobre duas pessoas solitárias que encontram coragem para enfrentar o passado de suas vidas. Na trama, um ator/diretor de teatro de sucesso fica viúvo de repente, deixando muitas questões sobre o seu relacionamento amoroso sem respostas. Um grande arrependimento surge na consciência do personagem, pois ele nunca conseguiu compreender completamente sua esposa quando ela era viva. Dois anos depois, sem conseguir sair do luto, o diretor acaba aceitando dirigir uma peça de teatro na cidade de Hiroshima. Em Hiroshima, o diretor de teatro conhece uma mulher que torna-se a motorista de seu carro. Apesar das diferenças e dúvidas iniciais entre o diretor e a motorista, uma relação muito especial se desenvolve entre os dois durante a trama. "Drive my car" foca a sua história na perda, no luto, no renascimento da alma e no poder da arte.

O filme japonês já tem uma coleção de prêmios internacionais desde a sua estréia mundial. Citando alguns deles: ganhou o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes, do ano passado, e levou o Globo de Ouro de melhor filme na categoria de língua não-inglesa.

Além de ser indicado e o ganhador da estatueta de melhor filme internacional, "Drive my car" também recebeu mais 3 indicações ao Oscar 2022: melhor filme do ano, melhor diretor (para Ryusuke Hamaguchi) e melhor roteiro adaptado. Um fato inédito para a cinematografia japonesa.

Em uma entrevista coletiva, após a cerimônia de premiação, o diretor Hamaguchi disse que a razão de seu filme ganhar um Oscar pode estar relacionado aos novos tempos de mudança. "Um milhão de pessoas morreram de coronavírus pelo mundo. A história sobre a perda de uma pessoa e como aceitar isso, pode ter repercutido na mente do público que assistiu ao filme. Acho que esse prêmio (o Oscar) ressoou com muita intensidade em mim", disse Hamaguchi. 

Na premiação das outras categorias do Oscar deste ano, "CODA - No ritmo do coração" levou o prêmio de melhor filme do ano. Jane Campion ganhou o Oscar de melhor diretora pelo filme "Ataque dos cães". O Oscar de melhor atriz foi para Jessica Chastain, pelo filme "Os olhos de Tammy Faye". E o Oscar de melhor ator foi para Will Smith, pelo filme "King Richard: Criando campeãs".

E falando no ator Will Smith... Ele foi protagonista da maior "surpresa" da noite do Oscar. O ator norte-americano agrediu (de verdade) o comediante Chris Rock. O incidente aconteceu no palco da premiação e a cena foi transmitida ao vivo para o mundo todo. Tudo começou quando o comediante fez uma piada sobre a aparência (careca) e o problema de alopecia (doença que provoca queda de cabelos) da atriz Jada Smith, esposa de Will Smith. O ator não gostou da piada sobre o problema de sua esposa. Will subiu ao palco e deu um tapa na cara de Chris.

Filme japonês "Drive my car" ganha o Oscar de melhor longa-metragem internacional. Ator Will Smith deixa o público da premiação perplexo.
Ator Will Smith dá um tapa na cara do comediante Chris Rock, durante a premiação do Oscar 2022. Foto: Getty Images.

Depois do tapa, Will Smith voltou ao seu lugar e disse para Chris, duas vezes, em voz alta (durante a cerimônia!): "Mantenha o nome da minha esposa fora da p**ra da sua boca". O comediante e o público presente ficaram sem reação.

Mais tarde, depois de algumas horas após a agressão, Will Smith voltou ao palco do Oscar para receber a sua estatueta de melhor ator do ano. Durante o seu discurso de agradecimento, o ator mencionou o incidente e pediu desculpas para os seus colegas indicados e aos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. 

Enfim, esta edição do Oscar 2022 saiu da mesmice para entrar na história, nada agradável, de fatos inusitados ocorridos na noite da premiação.


Fontes: NHK News / The Asahi Shimbun / Globo.com


www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário