Pesque-pague é assaltado em Gifu e deixa o proprietário inconsolável.
Gifu - Na última terça-feira, 2 de agosto, Kazunori Yamada (48 anos) chegou ao trabalho de manhã em seu pesque-pague na cidade de Toki, província de Gifu, e se deparou com algo estranho. Alguém havia quebrado a janela da porta dos fundos de seu estabelecimento e invadido o escritório.
www.nikkeyon.blogspot.com
Os ladrões levaram alguns milhares de ienes em dinheiro, junto com o roteador WI-FI do escritório e mais o disco rígido com os dados das câmeras de segurança do local.
A respeito do assalto, pode-se dizer que o senhor Yamada não perdeu muita coisa em seu pesque-pague, chamado Tsuribori Hompo. Entretanto, o que deixou o proprietário profundamente abalado, emocionalmente, foi a morte de seus 3.000 peixes dentro do enorme tanque d'água, ocorrido após o arrombamento da propriedade. Além de quebrar a janela da porta, os ladrões também cortaram os fios de energia elétrica do local, desligando automaticamente a bomba de ar e o filtro d'água do tanque dos peixes.
"Para mim, os peixes eram como os funcionários de minha empresa. Meus funcionários foram mortos", disse Yamada, chorando várias vezes ao descrever o incidente para o repórter.
"Por cinco anos, eu cuidei e criei meus peixes com carinho. Agora, tudo que eu posso dizer é que não sei o que vou fazer daqui para frente. O dinheiro que eu perdi e os danos materiais, honestamente, não importam muito, comparados com a perda dos meus peixes. Dói tanto meu coração quando penso que eles foram mortos dessa forma. Isso é tão errado", disse Yamada com a garganta embargada de tristeza.
O pesque-pague Tsuribori Hompo era o lar de peixes dourados, carpas e esturjões. Segundo a notícia, desses três tipos de peixes, o esturjão é o único apreciado para comer no Japão. Os peixinhos dourados não são muito adequados para o consumo humano, servindo mais como animal de estimação. Já as carpas são muito valorizadas por sua bela aparência do que pelo seu sabor. A maioria dos japoneses preferem ter a carpa em uma lagoa no jardim do que numa mesa de cozinha.
"Peixes são seres vivos também. Eu gostaria que os culpados do assalto aprendessem a valorizar a vida dos peixes", afirmou Yamada.
Embora o senhor Yamada esteja muito triste com a morte de seus peixes, os danos financeiros em seu negócio são grandes. O proprietário estima que o prejuízo total seja entre 5 e 6 milhões de ienes (US$ 37.000 ~ US$ 44.500). O seu negócio está atualmente fechado, e há poucas perspectivas de poder reabri-lo num futuro próximo. Pelo que parece, a polícia não tem pistas dos criminosos ainda, mas está investigando o caso.
Quando a notícia caiu nas mídias sociais, muita gente discutiu a possibilidade de criar uma campanha de arrecadação de dinheiro, com o intuito de recuperar financeiramente a Tsuribori Hompo. Não é uma má ideia. Que as pessoas ajudem o senhor Yamada a superar esse prejuízo e trazer de volta sua alegria em criar peixes.
Fonte: SoraNews24
** Veja abaixo o vídeo com a notícia do assalto no pesque-pague Tsuribori Hompo (em japonês):
*** Se o vídeo não abrir na página do blog, o link é este abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário