Pesquisa mostra que muitas empresas estão sendo prejudicadas, financeiramente, com o iene desvalorizado.
Tóquio - Segundo uma pesquisa da Teikoku Databank, mais de 60% das empresas no Japão foram impactadas, negativamente, pela rápida desvalorização da moeda japonesa (o iene) nos últimos tempos.
www.nikkeyon.blogspot.com
![]() |
Muitas empresas do Japão estão sendo prejudicadas com a desvalorização do iene, segundo uma pesquisa. Foto: NHK News. |
Cerca de 25.000 empresas em todo o Japão receberam formulários para responder a pesquisa, na segunda quinzena de julho. Aproximadamente 11.000 empresas responderam o questionário sobre os efeitos do iene desvalorizado em seus negócios.
Enquanto 60% das empresas japonesas tiveram desempenho negativo, cerca de 4% de outras empresas responderam que o impacto do iene desvalorizado foi positivo. Outros 7% dos entrevistados não souberam dizer se o iene desvalorizado foi positivo ou negativo em seus negócios.
Dos tipos de empresas afetados, muitos atacadistas (de produtos têxteis e vestuários), indústrias alimentícias (de alimentos e bebidas) e fabricantes de rações, responderam que o iene fraco afetou negativamente os mercados em que atuam.
Mais de 70% das empresas responderam que os custos mais altos (como o aumento dos preços de matérias-primas, combustíveis fósseis e energia elétrica) prejudicaram seus lucros.
Quase 40% das empresas afirmaram que perderam lucro porque não conseguiram aumentar os preços de venda de seus produtos, apesar dos custos mais altos.
De acordo com a Teikoku Databank, o aumento das exportações, devido à desvalorização do iene frente ao dólar, não garantiu o aumento do lucro das empresas como no passado. A explicação para isso foi os custos de importação de matérias-primas mais elevados pelo iene depreciado.
O aumento dos custos está causando a falência das empresas japonesas, tendência que pode continuar a aumentar no Japão, segundo a Teikoku Databank.
Fonte: NHK News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário