sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Criança prodígio no "Go".

Menino se tornará o jogador profissional de "Go" mais jovem dos últimos tempos no Japão.


Osaka - Um estudante da terceira série do ensino fundamental, Reo Fujita, está prestes a se tornar o jogador profissional de "Go" mais jovem do Japão. Ele tem apenas 9 anos e 4 meses de idade.

www.nikkeyon.blogspot.com
Menino se tornará o jogador profissional de "Go" mais jovem dos últimos tempos no Japão.
Reo Fujita, de 9 anos, será o jogador profissional de "Go" mais jovem do Japão em 1 de setembro. Foto: The Asahi Shimbun.

"Go" é um jogo estratégico onde dois jogadores posicionam, alternadamente sobre intersecções entre linhas, pedras pretas e brancas em um tabuleiro de madeira. Sua origem remonta à antiga China, há cerca de 2,5 mil anos atrás.

A Kansai Nihon Ki-in (Associação de profissionais de "Go" do Japão em Kansai) anunciou, em 17 de agosto, que aceitará  o menino Fujita como jogador profissional em 1 de setembro. Fujita estará sob um programa especial, permitindo que crianças prodígios do ensino fundamental joguem como profissionais, sem exigir que o menino faça um teste para isso.

Reo Fujita irá quebrar o recorde atual do Japão, conquistado pela menina Sumire Nakamura há três anos atrás. Naquela época, Nakamura se tornou a profissional de "Go" mais jovem do país com apenas 10 anos.

"Quero ser o mais forte jogador de "Go" do mundo. Farei o meu melhor", disse Fujita em uma entrevista com a imprensa.

O jovem Fujita mora na cidade de Osaka. Ele começou a jogar "Go" em um salão de seu bairro, quando tinha 4 anos.

Quando era um aluno da primeira série do primário, o menino se tornou um candidato profissional na sede da Kansai Nihon Ki-in. A partir do ano seguinte, ele pode jogar contra jogadores profissionais sem o "handicap" (sistema de jogada para jogadores menos experientes no "Go").

Após Sumire Nakamura, Reo Fujita será o segundo profissional infantil de "Go", da história do Japão, a receber sua licença de jogador no programa especial para crianças.


Fontes: The Asahi Shimbun / Wikipédia.

 
Nikkey ON! Blog de notícias sobre o Japão e o Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário