quinta-feira, 24 de março de 2022

Contato virtual entre Ucrânia e Japão.

Presidente ucraniano faz o seu primeiro discurso online para os legisladores japoneses.


Tóquio - Nesta quarta-feira, 23 de março, o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy se dirigiu aos legisladores japoneses da Dieta por videoconferência, um fato inédito na história dos dois países.

www.nikkeyon.blogspot.com
Presidente ucraniano faz o seu primeiro discurso online para os legisladores japoneses.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, fez um discurso por videoconferência para vários políticos japoneses nesta quarta-feira, 23 de março. Foto: The Mainichi.

"O Japão é o primeiro país asiático a pressionar a Rússia. Nós, ucranianos, queremos que a pressão continue. Se os russos não pararem com a invasão em forma de tsunami na Ucrânia, é fundamental que outros países continuem introduzindo proibições comerciais contra a Rússia", disse Zelenskyy, no primeiro discurso virtual entre parlamentares japoneses e um líder estrangeiro.

O discurso de Zelenskyy começou às 18 horas, no horário do Japão. A videoconferência foi proferida com tradução simultânea para o japonês, preparada por funcionários do governo ucraniano.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, os ministros do gabinete e outros legisladores ouviram o discurso do presidente ucraniano em uma grande sala do parlamento japonês.

Durante o seu discurso online, Zelenskyy disse que o povo do Japão e da Ucrânia compartilham um sentimento comum de liberdade. Ele agradeceu ao Japão por entender a situação e estender a mão para ajudar rapidamente os ucranianos.

Sobre Chernobyl e Zaporizhzhia, Zelenskyy expôs a questão dos ataques russos nas instalações nucleares ucranianas. Ele afirmou que o exército da Rússia transformou os locais de descarte de resíduos nucleares da Ucrânia em campo de batalha. Sendo um problema muito sério, o presidente ucraniano pediu aos legisladores japoneses que refletissem sobre a quantidade de tempo a ser gasto para normalizar a radiação naquele local novamente.

Em outra parte de seu discurso, Zelenskyy mencionou que milhares de pessoas já morreram na Ucrânia, incluindo 121 crianças. Ele solicitou para o público, presente na videoconferência, que tenha em mente sobre o grande número de pessoas inocentes mortas e outras sem rumo nessa guerra.

"Ninguém está certo ou confiante sobre o futuro", disse Zelenskyy aos legisladores japoneses.

Sobre o armamento militar russo, Zelenskyy afirmou que a Rússia tem planos para atacar a Ucrânia com armas químicas, como o gás sarin. Nikkey ON!: Provavelmente, o presidente ucraniano sabia sobre o recente aniversário do ataque ao metrô de Tóquio com gás sarin, em 20 de março de 1995. O atentado tirou a vida de 13 pessoas e feriu outras 6.252 pessoas. 

Zelenskyy também observou que muitas pessoas estão se perguntando sobre "o que acontecerá com o mundo se armas nucleares forem usadas?". Ele expressou uma forte preocupação com o possível uso de armas de destruição em massa pela Rússia, jogando-as contra a Ucrânia e outros países.

Com o término da videoconferência, Kishida disse aos repórteres: "Vamos considerar sanções adicionais contra a Rússia. E vamos garantir a assistência humanitária adicional para o povo da Ucrânia".

Após a entrevista com os repórteres, o primeiro-ministro japonês seguiu viagem para Bruxelas, na Bélgica. Kishida irá se reunir com a cúpula do G7 (Japão, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido) nesta quinta-feira, 24 de março. A reunião dos líderes mundiais será emergencial para discutir assuntos sobre a guerra e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).


Fontes: NHK News / The Mainichi.

 
www.nikkeyon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário