quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Aumento da proporção de vagas de emprego.

Taxa de contratação sobe pelo sétimo mês consecutivo no Japão.


Tóquio - Segundo os dados mais recente do governo, as empresas japonesas estão tendo dificuldades de contratar novos trabalhadores. A proporção, de vaga de empregos por candidato, aumentou pelo sétimo mês consecutivo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Taxa de contratação sobe pelo sétimo mês consecutivo no Japão.
Nos últimos meses, a proporção de vaga de empregos por candidato aumentou pelo sétimo mês consecutivo no Japão, segundo o Ministério do Trabalho. Foto: NHK News.

O Ministério do Trabalho informou que a proporção vaga/candidato subiu para 1,29 em julho deste ano. Isso significa que havia 129 vagas de emprego para cada 100 candidatos no Japão.

A proporção maior de oferta de trabalho, em relação ao número de pessoas a procura de emprego, cresceu em todas as províncias japonesas. É a primeira vez que isso acontece em mais de 2 anos.

No setor de hotéis e restaurantes, o número de vagas de emprego aumentou quase 48% nessa área. De acordo com o Ministério do Trabalho, esse setor teve uma maior abertura de novas vagas de contratação, por causa do fim das restrições comerciais para o coronavírus no Japão.

No setor de transportes e serviços postais, houve um aumento de quase 15% no número de vagas. 

Já os setores de manufatura em geral, o aumento foi acima de 14% no número de vagas. Entretanto, o aumento de vagas nesses setores vem diminuindo nos últimos tempos. As autoridades do Ministério do Trabalho explicaram que, por causa dos custos crescentes das matérias-primas, os lucros das empresas estão diminuindo. Dessa forma, o aumento dos custos de produção pode, em breve, afetar o número de empregos no Japão.

Segundo o Ministério da Administração Interna, a taxa de desemprego no Japão, que é ajustada sazonalmente, permaneceu inalterada em julho. Essa taxa ficou em 2,6%, pelo terceiro mês consecutivo no país.

No caso de pessoas que tiraram licença saúde no Japão, houve um aumento de, aproximadamente, um milhão de indivíduos afastados. Esse aumento foi devido à disseminação do coronavírus no Japão. No entanto, segundo o Ministério da  Administração Interna, a maioria das pessoas afastadas irá retornar aos seus empregos em breve. E isso não afeta o número de desempregos, em nenhum momento, no país.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 30 de agosto de 2022

Já 9 dias desaparecido.

Ainda não há pistas do menino que desapareceu em Toyama.


Toyama - Na manhã desta segunda-feira, 29 de agosto, a polícia, assim como os bombeiros e voluntários, retomaram as buscas pelo menino de 2 anos que sumiu de sua casa na cidade de Takaoka, província de Toyama.

www.nikkeyon.blogspot.com
Ainda não há pistas do menino que desapareceu em Toyama.
Polícia, bombeiros e voluntários tentam achar o menino de 2 anos, Reion Takashima, que desapareceu de sua casa misteriosamente em Takaoka, província de Toyama. Já passou 9 dias do desaparecimento e nenhuma pista do menino foi encontrada até agora. Foto: NHK News.

Nenhum vestígio do menino Reion Takashima foi encontrado até agora. Acredita-se que ele saiu pela porta dos fundos de sua casa, por volta das 18h45 do dia 20 de agosto. No dia do desaparecimento do menino, chovia forte na região de Takaoka.

A mãe de Reion disse à polícia que ela tirou os olhos do menino por apenas alguns minutos naquele dia 20, enquanto secava os cabelos de sua filha de 4 anos. Quando a mãe percebeu que o menino não estava mais dentro de casa, ela telefonou para a polícia.

A imprensa local informou que no último domingo (28 de agosto), cerca de 500 pessoas ajudaram a revistar canais de irrigação, arrozais, arbustos e valas em um raio de até 1,5 km de distância da casa do menino. Infelizmente, nada foi encontrado até agora.

Durante a semana passada, helicópteros, drones e cães farejadores foram usados pela polícia nas buscas do menino.

Quando foi visto pela última vez, Reion vestia pijamas na cor azul claro, composto por um shorts e uma camiseta do tipo top. Ele tem cerca de 80 cm de altura e cabelos curtos.

A polícia de Toyama pede para qualquer pessoa (do Japão) que tenha pistas do paradeiro do menino, ligar para o telefone 0766-23-0110.


Fonte: Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Tufão número 11 a caminho.

Tempestade tropical se forma e pode atingir o oeste do Japão na quarta-feira.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) informou que uma tempestade tropical surgiu no Oceano Pacífico, na tarde deste domingo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tempestade tropical se forma e pode atingir o oeste do Japão na quarta-feira.
Tufão Hinnamnor se formou na tarde deste domingo, 28 de agosto, no Oceano Pacífico e provavelmente chegará à região oeste do Japão na quarta-feira. Foto: NHK News.

O tufão Hinnamnor se formou na região das ilhas Ogasawara, perto de Minamitorishima. Segundo a AMJ, a tempestade tinha uma pressão atmosférica central de 1.004 hectopascais e o seu centro tinha rajadas de vento de até 90 km/h.

O Hinnamnor poderá ir em direção à região oeste do Japão (Kyushu, Chugoku e Shikoku) entre quarta-feira e quinta-feira (entre 31 de agosto e 1 de setembro).

Com a formação da tempestade tropical, as autoridades da AMJ alertam que o ar quente e úmido poderá trazer chuvas fortes para o oeste, leste e norte do Japão nesta semana.

A AMJ está pedindo às pessoas que se mantenham atualizadas com as informações meteorológicas desta semana. Se a tempestade for passar em sua região, a agência meteorológica pede para você se preparar com bastante antecedência, evitando problemas durante as fortes chuvas.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 28 de agosto de 2022

Michiko faz exames de saúde.

Médicos detectam trombose na imperatriz emérita do Japão.


Tóquio - A Agência da Casa Imperial do Japão informou na sexta-feira, 26 de agosto, que a ex-imperatriz Michiko foi diagnosticada com trombose venosa profunda (TVP), segundo exames médicos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Médicos detectam trombose na imperatriz emérita do Japão.
A ex-imperatriz do Japão, Michiko, é levada de carro para o hospital da Casa Imperial, em Tóquio, no dia 26 de agosto. Ela sofre de trombose venosa profunda na panturrilha direita. Foto: Kyodo News.

Michiko, de 87 anos, foi examinada no hospital do Palácio Imperial, verificando um coágulo de sangue que surgiu em sua panturrilha direita.

De acordo com  a Agência da Casa Imperial, a ex-imperatriz foi diagnosticada com TVP na semana anterior. Ela não está recebendo nenhum medicamento para a doença e continuará, conforme necessário, a fazer exames no hospital.

Depois dos exames, a imperatriz emérita continuou a passar seus dias como de costume. Ela foi aconselhada por seu médico a beber água com frequência e se exercitar moderadamente.

A TVP é muito comum entre mulheres idosas. A doença ocorre quando um coágulo de sangue se forma em uma veia, principalmente a que atravessa os músculos das pernas.

O professor do Hyogo Medical University Hospital, Masataka Ikeda, comentou o seguinte sobre o caso da ex-imperatriz: "o caso dela envolve um trombo abaixo dos joelhos. O coágulo de sangue é pequeno. Mesmo que o pequeno coágulo percorra para um vaso pulmonar, há um baixo risco de manifestar algum sintoma grave".


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 27 de agosto de 2022

Animal selvagem passeando na cidade.

Javali aparece nas ruas de Kyoto e fere uma mulher.


Kyoto - Na manhã desta sexta-feira, 26 de agosto, um javali surgiu vagando em uma área residencial de Kyoto e deu trabalho para a polícia capturá-lo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Javali aparece nas ruas de Kyoto e fere uma mulher.
Na manhã desta sexta-feira, um javali foi visto em um área residencial de Kyoto. Um mulher ficou ferida com o ataque do animal. Foto: The Mainichi.

O javali foi visto perto da estação Keihan Jingu-Marutamachi, na ala Sankyo, por volta das 9h30. Uma mulher ficou machucada com o ataque do animal. Além disso, o animal quebrou a janela de um prédio, próximo da estação.

Oficiais da delegacia de Nakagyo e funcionários da prefeitura levaram cerca de uma hora para capturar o javali. O animal foi pego em uma área movimentada da estação de metrô Karasuma Oike, no distrito de Nakagyo, Kyoto.

De acordo com a polícia, o javali tinha cerca de um metro de comprimento, e ficou agressivo no momento que foi capturado com uma rede pelos oficiais. Durante a perseguição, o animal percorreu cerca de 1,5 km de distância até ser finalmente encurralado.

Esta foi a primeira vez que um javali é visto na região central de Kyoto, de acordo com a prefeitura da cidade. No caso de alguém encontrar animais selvagens perambulando pela cidade, as autoridades locais pedem para que as pessoas não se aproximem deles. Apenas entre em contato com a prefeitura ou o posto da polícia mais próximo.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Cautela com a recuperação econômica.

Relatório do governo japonês aponta que a economia está se recuperando, mas alerta para os riscos do mercado global.


Tóquio - Nesta semana, o governo japonês informou, em seu relatório, que a economia do país está melhorando moderadamente. Entretanto, a pequena melhora é vista com desconfiança, porque o governo prevê uma possível desaceleração da economia global no curto prazo.

www.nikkeyon.blogspot.com
Relatório do governo japonês aponta que a economia está se recuperando, mas alerta para os riscos do mercado global.
Segundo o relatório econômico do governo japonês, a economia do Japão apresentou sinais de recuperação no mês de agosto. Entretanto, o governo está cauteloso com a economia global. Foto: NHK News.

O relatório econômico do governo, feito no mês de agosto,  mostra que a produção industrial do Japão teve sinais recuperação. Esta é a primeira vez, depois de sete meses de baixa produção, que a avaliação demonstra algum ânimo na economia japonesa.

A recuperação da produção industrial é devido ao fim da escassez de peças, problema que atormentava as montadoras de automóveis no Japão. A situação foi amplamente resolvida, depois que medidas de restrições, relacionadas ao coronavírus, foram suspensas em Xangai (China).

Em relação aos gastos com bens e serviços pela população, o relatório informa que o consumo interno do país continua a aumentar moderadamente. Um exemplo disso é os gastos deste ano com viagens de verão pela população do país. O turismo de verão mostrou sinais de recuperação, mas a demanda ainda é baixa devido ao aumento de preços de bens e serviços.

O governo japonês continua cauteloso com as novas perspectivas daqui para frente. A maior preocupação do governo é com uma desaceleração da economia mundial, devido ao aperto monetário em vários países. Isto pode ser um risco para o crescimento econômico do Japão.

Um outro ponto mostrado no relatório é a preocupação com o aumento dos preços no Japão. Isso impacta diretamente as famílias e as empresas do país, sendo dever do governo manter o monitoramento da economia japonesa para controlar a inflação, segundo o documento.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Retomada da energia nuclear.

Para garantir o fornecimento de eletricidade do próximo ano, o Japão pretende reativar mais reatores nucleares.


Tóquio - Nesta quarta-feira, 24 de agosto, o governo japonês revelou alguns planos provisórios sobre a reativação de mais reatores nucleares, para o verão do próximo ano. O objetivo do governo é evitar uma possível crise de energia elétrica no país, garantindo uma segurança contra futuros blecautes.

www.nikkeyon.blogspot.com
Para garantir o fornecimento de eletricidade do próximo ano, o Japão pretende reativar mais reatores nucleares.
Reunião do conselho do governo, junto com o primeiro-ministro do Japão na tela do monitor, realizada nesta quarta-feira. O governo pretende reativar outros reatores nucleares ociosos para o próximo ano. Foto: NHK News.

Um conselho do governo, liderado pelo primeiro-ministro Fumio Kishida, tomou a decisão durante uma reunião, onde o tema era alcançar a neutralidade do carbono no Japão. Dessa forma, o governo pretende reativar sete reatores nucleares ociosos no país.

Para que a retomada da energia nuclear seja bem sucedida, o conselho concordou que o governo deve conquistar o apoio das pessoas que moram próximas das usinas nucleares. Além disso, o conselho planeja explorar a possibilidade de desenvolver novos tipos de reatores nucleares, sendo mais seguros e econômicos.

Esses planos marcam uma mudança de postura em relação ao governo anterior. Desde o acidente nuclear de Fukushima Daiichi em 2011, o governo não tinha manifestado até então nenhuma intenção de construir novas usinas nucleares no Japão.


Fonte: NHK News.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Flexibilização nas fronteiras.

Governo japonês pretende facilitar os requisitos de entrada para viajantes do exterior, vacinados contra a COVID-19.


Tóquio - De acordo com a notícia da Kyodo News, o Japão planeja parar de exigir provas do teste negativo da COVID-19, para viajantes do exterior que entram no país. Entretanto, as pessoas, vindas de outros países, ainda terão que provar sua imunização nos controles de fronteira do Japão, com as três doses tomadas da vacina contra o coronavírus.

www.nikkeyon.blogspot.com
Governo japonês pretende facilitar os requisitos de entrada para viajantes do exterior, vacinados contra a COVID-19.
Pessoas no saguão de chegada do aeroporto de Haneda, Tóquio. O Japão pretende facilitar a entrada de viajantes vindos do exterior, eliminando a prova do teste negativo do coronavírus. Foto: Kyodo News.

Atualmente, as fronteiras do Japão têm as medidas de controle, contra a COVID-19, mais rígidas do mundo. Quando os viajantes do exterior chegam ao país, eles têm que apresentar um teste negativo de coronavírus, realizado dentro de 72 horas antes do início da viagem para o Japão. Além disso, eles também são submetidos a um outro teste de COVID-19, feito depois do desembarque no Japão.

O governo japonês também pretende mudar o limite diário de entrada de viajantes vindos do exterior, aumentando de 20.000 para 50.000 pessoas já no próximo mês, segundo a notícia desta terça-feira da Fuji News Network.

O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, se recusou a comentar qualquer flexibilização das fronteiras japonesas no momento. Ele apenas disse que tudo dependeria das condições de infecção da COVID-19 no Japão e no exterior.

"Tomaremos decisões apropriadas, em vista da situação de infecções por COVID-19, tanto aqui como no exterior. Também verificaremos as medidas de controle de fronteiras tomadas pelos principais países do mundo", disse Matsuno.

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciaria, inicialmente, uma maior flexibilização nas medidas de controle de fronteira do Japão, durante a "Oitava Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento Africano", a ser realizado na Tunísia em 27 e 28 de agosto. No entanto, Kishida teve que desistir da viagem, pois foi diagnosticado com coronavírus pelos médicos no último domingo.


Fontes: Japan Today / Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Depois de contrair COVID-19.

Após sentir os primeiros sintomas da doença, primeiro-ministro do Japão começa a trabalhar online.


Tóquio - Um dia após ser diagnosticado com coronavírus, o primeiro-ministro Fumio Kishida iniciou a segunda-feira, 22 de agosto, trabalhando de forma remota em sua casa.

www.nikkeyon.blogspot.com
Após sentir os primeiros sintomas da doença, primeiro-ministro do Japão começa a trabalhar online.
Primeiro-ministro do Japão: após ser diagnosticado com COVID-19, Fumio Kishida começou a trabalhar remotamente em sua residência oficial nesta segunda-feira. Foto: NHK News.

O secretário-chefe do gabinete de governo, Hirokazu Matsuno, informou aos repórteres que Kishida teve tosse e um pouco de febre no domingo, 21 de agosto. Já nesta segunda-feira de manhã, o primeiro-ministro amanheceu tossindo menos e com a temperatura corporal normalizada.

Matsuno disse que a equipe de governo preparou tudo para que Kishida pudesse trabalhar via online, cumprindo a agenda do dia a partir do escritório de sua residência oficial.

Questionado sobre as críticas que Kishida recebeu após ter contraído COVID-19 durante suas férias de verão, Matsuno respondeu que o primeiro-ministro tomou todas as medidas sanitárias necessárias em sua folga. Inclusive, quando teve contato com o público em geral, Kishida usou máscaras faciais para tentar evitar qualquer tipo de contágio.

Finalizando, Matsuno disse que o governo está lidando adequadamente com a infecção de Kishida, evitando que a infecção não afete os assuntos políticos.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Queria receber a pena de morte.

Adolescente é presa por atacar duas pessoas com uma faca.


Tóquio - Na noite de sábado, 20 de agosto, uma garota de 15 anos foi detida, pela polícia, por atacar duas pessoas com uma faca no distrito de Shibuya, em Tóquio.

www.nikkeyon.blogspot.com
Adolescente é presa por atacar duas pessoas com uma faca.
Policiais no local do incidente: garota de 15 anos atacou  mãe e filha com uma faca de cozinha, perto da estação de Shibuya. Foto: NHK News.

A adolescente escolheu suas vítimas na rua de forma aleatória. Ela foi presa no local do incidente, por tentativa de homicídio.

Segundo a polícia, a garota é uma estudante do ensino ginasial da cidade de Toda, província de Saitama. Seu nome foi omitido pelas autoridades policiais porque ela é menor de idade.

A estudante saiu de sua casa por volta do meio-dia do sábado, tomou um trem para Tóquio e desceu na estação de Shibuya. Por volta das 19h20, a estudante atacou uma mulher (53 anos) e sua filha (19 anos) com uma faca de cozinha. 

As vítimas sofreram ferimentos nas costas, abdômen, ombros e braços. Mãe e filha foram levadas para o hospital com ferimentos graves. O local do incidente foi numa rua em Maruyama-cho, perto da estação de Shibuya.

A polícia metropolitana de Tóquio apreendeu a faca do crime e mais duas facas que estavam com a garota. Ao ser questionada pela razão do ataque, ela negou que o incidente esteja relacionado a algum problema em sua casa ou escola. Entretanto, ela disse à polícia que queria receber a pena de morte pelo crime.

De acordo com outra fonte investigativa, a jovem disse à polícia que queria fazer um treino primeiro, para ver se era capaz de matar pessoas. Ela também tinha planos de matar sua mãe.

Uma testemunha, um homem de 28 anos, disse que após o ataque, a garota foi contida por policiais que estavam na rua naquele momento. Ele a viu chorando baixinho e com as facas espalhadas ao seu redor. 

Nikkey ON!: O que está acontecendo com esses adolescentes do Japão?


Fontes: NHK News / Kyodo News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 21 de agosto de 2022

Ataque de ciúmes ou loucura?

Brasileiro é preso por atear fogo no carro da ex-namorada.


Tsu - Um brasileiro de 24 anos foi preso na última semana, na cidade de Suzuka (província de Mie), por jogar combustível inflamável dentro de um carro e, logo em seguida, incendiá-lo em um estacionamento residencial.

www.nikkeyon.blogspot.com
Brasileiro é preso por atear fogo no carro da ex-namorada.
Brasileiro é preso na cidade de Suzuka (província de Mie) por atear fogo no carro da ex-namorada. Ninguém se feriu. Foto: YouTube.

O desempregado Maikon Goyogi de Paula Salvi, morador da cidade de Suzuka, é acusado pela polícia como autor do incêndio criminoso, causando danos em um veículo, um Toyota Prius, e na parede do prédio de um conjunto habitacional.

De acordo com a polícia, na noite do dia 18 de agosto, o brasileiro espalhou gasolina e ateou fogo no carro de sua ex-namorada, moradora da região de Yasuzuka-cho (na cidade de Suzuka). Ninguém ficou ferido no incidente.

Durante à investigação policial, Maikon admitiu as acusações contra ele. A polícia continua a investigar os motivos e outros detalhes do crime.


Fonte: Nagoya TV.


** Veja os detalhes do crime no vídeo abaixo (em japonês):




*** Se o vídeo não abrir na página do blog, o link é este abaixo:


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 20 de agosto de 2022

O enorme croquete do Guinness.

Cidade de Hokkaido bate o recorde, criando o maior croquete de batatas do mundo.


Sapporo - A pequena cidade de Assabu, localizada no sul da ilha de Hokkaido, realizou no final do mês de julho (dia 23) um famoso festival local, onde os voluntários preparam um enorme croquete de batatas com carne.

www.nikkeyon.blogspot.com
Cidade de Hokkaido bate o recorde, criando o maior croquete de batatas do mundo.
Depois de frito, o enorme croquete de batatas com carne é colocado em cima de uma mesa para ser cortado e distribuído aos visitantes do festival de Assabu, em Hokkaido. A façanha bateu o recorde mundial, sendo registrado no Guinness World Record. Foto: Hiroaki Abe.

Este ano, os organizadores do festival decidiram estabelecer um recorde: criar o maior croquete do mundo, para ser registrado no Guinness World Record.

Antes de falar sobre o croquete do festival, preciso dizer que a pequena Assabu é muito conhecida na região de Hokkaido, como uma grande produtora de um tipo de batata chamado "May Queen".  Esse tipo de tubérculo corresponde ao principal produto agrícola da cidade, onde a produção é vendida para todo o Japão. Inclusive, a batata "May Queen" serviu de inspiração para a criação do mascote do município.

Agora, voltando ao croquete! Bom, para criar a obra-prima do festival, os moradores locais utilizaram 600 quilos de batatas (a "May Queen" é claro), 50 quilos de carne moída, 200 ovos e outros ingredientes.

Os voluntários levaram cerca de uma hora para criar a massa em forma de disco, com diâmetro de 2,5 metros e 279 quilos de peso. A pesada massa foi colocada sobre uma tela de ferro toda perfurada e içada no ar por um guindaste, com o intuito de colocar o croquete crú na gigante panela de óleo quente. Durante a fritura do croquete, 1.100 litros de óleo de cozinha foram utilizados no processo.

Depois de frito, o enorme croquete foi cortado em vários pedaços e servido para mais de 1.300 espectadores do festival.

O croquete de 279 quilos de Assabu quebrou o recorde anterior estabelecido na Holanda, destronando o croquete holandês de 225,8 quilos. A façanha dos moradores de Assabu garantiu o certificado do "Guinness World Records", com o título de maior croquete de batatas já feito no mundo.

"Estou muito feliz que a famosa batata de nossa cidade também teve um papel importante na conquista do título de número um do mundo", disse uma dona de casa de 67 anos que esteve no festival com sua família.


Fontes: The Asahi Shimbun / Wikipédia.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Criança prodígio no "Go".

Menino se tornará o jogador profissional de "Go" mais jovem dos últimos tempos no Japão.


Osaka - Um estudante da terceira série do ensino fundamental, Reo Fujita, está prestes a se tornar o jogador profissional de "Go" mais jovem do Japão. Ele tem apenas 9 anos e 4 meses de idade.

www.nikkeyon.blogspot.com
Menino se tornará o jogador profissional de "Go" mais jovem dos últimos tempos no Japão.
Reo Fujita, de 9 anos, será o jogador profissional de "Go" mais jovem do Japão em 1 de setembro. Foto: The Asahi Shimbun.

"Go" é um jogo estratégico onde dois jogadores posicionam, alternadamente sobre intersecções entre linhas, pedras pretas e brancas em um tabuleiro de madeira. Sua origem remonta à antiga China, há cerca de 2,5 mil anos atrás.

A Kansai Nihon Ki-in (Associação de profissionais de "Go" do Japão em Kansai) anunciou, em 17 de agosto, que aceitará  o menino Fujita como jogador profissional em 1 de setembro. Fujita estará sob um programa especial, permitindo que crianças prodígios do ensino fundamental joguem como profissionais, sem exigir que o menino faça um teste para isso.

Reo Fujita irá quebrar o recorde atual do Japão, conquistado pela menina Sumire Nakamura há três anos atrás. Naquela época, Nakamura se tornou a profissional de "Go" mais jovem do país com apenas 10 anos.

"Quero ser o mais forte jogador de "Go" do mundo. Farei o meu melhor", disse Fujita em uma entrevista com a imprensa.

O jovem Fujita mora na cidade de Osaka. Ele começou a jogar "Go" em um salão de seu bairro, quando tinha 4 anos.

Quando era um aluno da primeira série do primário, o menino se tornou um candidato profissional na sede da Kansai Nihon Ki-in. A partir do ano seguinte, ele pode jogar contra jogadores profissionais sem o "handicap" (sistema de jogada para jogadores menos experientes no "Go").

Após Sumire Nakamura, Reo Fujita será o segundo profissional infantil de "Go", da história do Japão, a receber sua licença de jogador no programa especial para crianças.


Fontes: The Asahi Shimbun / Wikipédia.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Escândalo na preparação das Olimpíadas.

Quatro executivos são presos por suspeita de suborno durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.


Tóquio - A Promotoria de Justiça de Tóquio mandou prender um ex-executivo, do Comitê Organizador das Olimpíadas e Paraolimpíadas 2020-1, e mais três empresários por suspeita de suborno no patrocínio e venda de produtos relacionados aos jogos olímpicos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Quatro executivos são presos por suspeita de suborno durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Haruyuki Takahashi (ex-executivo do Comitê Olímpico de Tóquio 2020) e Hironori Aoki (presidente e fundador da Aoki Holdings) são dois dos quatro empresários presos por suspeita de suborno durante as Olimpíadas de Tóquio. Foto: NHK News.

Foi decretado a prisão do ex-membro do Comitê Olímpico, Haruyuki Takahashi (78 anos), e outros três executivos da empresa varejista de roupas Aoki: Hironori Aoki (83 anos, presidente e fundador da Aoki Holdings), Takahisa Aoki (76 anos, irmão de Hironori e vice-presidente da Aoki Holdings) e Katsuhisa Ueda (40 anos, chefe de uma subsidiária da Aoki Holdings).

Os promotores de justiça suspeitam que os executivos do grupo Aoki tenham solicitado a ajuda de Takahashi, fornecendo favores nos contratos de patrocínio e licenciamento de roupas para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Acredita-se que o suposto suborno totalizou o montante de 51 milhões de ienes (US$ 380.000). O dinheiro do grupo Aoki foi depositado, parceladamente, em uma conta bancária da empresa de Takahashi, entre outubro de 2017 e março deste ano.

Takahashi é um ex-executivo da empresa de publicidade Dentsu. Ele tinha uma considerável influência no setor de publicidade esportiva e na organização de eventos esportivos no Japão. Antes do escândalo ser descoberto, o empresário dirigia a sua própria empresa.

Fontes próximas do assunto informaram que os executivos da Aoki Holdings assinaram um contrato de consultoria, em 2017, com a empresa de Takahashi. Assim, a empresa Aoki se tornou, nas mãos de Takahashi, um forte candidato para o patrocínio dos jogos olímpicos.

Em 2018, a Aoki Holdings venceu a concorrência e conseguiu ser a patrocinadora das Olimpíadas, fornecendo roupas personalizadas para a equipe olímpica do Japão.

De acordo com a Aoki Holdings, o grupo está verificando o caso dentro de sua empresa e não tem nada a declarar por enquanto. A empresa emitiu uma nota aos seus clientes e fornecedores, pedindo desculpas pelo escândalo.

Segundo a imprensa japonesa, Takahashi negou qualquer irregularidade nas negociações, enfatizando que ele foi pago pelos serviços de consultoria para a empresa Aoki.

Seiko Hashimoto, presidente do Comitê Organizador das Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio, prometeu cooperar com a investigação na justiça. A empresa de publicidade Dentsu também disse que irá cooperar com o caso.

A empresa Aoki é muito famosa no Japão por vender trajes formais, como ternos e tailleurs, para executivos e jovens empregados recém-saídos das universidades. A Aoki Holdings conta com mais de 600 lojas espalhadas em todo o país.


Fontes: NHK News / Japan Today.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Custos altos e lucros baixos.

Pesquisa mostra que muitas empresas estão sendo prejudicadas, financeiramente, com o iene desvalorizado.


Tóquio - Segundo uma pesquisa da Teikoku Databank, mais de 60% das empresas no Japão foram impactadas, negativamente, pela rápida desvalorização da moeda japonesa (o iene) nos últimos tempos.

www.nikkeyon.blogspot.com
Pesquisa mostra que muitas empresas estão sendo prejudicadas, financeiramente, com o iene desvalorizado.
Muitas empresas do Japão estão sendo prejudicadas com a desvalorização do iene, segundo uma pesquisa. Foto: NHK News.

Cerca de 25.000 empresas em todo o Japão receberam formulários para responder a pesquisa, na segunda quinzena de julho. Aproximadamente 11.000 empresas responderam o questionário sobre os efeitos do iene desvalorizado em seus negócios.

Enquanto 60% das empresas japonesas tiveram desempenho negativo, cerca de 4% de outras empresas responderam que o impacto do iene desvalorizado foi positivo.  Outros 7% dos entrevistados não souberam dizer se o iene desvalorizado foi positivo ou negativo em seus negócios.

Dos tipos de empresas afetados, muitos atacadistas (de produtos têxteis e vestuários), indústrias alimentícias (de alimentos e bebidas) e fabricantes de rações, responderam que o iene fraco afetou negativamente os mercados em que atuam.

Mais de 70% das empresas responderam que os custos mais altos (como o aumento dos preços de matérias-primas, combustíveis fósseis e energia elétrica) prejudicaram seus lucros.

Quase 40% das empresas afirmaram que perderam lucro porque não conseguiram aumentar os preços de venda de seus produtos, apesar dos custos mais altos.

De acordo com a Teikoku Databank, o aumento das exportações, devido à desvalorização do iene frente ao dólar, não garantiu o aumento do lucro das empresas como no passado. A explicação para isso foi os  custos de importação de matérias-primas mais elevados pelo iene depreciado.

O aumento dos custos está causando a falência das empresas japonesas, tendência que pode continuar a aumentar no Japão, segundo a Teikoku Databank.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

terça-feira, 16 de agosto de 2022

Casos de afogamento no verão.

Brasileiro quase se afoga em um rio na província de Gifu.


Gifu - Nesta segunda-feira, 15 de agosto, um homem quase se afogou no rio Nagara, próximo da cidade de Gifu.

www.nikkeyon.blogspot.com
Brasileiro quase se afoga em um rio na província de Gifu.
Brasileiro quase se afoga no rio Nagara, próximo da cidade de Gifu. Ele passa bem. Foto: YouTube.

Por volta das 13h40, um brasileiro (23 anos), morador da província de Shizuoka, decidiu entrar no rio Nagara, mas acabou tendo dificuldades em nadar no local. O rapaz estava acompanhado por amigos que faziam um churrasco na beira do rio, próximo da ponte Chidori.

Segundo a polícia, o brasileiro foi salvo por um amigo e levado ao hospital da região por uma ambulância. O rapaz estava consciente e não corre risco de vida.

A profundidade do rio Nagara é de 3 metros, aproximadamente. Nos últimos dias, o nível do rio subiu muito devido às chuvas trazidas pelo tufão Meari.

De acordo com um departamento da prefeitura de Gifu, a corrente das águas do rio Nagara, próxima da ponte Chidori, é muito traiçoeira. Desde 2015, houve cinco acidentes no local e três pessoas morreram afogadas.

No final do mês de julho, um outro caso de afogamento, envolvendo brasileiros, ocorreu na região de Tenryu, na cidade de Hamamatsu. Um menino brasileiro (11 anos) acabou morrendo afogado no rio Atago, perto da ponte Hirata. O pai do menino, também brasileiro, quase se afogou junto com seu filho. O homem foi levado ao hospital de helicóptero. 

Nikkey ON!: Durante as férias escolares e o período do Obon, muitos estrangeiros vão curtir o verão em rios e praias do Japão. Muito cuidado nesses lugares porque todo ano há casos de morte por afogamento, entre japoneses e estrangeiros.


Fontes: Nagoya TV / Portal Mie.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Ajuda e trabalho após as chuvas.

Voluntários ajudam uma cidade de Tohoku a se recuperar dos danos causados pelos temporais.


Aomori - Desde o início de agosto, a província de Aomori tem sido surpreendida por chuvas torrenciais que estão trazendo muita destruição para a população de alguns municípios.

www.nikkeyon.blogspot.com
Voluntários ajudam uma cidade de Tohoku a se recuperar dos danos causados pelos temporais.
Voluntários ajudando na retirada da lama, em uma das casas do distrito de Fushijima, em Sotogahama. Foto: NHK News.

Uma das regiões de Aomori mais atingidas pelas chuvas foi o distrito de Fujishima, na cidade de Sotogahama. No dia 3 de agosto, as fortes chuvas provocaram o acumulo de grandes quantidades de lama no distrito após as cheias do rio, trazendo muita água suja para dentro das casas.

Neste domingo, 14 de agosto, oito voluntários, com idades entre 20 e 60 anos, decidiram ajudar os moradores locais com a limpeza das casas. Os voluntários foram recrutados na prefeitura, pelo conselho de assistência social da cidade de Sotogahama. Muitas pessoas ajudaram os moradores a remover a lama e os entulhos que se acumularam dentro das casas, com o fim das enchentes.

Um voluntário, de aproximadamente 20 anos, disse que veio da cidade de Misawa para passar as férias do Obon em Sotogahama. Vendo a destruição causada pela chuva, ele decidiu ajudar os moradores. Ele afirmou que deseja ver a cidade limpa e restaurada do jeito que era antes, ou até melhor que antes.

Já um outro voluntário, de 60 anos, disse que veio da cidade de Aomori para colaborar com o povo de Sotogahama. O ancião visita a cidade com frequência e decidiu vir para ajudar na limpeza das casas.  Ele também disse que pretende retornar à região, pois os danos causados pela inundação foi pior do que imaginava.

O conselho de assistência social de Sotogahama planeja continuar chamando mais voluntários da província de Aomori, para ajudar na limpeza da cidade até o final do mês de agosto.


Fonte: NHK News.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

domingo, 14 de agosto de 2022

Tentativa de assassinato nos EUA.

Romancista Salman Rushdie é gravemente esfaqueado no estado de Nova York.


Nova York - O escritor anglo-indiano Salman Rushdie ficou gravemente ferido na sexta-feira, 12 de agosto, quando foi atacado por um homem na cidade de Chautauqua, estado de Nova York.

www.nikkeyon.blogspot.com
Romancista Salman Rushdie é gravemente esfaqueado no estado de Nova York.
Salman Rushdie, escritor do polêmico "Versos Satânicos", sofreu uma tentativa de homicídio na cidade de Chautauqua, estado de Nova York. Foto: AP.

Rushdie (75 anos) foi esfaqueado várias vezes, no pescoço e no abdômen, e perdeu muito sangue no palco de um auditório da Instituição Chautauqua. O ataque ocorreu minutos antes do escritor iniciar uma palestra sobre "Estados Unidos como um refúgio para escritores e outros artistas no exílio". 

Ensanguentado, Rushdie foi levado às pressas para um hospital e passou por uma cirurgia. Seu agente, Andrew Wylie, disse que o romancista, depois da cirurgia, respirava através de um ventilador, sem poder falar. Ele também sofreu danos no fígado, cortes de alguns nervos do braço e, talvez, perda de um olho.

A polícia conseguiu deter o agressor, chamado Hadi Matar (24 anos), originário de Fairview, estado de Nova Jersey. O homem foi preso em flagrante, mas os motivos do ataque não foram esclarecidos ainda.

Salman Rushdie ganhou destaque no mundo literário em 1981, quando escreveu o romance "Midnight's Children" (Crianças da Meia-Noite, em tradução livre), vencendo o prêmio Booker Prize pela obra. Mas foi em 1988 que seu nome ficou mundialmente conhecido, após a publicação de sua obra polêmica, chamada "Versos Satânicos".

O livro "Versos Satânicos" foi proibido no Irã pelo falecido líder iraniano Aiatolá Ruhollad Khomeini. Naquela época, em 1989, o Aiatolá Khomeini considerou o livro um grande insulto ao Islã  e emitiu uma fatwa, ou édito, decretando a morte do escritor Rushdie e de todos os envolvidos pela publicação da obra. Inclusive, a vida de Rushdie foi colocada a prêmio pelos extremistas, convocando qualquer muçulmano zeloso a matar o escritor, mesmo que precisasse sacrificar a própria vida para isso.

Desde o início das ameças de morte, Rushdie começou a viver fugindo e se escondendo sob um programa de proteção do governo britânico, com guardas armados que protegia o escritor durante 24 horas por dia. Após nove anos de reclusão, Rushdie cautelosamente retomou suas aparições públicas, mantendo sua crítica aberta ao extremismo religioso em geral.

Por causa da obra "Versos Satânicos", aproximadamente 45 pessoas, até hoje, já foram mortas em tumultos e em protestos pela publicação do livro. Em 1991, um tradutor japonês do livro foi esfaqueado até a morte no Japão. Um tradutor italiano também sofreu ataques de faca nessa mesma época e, por sorte, sobreviveu. Em 1993, uma editora norueguesa do livro conseguiu sobreviver a um ataque de arma de fogo, sendo baleada três vezes. 

Em 2012, Rushdie afirmou, em uma palestra na cidade de Nova York, que o terrorismo é a arte do medo. "A única maneira de derrotá-lo, é não ter medo de enfrentá-lo", disse o escritor.

A tentativa de assassinato do escritor repercutiu a tranquila cidade de Chautauqua. Até as Nações Unidas emitiu uma nota expressando horror pelo incidente. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, enfatizou que a liberdade de opinião e expressão não deve ser enfrentada com violência.

Em uma vigília noturna na Instituição Chautauqua, após o incidente, algumas centenas de moradores e visitantes se reuniram no local para orações, músicas e um longo momento de silêncio. "O ódio não pode vencer", gritou um homem que participava da vigília.


Fontes: The Asahi Shimbun / Wikipédia.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sábado, 13 de agosto de 2022

Oitavo tufão a caminho.

Tufão Meari se aproxima do Japão e a agência meteorológica pede atenção da população.


Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão (AMJ) está solicitando para que as pessoas tomem precauções com a aproximação do Tufão Meari, na costa leste do país.

www.nikkeyon.blogspot.com
Tufão Meari se aproxima do Japão e a agência meteorológica pede atenção da população.
Tufão Meari se aproxima do Japão e pode trazer muita chuva para as regiões de Tokai e Kanto-Koshin neste sábado, 13 de agosto. Foto: NHK News.

A tempestade tropical evoluiu para um tufão às 3 horas da manhã (horário do Japão) desta sexta-feira, 12 de agosto. O oitavo tufão do ano se aproxima do país com uma pressão central de 1.004 hectopascais, uma velocidade máxima de 18 m/s (cerca de 65 km/h) e rajadas de vento de 25 m/s (cerca de 90 km/h).

A AMJ informou que devido ao ar quente e úmido ao redor do tufão, grande quantidade de chuva pode atingir o lado leste do Japão até sábado, 13 de agosto. Mar agitado com ondas altas, no Oceano Pacífico, também são esperados no mesmo dia. Alertas climáticos podem ser enviados para a população que vive nas áreas onde o tufão passará.

No período de 24 horas, até 6 horas da manhã do sábado, o tufão Meari pode trazer até 150 milímetros de chuva para a região de Tokai (Aichi, Mie, Gifu e Shizuoka). Para região de Kanto-Koshin (Chiba, Ibaraki, Gunma, Kanagawa, Nagano, Saitama, Tochigi, Tóquio e Yamanashi), é previsto até 80 milímetros de chuva. 

Entre sábado e domingo, pode chover entre 200 e 300 milímetros na região de Tokai e entre 100 e 150 milímetros na região de Kanto-Koshin.

De acordo com a agência meteorológica, a população, dessas regiões mencionadas, deve tomar cuidado com deslizamentos de terra e com inundações de rios e alagamento em áreas baixas.


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Início das viagens de verão.

Viajantes lotam as estações de trem no Japão, mas o movimento é abaixo dos níveis pré-pandemia.


Tóquio - Nesta quinta-feira, 11 de agosto, o número de pessoas nas estações de trem do país atingiu o maior pico de movimento da semana. Esta começando o período de férias do Obon no Japão.

www.nikkeyon.blogspot.com
Viajantes lotam as estações de trem no Japão, mas o movimento é abaixo dos níveis pré-pandemia.
Famílias embarcando no trem-bala Tokaido Shinkansen, na estação de Tóquio, para as férias do Obon 2022. Foto: The Mainichi.

Embora não haja restrições de viagens neste verão, relacionadas à pandemia do coronavírus, muitas pessoas estão decidindo em não sair de casa neste período do Obon. O motivo é o aumento dos números diários de infecções por coronavírus no país.

De acordo com a Central Japan Railways Co. (JR Central), a taxa de ocupação máxima de assentos não reservados nos trens-bala, saindo de Tóquio antes das 10h30, foi de 110% para o Shinkansen Nozomi #1. Já os assentos reservados, em muitos trens-bala da linha Tokaido Shinkansen, estavam bastante cheios pela manhã desta quinta-feira. O que se viu na estação JR de Tóquio foi muitas famílias animadas para as férias do Obon.

Na estação de Tóquio, Makoto Sakai (49 anos), morador da província de Saitama, disse para a reportagem que estava viajando para a província de Shiga, depois de três anos sem rever sua família. 

"Estávamos evitando visitar minha cidade natal por causa da pandemia da COVID-19. Embora os casos de infecções ainda estejam altos no Japão, agora já sabemos mais sobre essa doença e a minha família  está toda vacinada", disse Sakai.

"Estou ansiosa para jogar cartas com minha avó", disse a filha de 8 anos de Sakai, toda animada com a viagem.

De acordo com a companhia Japan Railways, o número de trens-bala com assentos convencionais reservados, entre 10 e 17 de agosto, aumentou 2,69 vezes em relação ao mesmo período de 2021. Durante o ano passado, o governo tinha decretado o estado de emergência em seis das 47 províncias do Japão, por causa da pandemia da COVID-19. 

Comparando com os dados de 4 anos atrás, bem antes da pandemia começar, o número total de trens-bala para o Obon 2018 foi 40% superior ao número de trens-bala de 2022. Isso mostra que muitas pessoas ainda não estão confiantes em realizar viagens pelo Japão,  com receio de contrair o vírus do coronavírus (mesmo estando vacinadas).


Fonte: The Mainichi.


Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.